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População e amostra.

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Apresentação em tema: "População e amostra."— Transcrição da apresentação:

1 População e amostra

2 População: é a totalidade de pessoas, animais, plantas, objetos ou acontecimentos, da qual se desejam poder recolher dados. É um grupo de interesse que se deseja estudar ou acerca do qual se deseja tirar conclusões

3 Amostra é um ou uma pequena quantidade de pessoas, animais, plantas, objetos ou acontecimentos que fazem parte do universo de estudo, ou seja, é um subconjunto deste universo. A amostra deve ser obtida de uma população específica e homogênea por um processo aleatório. Problema: nem sempre a amostra representa de forma fiel uma população

4 Alunos da turma X Notas bimestrais
Alexandre Antunes Coimbra 5,5 Bruna Carla Souza 10,0 Bruno Luiz da Silva 8,0 Cezar Sales de Azevedo 7,5 Daniel Tavares de Lima Daniele de Paula 5,0 Erick de Paiva 6,0 Fabrício de Souza e Silva 3,5 Geraldo de Lima e Pinto 6,5 Íris de Azevedo 2,0 Josimar de Toledo Júnior Castro de Lima Laís Castelo Branco 9,5 Maurício de Souza Moreira das Neves 3,0 Nair Castelo de Azevedo 4,5 Nilza da Silva Pinheiro Osmar Pereira de Antunes Paulo Sérgio de Souza 4,0 Rafael Alberto de Coimbra

5 Se pegarmos uma amostra três alunos quaisquer da
turma X e apresentarmos a uma outra pessoa, esta poderá não ter a leitura correta da turma, ou seja: se a amostra for Bruna (10,0), Júnior (10,0) e Laís (9,5), terá a impressão que a turma é muito boa; se a amostra for Ísis (2,0), Josimar (2,0) e Moreira (3,0), terá a impressão que a turma é muito fraca.

6 1°- passo: Dividam a turma em 10 grupos.
2°- passo: Os grupos devem selecionar, pelo método aleatório simples, uma amostra da turma onde: o primeiro grupo deve selecionar 5 alunos como amostra; o segundo grupo, 10 alunos; o terceiro grupo, 15 alunos; o quarto grupo, 20 alunos; 3°- passo: Cada grupo deverá fazer a média das notas dos alunos que sorteou. 4°- passo: Comparem as médias que cada grupo encontrou

7 Organização e apresentação
de dados estatísticos

8 Suponhamos termos feito uma coleta de dados
relativos às estaturas de quarenta alunos, que compõem uma amostra dos alunos de uma Faculdade A, resultando a seguinte tabela de valores:

9 ESTATURAS DE 40 ALUNOS DA FACULDADE A
166    160    161    150    162    160    165    167    164    160 162    168    161    163    156    173    160    155    164    168 155    152    163    160    155    155    169    151    170    164 154    161    156    172    153    157    156    158    158    161 Existe alguma organização das informações? A esse tipo de tabela, cujos elementos não foram numericamente organizados, denominamos tabela primitiva.

10 ESTATURAS DE 40 ALUNOS DA FACULDADE A
150    154    155    157    160    161    162    164    166    169 151    155    156    158    160    161    162    164    167    170 152    155    156    158    160    161    163    164    168    172 153    155    156    160    160    161    163    165    168    173 Existe alguma organização das informações? A maneira mais simples de organizar os dados é através de uma certa ordenação (crescente ou decrescente). A tabela obtida através da ordenação dos dados recebe o nome de rol.

11 ESTATURAS DE 40 ALUNOS DA FACULDADE A
150    154    155    157    160    161    162    164    166    169 151    155    156    158    160    161    162    164    167    170 152    155    156    158    160    161    163    164    168    172 153    155    156    160    160    161    163    165    168    173 Qual é a maior estatura? Qual é a menor estatura? Qual é a amplitude? (diferença entre a maior e a menor medida)

12 Distribuição de Frequência
Denominamos frequência o número de vezes que um determinado dado se repete. Quando construímos uma tabela em que associamos uma informação ao número de vezes que esta se repete, temos uma distribuição de frequência.

13 ESTATURAS DE 40 ALUNOS DA FACULDADE A 150       158       164               151      158      164              152       160       165                153       160       166             154            ESTATURAS (cm) Frequencia 150 151 152 153 154 155 156 157 158 160 161 162 163 164 165 166 167 168 170

14 Distribuição de frequência
com intervalos de classe. É o agrupamento dos valores em vários intervalos

15 Agrupando uma distribuição
- Definir a quantidade de classes desejada Determinar a amplitude (Δtotal) : intervalo de variação de valores observados da variável. Δtotal = Vmáximo - Vmínimo - Determinar o comprimento de cada classe. Para isto, deve-se dividir a amplitude pela quantidade de classes estipulada

16 Vamos distribuir nosso exemplo em 6 classes. Assim, teremos:
Amplitude: 20 => 20/6 = 3,333 ≈ 4 Quantidade de classes: 6 Δtotal = 170 – 150 = 20 Quantidade de dados na classe

17 = 154 = 158 = 162 = 166 = 170 = 174 Cada um dos intervalos deve ser entendido como valores maiores ou iguais ao primeiro e menores que o segundo.

18 ESTATURAS DE 40 ALUNOS DA FACULDADE A - 2007
(cm) FREQUÊNCIA 150 ׀— 154 154 ׀— 158 158 ׀— 162 162 ׀— 166 166 ׀— 170 170 |— 174 Total

19 ESTATURAS DE 40 ALUNOS DA FACULDADE A - 2007
(cm) FREQUÊNCIA 150 ׀— 154 154 ׀— 158 158 ׀— 162 162 ׀— 166 166 ׀— 170 170 |— 174 4 9 11 8 5 3 Total 40

20 Veja a nota de 40 alunos, numerados de 1 a 40 pela
ficha de chamada do professor. Aluno 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Nota Aluno 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Nota 8 10 9 6 7 5 4 2 3 Aluno 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Nota 5,5 7 4,5 5 6,5 8 7,5 1,5 10 8,5 Aluno 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 Nota 2 2,5 6,5 5 8,5 3,5 5,5 9

21 Construa uma tabela de distribuição de frequência de notas
Construa uma tabela de distribuição de dados agrupados com 5 classes.


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