A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA"— Transcrição da apresentação:

1 A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA

2 Renascimento (ou Renascença) foi um
movimento cultural e simultaneamente um período da historia européia, considerado como um marco do final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Começou no século XIV na Itália e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.

3 Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, o
Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição do Feudalismo para o Capitalismo. Nesse sentido, o Renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no plano cultural, com a estrutura medieval. O Renascimento Cultural manifestou-se primeiro nas cidades italianas, de onde se difundiu para todos os países da Europa Ocidental. Porém, o movimento apresentou maior expressão na Itália.

4 Em um quadro de sensíveis transformações
que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.

5 O movimento renascentista caracterizou-se pelo
desenvolvimento cultural e artístico nos séculos XVI e XVII, propondo restaurar as formas e ideais da Antiguidade Clássica. As atividades do renascimento podem ser resumidas em três tendências gerais que representam três interesses: a) pela vida real do passado; b) pelo mundo subjetivo das emoções; c) pelo mundo da natureza física.

6 As conseqüências dos novos interesses foi a exaltação dos estudos dos clássicos e a busca de uma nova educação. O Renascimento propõe uma nova educação que se opunha ao velho e pedante esquema da escolástica e promova o ideal da nova vida. O aprendizado da língua e da literatura dos gregos e romanos torna-se o problema pedagógica mais importante.

7 Alguns representantes mais expressivos do Renascimento:
Dante Alighieri Petrarca e Boccaccio, Victorino de Feltre, François Rabelais Michel de Montaigne

8 Montaigne: seu ideal educativo é o homem para o mundo
Montaigne: seu ideal educativo é o homem para o mundo. A educação deve formar o homem completo, de corpo e alma. Sua preocupação com um tipo de educação destinada a formar juízo prático dos jovens para as coisas da vida coincide com as preocupações educativas de nosso tempo.


Carregar ppt "A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google