A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Didática: organização do trabalho pedagógico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Didática: organização do trabalho pedagógico"— Transcrição da apresentação:

1 Didática: organização do trabalho pedagógico
CURSO: PEDAGOGIA Didática: organização do trabalho pedagógico Profª Ms.: Solange Brito

2 Herbart – Pedagogia Sistemática
fundamenta-se em Pestalozzi (destaque à Instituição) Para Herbert a finalidade da educação reside na formação da moralidade, do caráter e da vontade, como referências para o indivíduo se autodirigir corretamente. Herbert desenvolve uma pedagogia social e ética com finalidade de formar o caráter moral por meio do esclarecimento da vontade, que se alcança pela instrução.

3 Herbert aponta a educação como responsável na formação cultural do homem.
Herbert foi apontado como o primeiro a elaborar uma pedagogia científica, como sendo a ciência da educação. Criador da sistematização, pelo rigor dos passos seguidos: Preparação: recordação, pelo professor, de algo já sabido 2. Apresentação: o professor apresenta a nova matéria

4 3. Assimilação: comparação com a matéria antiga
4. Generalização: apresentação, pelo professor, de exemplos, casos semelhantes Grande influenciador no pensamento pedagógico. Conhecimento é oferecido pelo mestre ao aluno. O aluno sem direito a atuação livre A disciplina com rigor, pelo controle.

5 Dewey: Ensino Não- Diretivo; Aprendizagem por Solução
de Problemas; Grupalização. Movimento da educação nova diversificado na primeira metade do século XX, sendo representados por diversos pedagogos, como Montessori, Decroly, Dewey, Freinet, dentre outros. Esse movimento faz crítica à escola tradicional do tipo herbatino, dominante do século XIX.

6 O método de ensino proposto por Dewey realce às atividades manuais porque apresenta problemas concretos para serem resolvidos. Além disso, considera o trabalho como meio de desenvolver o espírito de comunidade e a divisão de tarefas estimula a cooperação e o espírito social. Finalidade da educação: mais educação Centro: aluno, o professor guia Ensino: descoberta que ocorre ao final Hipótese – é prospectiva e visa por o conteúdo à prova

7 O novo com a possibilidade se ser novo também para o professor
Antes da aprendizagem há apenas informação; a ação dos alunos sobre ela a transforma em conhecimento Aprender: reconstruir a experiência identifi cando o melhor modo de aprender O mundo é um sistema aberto, indeterminado, passível de novidade genuína.


Carregar ppt "Didática: organização do trabalho pedagógico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google