A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Física Aplicada aos Fenômenos Biológicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Física Aplicada aos Fenômenos Biológicos"— Transcrição da apresentação:

1 Física Aplicada aos Fenômenos Biológicos
Objetivos Compreender aplicações da Física em Ciências que estudam a vida. Mas, o que é estudar a vida? Dar sentido a vida? Entender como a vida começa? Aprender como se diferencia seres vivos dos inanimados? As chamadas ciências biológicas se entregaram a tentar responder as duas últimas questões A ferramenta primeira que os biólogos utilizaram foi a catalogação. Aristóteles é tido como o primeiro biólogo.

2 Durante muitos anos o ser humano era estudado como um capítulo à parte dos animais, sendo assim, estudar biologia não era estudar o homem, pois ele parecia ser vivo, mas ser uma vida diferente da que conhecemos nos animais. (Agostinho, 321 A. D.) A classificação dos seres vivos A chamada evolução dos seres vivos. A estrutura das células

3 Classicamente a Biologia se dividiu em vários ramos, os quais podemos classificar de forma geral:
Zoologia Botânica Microbiologia Micologia Bacteriologia Virologia Citologia ou Biologia Celular Genética Biologia Molecular Sistemática (taxonomia e filogenia) Biologia Evolutiva Fisiologia Ecologia Biologia de Sistemas Biologia da Conservação Bioética Biologia do Desenvolvimento Histologia Etologia Imunologia Biotecnologia Paleontologia Etnobiologia Existem outras aplicações e ramos da Biologia. A chamada área da saúde é uma área a parte que usa as ciências biológicas. Assim: Medicina, Enfermagem, Biomedicina e mesmo Medicina Veterinária seriam atividades da área da saúde apesar de usarem muitas ciências biológicas.

4 Podemos destacar alguns ramos que necessitam muito de Física e Matemática em seus trabalhos.
Zoologia Botânica Microbiologia Micologia Bacteriologia Virologia Citologia ou Biologia Celular Genética Biologia Molecular Sistemática (taxonomia e filogenia) Biologia Evolutiva Fisiologia Ecologia Biologia de Sistemas Biologia da Conservação Bioética Biologia do Desenvolvimento Histologia Etologia Imunologia Biotecnologia Paleontologia Etnobiologia A Física pode atuar das mais diversas formas no desenvolvimento destes ramos. E qual Física pode atuar nestes ramos?

5 Física Nuclear: - Radiologia e produção de imagens através de raios-X. - Radioterapia, uso de radiofármacos e processos de imageamento. - Medicina nuclear - tratamento dos mais diversos. Neste ramo a Física é uma ferramenta, uma técnica para a biologia A Biofísica: - Utiliza técnicas da Física para desvendar o comportamento, a estrutura e a funcionalidade de moléculas, células, proteínas, lipídios e etc. - Esta disciplina também procura explicar os fenômenos dos sentidos usando princípios Físicos como a visão, a audição e a fonação. Os ramos da Física que ela utiliza são a ótica e acústica. Muito do comportamento dos sistemas do corpo dos animais e do homem precisam de conceitos criados dentro da Física como pressão, fluxo e resistência. Assim, precisamos da Mecânica dos Fluídos para entender muitas questões como por exemplo as levantadas pela nefrologia.

6 O que estudaremos nesta disciplina?
No entanto, outras áreas das Ciências Biológicas procuram entender de maneira mais sistemática usando os métodos de raciocínio da Física a própria Biologia e a vida. O que estudaremos nesta disciplina?

7 I. BIOMECÂNICA a-) Equilíbrio, b-) Força muscular, c-) Resistência dos ossos.
II Energia: a-) Térmica; b-) Química; c-) Fluxo de energia no ecossistemas. III FÍSICA DA PERCEPÇÃO  a-)Visão, b-) Audição; c-) Fonação . IV FUNCIONAMENTO CELULAR  a-) Potenciais de membrana; b-) Potenciais de ação c-) Propagação de impulsos. V Física salvando vidas: a-) Radioatividade, b-) Raio – X, c-) radiação não-ionizantes, d-) Radiofármacos, e-) Decaimento radioativo. Temas para seminários A energia do corpo humano e as dietas (26/08/2013). A pressão arterial e a mecânica dos fluídos (23/09/2013). A Mecânica dos fluidos aplicada ao aparelho circulatório (28/10/2013). Os radioisótopos no tratamento de cânceres dos ossos (25/11/2013). A ideia dos seminários é de construir material instrucional e explicar para alunos de ensino médio e público em geral os conceitos apresentados, é claro que também visa melhorar a sua aprendizagem. A média final da disciplina será NF calculada a partir da nota das 3 provas e da nota do relatório de acordo com o plano de curso.

8 Boa sorte Referências Gordon, R. “A assustadora História da Medicina” Ediouro: São Paulo, 1995. Okuno, E. et. al. “Física para Ciências Biológicas e Biomédicas” Harbra: São Paulo, 1982 Corso, G. “Os conteúdos das disciplinas de biofísica e física” RBEF, v. 31, 2, 2703 (2009)


Carregar ppt "Física Aplicada aos Fenômenos Biológicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google