A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Prof. Marcelo Lisboa Luz - PLANEJAMENTO E CONTROLE

2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Arranjo físico Tipos básicos POSICIONAL O recurso transformado se mantém parado por impossibilidade ou inviabilidade de movimentação. Ex: rodovia, cirurgia de qualquer tipo ou serviços de estaleiro.

3 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Arranjo físico Tipos básicos FUNCIONAL Também conhecido como arranjo físico por processo, tem como principal característica o agrupamento de produtos por necessidade ou exigência em comum de passarem ou serem submetidos a algum processo. Ex: bibliotecas e supermercados.

4 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Arranjo físico Tipos básicos CELULAR Usado quando o volume justifica um arranjo concentrado de recursos transformadores. Ex: rearranjar pessoas e máquinas que geralmente estão espalhadas por diversos departamentos de processos e colocá-las temporariamente em um pequeno grupo, de modo que elas podem focalizar a produção de um único produto ou de um grupo de produtos relacionados (maternidade de um hospital e loja de departamentos).

5 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Arranjo físico Tipos básicos POR PRODUTO Posicionar os recursos transformadores de acordo com a necessidade dos recursos a serem transformados. Ex: clássica linha de montagem, produção em massa.

6 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
A tecnologia exerce um importante papel para as operações das empresas, pois facilitam o processo de transformação

7 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Tecnologia de processos Papel do gestor - articular como a tecnologia pode melhorar a eficácia da operação; - estar envolvido na escolha da tecnologia em si; - gerenciar a instalação e a adoção da tecnologia de modo que não interfira com as atividades em curso na produção; - integrar a tecnologia com o resto da produção; - monitorar continuamente seu desempenho; e - atualizar ou substituir a tecnologia quando necessário. * *

8 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz 8

9 O processo administrativo
Ambiente externo Planejamento Organização Controle Entradas Saídas Insumos Resultados Direção 9

10 Planejamento estratégico
Mapeamento ambiental e avaliação das forças e limitações da organização Envolve toda a organização Direcionado a longo prazo Focaliza o futuro e o destino Objetivos gerais Nível institucional Planos táticos Tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos concretos ao nível departamental Envolve cada departamento Direcionado a médio prazo Focaliza o imediato Ação departamental Nível intermediário Planos operacionais Desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa Envolve cada tarefa/atividade Direcionado a curto prazo Focaliza o imediato Objetivos específicos Nível operacional 10

11 Controle Esforço sistemático de geração de informações sobre a execução das atividades organizadas, de forma a torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos e objetivos. Processo de garantia para a eficácia e a eficiência

12 Controle Monitoramento das atividades, de forma a garantir que sejam
realizadas conforme planejado Monitorar as atividades Tomada de medidas corretivas sempre que se verificarem desvios significativos Corrigir os desvios

13 Controle Planejamento Avalia o alcance dos Define objetivos que
objetivos e fornece Informações que servirão de base a novos processos de planejamento Define objetivos que permitem comparar o desempenho real com o desejado Controle

14 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
PLANEJAMENTO Promover o atendimento ao mercado e, ao mesmo tempo, o respeito às possibilidades da produção CONTROLE

15 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Planejamento e Controle Planejar e controlar, portanto, terá o objetivo de fazer com que o suprimento seja compatível com a demanda e o processo de produção atenda aos clientes de maneira eficiente e eficaz.

16 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Planejamento e Controle LONGO PRAZO: estudo de mercado, buscando-se definir a fatia de mercado que a nova empresa deverá atender – é o Planejamento da Capacidade, o tamanho da nova fábrica. MÉDIO PRAZO: Com o início da operação da nova fábrica, faz-se necessário o balanceamento entre a produção e a demanda do mercado – é o Planejamento Agregado. CURTO PRAZO: é a Programação e o Controle da Produção de cada um dos itens produzidos.

17 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Planejamento e Controle Longo Prazo - Planejamento da Capacidade - Estudo de mercado (tamanho da fábrica) Médio Prazo - Planejamento Agregado - Previsão da Demanda (linha de produtos) Curto Prazo - Programa Mestre de Produção - Produção de cada produto (individual)

18 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Planejamento e Controle PLANEJAMENTO: apenas uma declaração de intenções CONTROLE: promove ajustes que permitem atingir objetivos INCERTEZA Demanda Dependente Demanda Independente

19 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Planejamento e Controle Atividades: Carregamento Sequenciamento Programação Monitoramento e Controle CAPACIDADE PRODUTIVA

20 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Planejamento e Controle CAPACIDADE PRODUTIVA Não somente o quanto se pode utilizar de volume ou de espaço, mas o quanto aquele volume ou espaço pode processar. A capacidade de uma operação é o máximo nível de atividade de valor adicionado em determinado período de tempo que o processo pode realizar em condições normais. Slack (2009)

21 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA CAPACIDADE PRODUTIVA Determinar a capacidade efetiva para atender à demanda. - Como agir nos casos de variação da demanda - Os administradores da produção precisam estar prontos para ajustes na capacidade de curto prazo. (Impacto no desempenho)

22 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA CAPACIDADE PRODUTIVA Políticas alternativas de capacidade: - Política de capacidade constante; - Política de acompanhamento da demanda; - Gestão da demanda.

23 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA CAPACIDADE PRODUTIVA Políticas alternativas de capacidade: - Política de capacidade constante A empresa ignora as flutuações e mantém o nível das atividades constante. As operações continuam a ser realizadas pelo mesmo número de pessoas e a produzir o mesmo volume de produtos.

24 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA CAPACIDADE PRODUTIVA Políticas alternativas de capacidade: - Política de acompanhamento da demanda A empresa ajusta sua capacidade para acompanhar as flutuações da demanda, realizando mudanças na operação em termos de quantitativo de pessoal e de volume, além da possibilidade da alteração de turnos e quantidade de máquinas e equipamentos empregados.

25 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA CAPACIDADE PRODUTIVA Políticas alternativas de capacidade: - Gestão da demanda O “gerenciamento” corresponde a uma tentativa de mudar a demanda para ajustá-la à capacidade da empresa. Normalmente o recurso utilizado é alteração de preço.

26 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Planejamento e Controle da Capacidade Produtiva Papel do administrador * *

27 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Orientações para o exercício 2 Será realizado em sala de aula no dia 18 de junho, durante o horário da aula - 19:00 às 21:10; Constará de apresentação de 15 minutos de um tema previamente estabelecido; Valerá 3 (três) pontos assim distribuídos: conteúdo, apresentação e recursos; Os alunos deverão se organizar em 6 grupos; todos os alunos devem pertencer a algum grupo; A apresentação poderá ser feita por um ou até por todos os alunos do grupo; Não será permitido o uso de anotações; Não será exigido nada por escrito; Os temas e a sequência de apresentação serão sorteados no dia 28 de maio.

28 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Temas 1 – A falha nas operações produtivas. 2 – A importância do projeto. 3 – O valor da cadeia de suprimento. 4 – A influência da globalização no processo produtivo. 5 – A gestão do conhecimento. 6 – A tecnologia a serviço da produção.


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google