Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
População e amostra
2
População: é a totalidade de pessoas, animais, plantas, objetos ou acontecimentos, da qual se desejam poder recolher dados. É um grupo de interesse que se deseja estudar ou acerca do qual se deseja tirar conclusões
3
Amostra é um ou uma pequena quantidade de pessoas, animais, plantas, objetos ou acontecimentos que fazem parte do universo de estudo, ou seja, é um subconjunto deste universo. A amostra deve ser obtida de uma população específica e homogênea por um processo aleatório. Problema: nem sempre a amostra representa de forma fiel uma população
4
Alunos da turma X Notas bimestrais
Alexandre Antunes Coimbra 5,5 Bruna Carla Souza 10,0 Bruno Luiz da Silva 8,0 Cezar Sales de Azevedo 7,5 Daniel Tavares de Lima Daniele de Paula 5,0 Erick de Paiva 6,0 Fabrício de Souza e Silva 3,5 Geraldo de Lima e Pinto 6,5 Íris de Azevedo 2,0 Josimar de Toledo Júnior Castro de Lima Laís Castelo Branco 9,5 Maurício de Souza Moreira das Neves 3,0 Nair Castelo de Azevedo 4,5 Nilza da Silva Pinheiro Osmar Pereira de Antunes Paulo Sérgio de Souza 4,0 Rafael Alberto de Coimbra
5
Se pegarmos uma amostra três alunos quaisquer da
turma X e apresentarmos a uma outra pessoa, esta poderá não ter a leitura correta da turma, ou seja: se a amostra for Bruna (10,0), Júnior (10,0) e Laís (9,5), terá a impressão que a turma é muito boa; se a amostra for Ísis (2,0), Josimar (2,0) e Moreira (3,0), terá a impressão que a turma é muito fraca.
6
1°- passo: Dividam a turma em 10 grupos.
2°- passo: Os grupos devem selecionar, pelo método aleatório simples, uma amostra da turma onde: o primeiro grupo deve selecionar 5 alunos como amostra; o segundo grupo, 10 alunos; o terceiro grupo, 15 alunos; o quarto grupo, 20 alunos; 3°- passo: Cada grupo deverá fazer a média das notas dos alunos que sorteou. 4°- passo: Comparem as médias que cada grupo encontrou
7
Organização e apresentação
de dados estatísticos
8
Suponhamos termos feito uma coleta de dados
relativos às estaturas de quarenta alunos, que compõem uma amostra dos alunos de uma Faculdade A, resultando a seguinte tabela de valores:
9
ESTATURAS DE 40 ALUNOS DA FACULDADE A
166 160 161 150 162 160 165 167 164 160 162 168 161 163 156 173 160 155 164 168 155 152 163 160 155 155 169 151 170 164 154 161 156 172 153 157 156 158 158 161 Existe alguma organização das informações? A esse tipo de tabela, cujos elementos não foram numericamente organizados, denominamos tabela primitiva.
10
ESTATURAS DE 40 ALUNOS DA FACULDADE A
150 154 155 157 160 161 162 164 166 169 151 155 156 158 160 161 162 164 167 170 152 155 156 158 160 161 163 164 168 172 153 155 156 160 160 161 163 165 168 173 Existe alguma organização das informações? A maneira mais simples de organizar os dados é através de uma certa ordenação (crescente ou decrescente). A tabela obtida através da ordenação dos dados recebe o nome de rol.
11
ESTATURAS DE 40 ALUNOS DA FACULDADE A
150 154 155 157 160 161 162 164 166 169 151 155 156 158 160 161 162 164 167 170 152 155 156 158 160 161 163 164 168 172 153 155 156 160 160 161 163 165 168 173 Qual é a maior estatura? Qual é a menor estatura? Qual é a amplitude? (diferença entre a maior e a menor medida)
12
Distribuição de Frequência
Denominamos frequência o número de vezes que um determinado dado se repete. Quando construímos uma tabela em que associamos uma informação ao número de vezes que esta se repete, temos uma distribuição de frequência.
13
ESTATURAS DE 40 ALUNOS DA FACULDADE A 150 158 164 151 158 164 152 160 165 153 160 166 154 ESTATURAS (cm) Frequencia 150 151 152 153 154 155 156 157 158 160 161 162 163 164 165 166 167 168 170
14
Distribuição de frequência
com intervalos de classe. É o agrupamento dos valores em vários intervalos
15
Agrupando uma distribuição
- Definir a quantidade de classes desejada Determinar a amplitude (Δtotal) : intervalo de variação de valores observados da variável. Δtotal = Vmáximo - Vmínimo - Determinar o comprimento de cada classe. Para isto, deve-se dividir a amplitude pela quantidade de classes estipulada
16
Vamos distribuir nosso exemplo em 6 classes. Assim, teremos:
Amplitude: 20 => 20/6 = 3,333 ≈ 4 Quantidade de classes: 6 Δtotal = 170 – 150 = 20 Quantidade de dados na classe
17
= 154 = 158 = 162 = 166 = 170 = 174 Cada um dos intervalos deve ser entendido como valores maiores ou iguais ao primeiro e menores que o segundo.
18
ESTATURAS DE 40 ALUNOS DA FACULDADE A - 2007
(cm) FREQUÊNCIA 150 ׀— 154 154 ׀— 158 158 ׀— 162 162 ׀— 166 166 ׀— 170 170 |— 174 Total
19
ESTATURAS DE 40 ALUNOS DA FACULDADE A - 2007
(cm) FREQUÊNCIA 150 ׀— 154 154 ׀— 158 158 ׀— 162 162 ׀— 166 166 ׀— 170 170 |— 174 4 9 11 8 5 3 Total 40
20
Veja a nota de 40 alunos, numerados de 1 a 40 pela
ficha de chamada do professor. Aluno 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Nota Aluno 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Nota 8 10 9 6 7 5 4 2 3 Aluno 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Nota 5,5 7 4,5 5 6,5 8 7,5 1,5 10 8,5 Aluno 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 Nota 2 2,5 6,5 5 8,5 3,5 5,5 9
21
Construa uma tabela de distribuição de frequência de notas
Construa uma tabela de distribuição de dados agrupados com 5 classes.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.