A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Liliane, Rosmari e Silvia Patricia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Liliane, Rosmari e Silvia Patricia"— Transcrição da apresentação:

1 Liliane, Rosmari e Silvia Patricia
RIO GRANDE DO SUL Alunas: Liliane, Rosmari e Silvia Patricia

2 RIO GRANDE DO SUL Limites: Localização: Símbolos do RS: Capital:
Colonização: Pontos turísticos:

3 O Rio Grande do Sul está localizado no extremo sul do Brasil.
Ele é o estado mais populoso da Região Sul.

4 Norte : Estado de Santa Catarina Leste : Oceano Atlântico Sul : Uruguai Oeste : Argentina.

5 PORTO ALEGRE Pontos Turísticos Cais do Porto à noite
                                                                                                                                                                                                                                              PORTO ALEGRE Pontos Turísticos Cais do Porto à noite Tradicional brique da redenção. Catedral Municipal Casa de Cultura Mário Quintana Vista panorâmica Gasômetro e Centro Usina do Gasômetro Pôr do Sol a partir do Gasômetro

6 Centro Administrativo e Ponte de Pedra Mercado Público
Pôr do Sol no Guaíba Centro Administrativo e Ponte de Pedra Mercado Público Estádio Beira-Rio do Internacional Estádio Olímpico do Grêmio Estátua do Laçador

7 BANDEIRA A versão mais aceita para a explicação das cores da bandeira do RS é de que o verde e o amarelo representa o Brasil e a faixa vermelha representa o sangue, a república e a liberdade. Portanto, está no meio do verde e do amarelo para demonstrar a separação do Rio Grande do resto do País. Liberdade, igualdade e humanidade Sabe-se que o lema escrito na bandeira do estado, tanto quanto os símbolos, estão diretamente ligados à Maçonaria, haja vista que a elite gaúcha militar e política à época da Guerra dos Farrapos era, em sua maioria, maçônica.

8 O formato da bandeira gaúcha, como a conhecemos hoje, surgiu durante a campanha republicana no Brasil, na Segunda metade do século XIX, quando jovens políticos como Júlio de Castilhos, no intuito de derrubar a monarquia de D. Pedro II, foram buscar no passado gaúcho símbolos republicanos, da época em que o Rio Grande do Sul fora República, durante a Guerra dos Farrapos. Naquele período, os farroupilhas, ao proclamarem a república rio-grandense, adotaram como bandeira um pavilhão quadrado onde as duas cores brasileiras- o verde e o amarelo- separadas pelo vermelho da guerra. Na mesma época, os farrapos mandaram confeccionar no estrangeiro lenços de seda em cujo desenho aparece a influência da maçonaria. Surgiu, assim, a bandeira, com o brasão tirado do lenço já impresso. Basicamente, essa é a bandeira do Estado do Rio Grande do Sul tal qual como a conhecemos hoje.

9 BRASÃO O brasão possui uma elipse vertical em pano branco, onde está inserido o brasão. Circundado por um lenço nas cores do estado. Sob o brasão, Lê-se o lema "Liberdade, Igualdade, Humanidade". Lema esse que tem origem na Maçonaria e na Revolução Francesa. O brasão rio-grandense é o mesmo da época dos farrapos com algumas pequenas modificações. Por isso possui a inscrição "República Rio-Grandense", junto com a data da independência, 20 de setembro de 1835, data amplamente comemorada no estado. Acredita-se que foi desenhado originalmente pelo padre Hidelbrando e em arte final pelo Major Bernardo Pires.

10 HINO RIO-GRANDENSE HINO RIO-GRANDENSE Letra: Francisco Pinto da Fontoura Música: Joaquim José de Mendanha Como a aurora precursora do Farol da divindade, foi o vinte de setembro o precursor da liberdade. (Estribilho) Mostremos valor constância nesta ímpia e injusta guerra; sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra. Mas não basta p’ra ser livre ser forte, aguerrido e bravo; povo que não tem virtude acaba por ser escravo. O Hino Rio-Grandense que hoje cantamos tem a sua história particular e, porque não dizer, peculiar. Isso porque apresentou muitas controvérsias desde seus tempos de criação até agora. Oficialmente existe o registro de três letras para o hino, desde os tempos do Decênio Heróico até aos nossos dias. Num espaço de tempo de quase um século foram utilizadas três letras diferentes até que finalmente foi resolvido, por uma comissão abalizada, que somente um deles deveria figurar como hino oficial.

11 Ave símbolo: Quero-Quero Planta medicinal: "Macela ou Marcela" Flor símbolo: Brinco de Princesa

12 Comida símbolo: Bebida símbolo: Churrasco Chimarrão Animal símbolo:
Cavalo Crioulo Árvore símbolo: Erva - mate Como preparar o chimarrão

13 Rio-grandense, Hunsruckisch, Plattdietch, Talian e Castelhano.
COLONIZAÇÃO O Estado do Rio Grande do Sul é influenciado pelos europeus em vários sentidos, vai desde os costumes até a arquitetura. Os europeus povoaram o local a partir do século XIX, por meio do governo brasileiro que motivou a vinda de tais imigrantes, com o intuito de ocupar a área que até então se encontrava despovoada, pois dessa forma era propícia a ser invadida e ocupada pelos países vizinhos, diante disso, chegaram ao Brasil imigrantes de várias origens, sobretudo italianos, alemães e açorianos, que logo se misturaram aos ameríndios, portugueses e escravos negros. Porém, existem imigrantes de outras origens, mas que representam uma minoria, como os espanhóis, poloneses, russos, judeus, árabes, japoneses, argentinos e uruguaios. Devido à origem européia da população, 84,7% das pessoas são brancas, os negros representam 5,2%, os pardos 10,4% e os amarelos 0,4%. O português não é a única língua falada no Estado, são utilizados: Rio-grandense, Hunsruckisch, Plattdietch, Talian e Castelhano.

14 PRINCIPAIS IMIGRANTES
Italianos Alemães Portugueses Asiáticos

15 Espanhóis Judeus Negros

16 PONTOS TURÍSTICOS Região das Região das Missões Hortênsias
Ruínas de São Miguel: Patrimônio Histórico E Cultural da Humanidade Gramado Canela Santo Ângelo

17 Campos de Cima da Serra Litoral Torres Cambará do Sul Bom Jesus
Tramandaí Molhes da Barra Praia do Cassino Maior praia em extensão do mundo São José dos Ausentes

18 Panorâmica de Caxias do Sul vista a partir do morro da Festa da Uva.
Serra Gaúcha Rota gastronômica: Queijos e Vinhos Panorâmica de Caxias do Sul vista a partir do morro da Festa da Uva. Vale dos Vinhedos: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul Bento Gonçalves Garibaldi, Capital Nacional da Champanha


Carregar ppt "Liliane, Rosmari e Silvia Patricia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google