Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouManoel Rodolfo Alterado mais de 5 anos atrás
1
A MÚSICA LITÚRGICA Fundamentos básicos Adenor Leonardo Terra
2
MÚSICA LITÚRGICA = MÚSICA RITUAL
3
“O canto sagrado, intimamente unido com o texto, constitui parte necessária ou integrante da liturgia solene.” (Sacrosanctum Concilium, 1963, n.112)
4
“Os cantos e os hinos litúrgicos constituem elementos de importância e eficácia particulares. Sobretudo no Domingo, o dia do Senhor, os cantos dos fiéis reunidos para a celebração da missa não são menos importantes que as orações, as leituras, a homilia, para a comunicação autêntica da mensagem da liturgia...”. (Liturgiam Authenticam, 2001, n. 108)
5
“É um direito da comunidade dos fiéis que, sobretudo na celebração dominical, haja uma música sacra adequada e idônea...” (Redemptionis Sacramentum, 2004, n. 57)
6
“O aspecto musical das celebrações litúrgicas não pode ser relegado nem à improvisação nem ao arbítrio de pessoas individualmente, mas há de ser confiado a uma direção harmoniosa, no respeito pelas normas e às competências, como significativo fruto de uma formação litúrgica adequada.” (Quirógrafo sobre a Música Sacra, 2003, n. 8)
7
TEMPOS LITÚRGICOS
8
CICLO DO NATAL Advento: 1º domingo: VIGILÂNCIA 2º domingo: CONVERSÃO 3º domingo: ALEGRIA 4º domingo: MARIA
9
Tempo do Natal Natal Sagrada Família Santa Mãe de Deus Epifania do Senhor Batismo do Senhor
10
CICLO DA PÁSCOA Quaresma Ano A: BATISMO Cinzas: JEJUM, ORAÇÃO, CARIDADE 1º domingo: DESERTO 2º domingo: TRANSFIGURAÇÃO 3º domingo: SAMARITANA 4º domingo: CEGO DE NASCENÇA 5º domingo: RESSURREIÇÃO DE LÁZARO
11
Quaresma Ano B: JESUS CRISTO Cinzas: JEJUM, ORAÇÃO, CARIDADE 1º domingo: DESERTO 2º domingo: TRANSFIGURAÇÃO 3º domingo: VENDILHÕES DO TEMPLO 4º domingo: ENCONTRO COM NICODEMOS 5º domingo: “O GRÃO CAÍDO NA TERRA”
12
Quaresma Ano C: CONVERSÃO Cinzas: JEJUM, ORAÇÃO, CARIDADE 1º domingo: DESERTO 2º domingo: TRANSFIGURAÇÃO 3º domingo: FIGUEIRA ESTÉRIL 4º domingo: FILHO PRÓDIGO 5º domingo: MULHER PECADORA
13
Semana Santa Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor Missa do Crisma Missa da Ceia do Senhor Paixão do Senhor Vigília Pascal Domingo da Páscoa
14
Tempo Pascal 2º domingo: TOMÉ 3º domingo: EMAÚS 4 domingo: BOM PASTOR 5º, 6º e 7º domingos: CONFORME CADA ANO LITÚRGICO Ascensão do Senhor Pentecostes
15
Tempo Comum Santíssima Trindade Corpus Christi Domingos do Tempo Comum Natividade de João Batista (24/06) São Pedro e São Paulo (29/06) Transfiguração do Senhor (06/08) Assunção de N. Sra. (15/08)
16
Tempo Comum (cont.) Exaltação da Santa Cruz (14/09) N. Sra. Aparecida (12/10) Todos os Santos (01/11) Finados (02/11) Dedicação da Basílica do Latrão (09/11) 34º domingo do TC: CRISTO REI
17
Critérios para escolha do repertório litúrgico: Os textos sejam tirados da Sagrada Escritura ou inspirados nela; As melodias sejam acessíveis à grande maioria da assembléia, porém, belas; Evitar melodias e textos adaptados de canções populares, temas de filmes etc.; Levar em conta o tipo de celebração e o momento ritual; Respeitar os tempos litúrgicos e suas festas; Levar em conta a dimensão comunitária, dialogal e orante nos textos e melodias.
18
GLÓRIA “É um hino antiqüíssimo, iniciando-se com o louvor dos anjos na noite do Natal do Senhor, desenvolveu-se antigamente no Oriente, como homenagem a Jesus Cristo. Não constitui uma aclamação trinitária.” (Estudo 79 da CNBB, 1999, n. 308)
19
“O Cristo se mantém no centro de todo o hino. Ele é o Kyrios, o Senhor que desde os tempos habita no seio da Trindade.” (Joaquim Fonseca, “Cantando a Missa e o Ofício Divino”)
20
CANTO DE COMUNHÃO “O canto de comunhão, na medida do possível, esteja em consonância com o evangelho proclamado em cada celebração.” (Joaquim Fonseca, “Cantando a Missa e o Ofício Divino”)
21
EXEMPLOS DE CANTOS LITÚRGICOS Comun hão – Tempo Comum, Ano B 22º domingo (Mc 7,20) Ref.: O mal que sai de nós, que vem do coração, Impuros, sim, nos faz, diz o Senhor, irmãos! O mal que sai de nós, do coração! 23º domingo (Mc 7,37) Ref.: Todas as coisas bem fez o Senhor Jesus, Ouvir os surdos fez, dos cegos foi a luz; Os mudos fez falar Cristo Jesus. 24º domingo (Mc 8,35) Ref.: Se alguém me quer servir, a si tem que negar, Tomar a cruz e vir comigo a caminhar... Se alguém me quer servir, a cruz tomar!
22
Aclamação ao Evangelho – Quaresma, Ano C 1º domingo: Ref.: Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor! (bis) 1. O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus! 2º domingo: Ref.: Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor! (bis) 1. De uma nuvem brilhante falou Deus, o Pai: o meu Filho querido, ó povo, escutai! 3º domingo: Ref.: Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor! (bis) 1. Jesus começou a pregar e dizer: eis o reino a chegar, povo meu, convertei-vos! 4º domingo: Ref.: Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor! (bis) 1. O filho ainda longe, o Pai o avistou e correu-lhe ao encontro, abraçou-o e beijou! 5º domingo: Ref.: Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor! (bis) 1. Ninguém se atreveu a mulher condenar, e nem eu te condeno, vai e não mais pecar!
23
Cantos de comunhão – Advento: 1º domingo: Ref.: Vigiai, vigiai, eu vos digo, não sabeis qual o dia ou a hora. Vigiai, vigiai, eu repito, eis que vem o Senhor em sua glória! 2º domingo: 1. Convertei-nos, Senhor Deus do mundo inteiro, sobre nós a vossa face iluminai! Se voltardes para nós, seremos salvos, vós que sobre os anjos todos assentais. Ref.: Arrancastes do Egito esta videira e expulsastes muita gente pra plantá-la; diante dela preparaste terra boa, vinde logo, Senhor, vinde depressa pra salvá-la! 3º domingo: Ref.: “Alegrai-vos, irmãos, no Senhor, sem cessar, eu repito, alegrai-vos; veja o mundo a vossa bondade, perto está o Senhor, em verdade.” 4º domingo: Ref.: O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é seu nome! (bis)
24
EXEMPLOS DE CANTOS NÃO LITÚRGICOS Deus Trino Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui! (bis) Para louvar e agradecer, bendizer e adorar, estamos aqui, Senhor, ao seu dispor. Para louvar e agradecer, bendizer e adorar, te aclamar, Deus Trino de amor.
25
Sacramento da Comunhão Senhor quando te vejo No Sacramento da Comunhão Sinto o céu se abrir E uma luz a me atingir Esfriando minha cabeça Esquentando meu coração (...)
26
Faz um milagre em mim Como Zaqueu eu quero subir O mais alto que eu puder Só pra te ver, olhar para Ti E chamar sua atenção para mim Eu preciso de Ti, Senhor Eu preciso de Ti, oh! Pai Sou pequeno demais Me dá a sua paz Largo tudo pra te seguir Entra na minha casa Entra na minha vida Mexe com minha estrutura Sara todas as feridas Me ensina a ter Santidade Quero amar somente a Ti Porque o Senhor é o meu bem maior Faz um Milagre em mim!
27
“Verdadeiramente, em liturgia, não podemos dizer que tanto vale um cântico como outro; a propósito, é necessário evitar a improvisação genérica ou a introdução de gêneros musicais que não respeitem o sentido da liturgia.” (Sacramentum Caritatis, 2007, n. 42)
28
LEX ORANDI, LEX CREDENDI! “A lei do orar é a lei do crer.” Assim como se ora, se crê!
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.