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Ideb e o Censo Escolar.

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Apresentação em tema: "Ideb e o Censo Escolar."— Transcrição da apresentação:

1 Ideb e o Censo Escolar

2 Situação do Aluno 2009 Esses dados são fundamentais para conhecer:
Por que fazer? Esses dados são fundamentais para conhecer: o rendimento escolar dos alunos da Educação Básica, o acompanhamento das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE e para o cálculo do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

3 O Ideb e o Censo Escolar O Índice de Desenvolvimento da Eduação Básica - Ideb - é calculado e divulgado periodicamente pelo INEP O Ideb é o indicador criado para orientar o direcionamento de verbas da educação, a partir dos dados sobre aprovações escolares, obtidas no Censo Escolar, e médias de desempenho no SAEB - para as unidades da federação e para o país, e na Prova Brasil - para os municípios.

4 O Ideb e o Censo Escolar O Ideb é calculado com base nos resultados alcançados pelos alunos ao término do ano letivo e coletados pelo Censo Escolar da Educação Básica no sistema Educacenso, por meio do módulo “Situação do Aluno”. Este ano será realizado o cálculo com base nas informações de aprovação e reprovação relativas ao ano de 2009.

5 O Ideb e o Censo Escolar O Ideb foi criado pelo INEP em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações do INEP a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas monitora a evolução temporal do desempenho dos alunos dessas escolas e/ou redes de ensino

6 O Ideb e o Censo Escolar O Ideb foi desenvolvido para:
ser um indicador que sintetiza informações de desempenho em exames padronizados com informações sobre o rendimento escolar (taxa média de aprovação dos estudantes na etapa de ensino). detectar escolas e/ou redes de ensino cujos alunos apresentem baixa performance em termos de rendimento e proficiência, já que seus resultados são divulgados por escola e rede de ensino

7 O Ideb e o Censo Escolar Verificar o fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. agregar ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações do INEP a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas monitorar a evolução temporal do desempenho dos alunos dessas escolas e/ou redes de ensino

8 O Ideb e o Censo Escolar É importante esclarecer que o cálculo das taxas de aprovação, reprovação e abandono só levam em consideração as matrículas relativas à escolarização informadas ao Censo Escolar, isto é, não utilizam os dados relativos às matrículas em atividades complementares e em atendimento educacional especializado.

9 O Ideb e o Censo Escolar O módulo “Situação do Aluno” que é a segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica, coleta os dados sobre o movimento e rendimento escolar das matriculas informadas na primeira etapa (matrícula inicial) Por isso é importante ressaltar que os alunos que chegaram ao sistema escolar após a data de referência do Censo Escolar (última quarta-feira do mês de maio) também terão os dados de movimento ou rendimento informados no módulo “Situação do Aluno”, por meio da funcionalidade admitidos após o Censo.

10 O Ideb e o Censo Escolar O correto preenchimento do módulo “Situação do Aluno”, a análise sistemática e o tratamento dos dados são fundamentais para assegurar a qualidade e maior fidedignidade das taxas calculadas.

11 O Ideb e o Censo Escolar Com o IDEB, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo.

12 O Ideb e o Censo Escolar A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

13 Erros encontrados no Banco de Dados Exemplo nº 01
Município Rede Código Nome da Escola Cod_Turma Nome da Turma Serie Turno Alunos ANAPOLIS MUNICIPAL ESC MUL JOAO AMELIO DA SILVA 3º ANO B 8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental Vespertino 16 5º ANO A Matutino 28 4º ANO B 23 3º ANO A 24 1º ANO C 21 2º ANO B 25 2º ANO A 1º ANO A 1º ANO B VESP

14 Exemplo nº 02 Município Rede Código Nome da Escola Cod_Turma
Nome da Turma Serie APARECIDA DE GOIANIA MUNICIPAL ESC MUL SANTA CECILIA PRIMEIRO ANO A 8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental QUINTO ANO A PRIMEIRO ANO B TERCEIRO ANO UNICO QUARTO ANO A SEGUNDO ANO B QUARTO ANO B SETIMO ANO A SEGUNDO ANO A QUINTO ANO B SEXTO ANO A SEXTO ANO D SETIMO ANO B OITAVO ANO A OITAVO ANO D SEXTO ANO B SEXTO ANO C SETIMO ANO C OITAVO ANO B OITAVO ANO C QUINTO ANO C

15 Exemplo nº 03 CRISTALINA MUNICIPAL 52046028 ESC MUL SOUZA LIMA
Municipio Rede Codigo Nome da Escola Cod_Turma Nome da Turma Serie CRISTALINA MUNICIPAL ESC MUL SOUZA LIMA 3º ANO D 8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental 4º ANO D 5º ANO D 6º ANO E 6º ANO D 8º ANO C


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