A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CULTO À VIRGEM MARIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CULTO À VIRGEM MARIA."— Transcrição da apresentação:

1 O CULTO À VIRGEM MARIA

2 Maria foi exaltada pela graça de Deus acima de todos os anjos e de todos os homens,
logo abaixo de seu Filho, por ser a Mãe Santíssima de Deus e, como tal, haver interferido nos mistérios de Cristo:

3 Por isso, a Igreja a honra com culto especial
Por isso, a Igreja a honra com culto especial. Na verdade, já desde os mais antigos tempos, a Santíssima Virgem é venerada com o titulo de “Mãe de Deus” recorrendo os fiéis com súplicas à sua proteção em todos os perigos e necessidades.

4 Sobretudo a partir do Concílio de Éfeso, o culto prestado a Maria pelo povo de Deus cresceu admiravelmente, manifestando-se em veneração, amor, invocação e imitação, cumprindo-se as palavras proféticas da própria Virgem:

5 “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque fez em mim grandes coisas aquele que é poderoso”(Lc 1,48). Este culto, tal como existiu sempre na Igreja, é de todo singular, mas difere essencialmente do culto de adoração que é prestado ao Verbo encarnado e do mesmo modo ao Pai e ao Espírito Santo, e muito contribui para ele.

6 Pois que as várias formas de devoção para com a Mãe de Deus, que a Igreja aprovou dentro dos limites da doutrina sã e ortodoxa, segundo as circunstâncias de tempos e lugares, e atendendo à índole e ao modo de ser dos fiéis- fazem que ao honrarmos a Mãe, seja bem conhecido.

7 Amado e glorificado o Filho, e bem observados os mandamentos daquele “pelo qual existem todas as coisas” (Cl 1, 15-16) e no qual “aprove ao eterno Pai que habitasse toda a plenitude”Cl 1, 19.

8 “Minha alma glorifica ao Senhor,
E Maria disse: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isso, desde agora, Me proclamarão bem aventurada todas as gerações, Porque realizou em mim maravilhas aquele que é Poderoso e cujo o nome é santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, Sobre os que o temem.

9 Manifestou o poder de seu braço: desconcertou os
corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos E exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes E despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre”.

10 Texto-LG 66, Lc1,46-55 Música-Ave Maria Guitarra Imagens- Internet
Formatado por Altair Castro 25 /02 /2006 20


Carregar ppt "O CULTO À VIRGEM MARIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google