Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Como formular um problema de pesquisa
Gil. Capítulo 2
2
Definição de problema Definição do Aurélio: Questão matemática;
Questão não resolvida; Proposta duvidosa que pode ter numerosas soluções; Qualquer questão que dá margem à hesitação ou perplexidade, por ser difícil de explicar ou resolver; Conflito afetivo que impede ou afeta o equilíbrio psicológico do indivíduo;
3
Definição de problema É a segunda definição que condiz com o saber científico; Responder a questões não resolvidas;
4
Problema de pesquisa Questões não científicas:
* problemas de engenharia – “O que pode ser feito para melhorar a distribuição de renda?” “Como aumentar a produtividade no trabalho?” * problemas de valor – “Qual a melhor técnica psicoterápica” “Os pais devem dar palmadas nos filhos”
5
Problema de pesquisa Problema científico: envolve variáveis que podem ser testáveis: “A desnutrição determina rebaixamento intelectual?” “Há diferenças de gênero na forma de brincar de crianças pré-escolares?” “Nível de escolaridade implica em práticas parentais diferenciadas?”
6
Por que formular um problema de pesquisa
Inúmeras razões, exemplos: 1. problema cuja resposta seja importante para subsidiar determinada ação: perfil do consumidor de determinado produto; 2. avaliação de ações ou programas; 3. conseqüências de várias alternativas possíveis: empresa - qual sistema de avaliação de desempenho é o mais adequado para seu pessoal.
7
Como formular um problema?
Não é uma tarefa fácil; Necessário: imersão sistemática no objeto, estudo da literatura existente e discussão com pessoas do campo;
8
Como formular um problema?
1. O problema deve ser formulado como pergunta: A escolha de um tema, por si só não constitui um problema; É necessário formular perguntas sobre o tema, problematizando;
9
Como formular um problema?
2. Deve ser claro e preciso Problemas vagos e confusos devem ser evitados: “como funciona a mente?”; Pode-se mudar para: “que mecanismos psicológicos podem ser identificados no processo de memorização?” “Os cavalos possuem inteligência?” – depende do que se considera inteligência, falta clareza na pergunta. Definir operacionalmente o conceito – indica como o fenômeno será medido, confere precisão e clareza;
10
Como formular um problema?
3. O problema deve ser empírico Não devem referir-se a valores. Em vez de maus professores ou bons, pode-se questionar o efeito de diferentes práticas (autoritária, democrática, permissiva) no desempenho dos alunos. Essa última questão é passível de observação – empírica;
11
Como formular um problema?
4. Deve ser suscetível de solução Alguma vezes o problema é claro, pode ser observado, mas não há recursos disponíveis (técnicos ou teóricos) para a sua solução;
12
Como formular um problema?
5. Deve se delimitado a uma dimensão viável Comum pesquisadores iniciantes formularem problemas muito amplos; Problema amplo, mesmo no exemplo anterior dos professores com práticas diferentes é necessário delimitar série avaliada, local, tipo de escola etc; O problema depende dos meios disponíveis para a investigação.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.