A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-21 Hidrosfera.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-21 Hidrosfera."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-21 Hidrosfera

2 Cerca de 70% da superfície da Terra está coberta de água.
Hidrosfera Cerca de 70% da superfície da Terra está coberta de água. Hidrosfera agrega todos os tipos de água (sólido, líquido e gasoso). Os oceanos ocupam 97,3% do total da hidrosfera. Ilustração comparando a distribuição de água no planeta com um galão de 20 L.

3 Oceanos Ocupa 71% da superfície do globo. Dividido em cinco oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico,Antártico e Ártico. Os oceanos fornecem alimentos, combustível, meio de transporte, agem sobre clima.

4 Oceano Pacífico É o maior oceano da Terra, com área 2 vezes maior do que a do Atlântico. Possui maior profundidade média: 4049 metros. Na fossa das Marianas atinge metros. Banha os países da Ásia, Oceania e América, e ainda o Ártico e Antártica. A temperatura das águas varia de acordo com a localização.

5 Oceano Atlântico O segundo maior oceano do mundo,
É o mais importante comercialmente, uma vez que grande parte do fluxo comercial circula por ele. Os grandes rios do mundo desembocam suas águas no Atlântico, dentre os quais podemos citar: Rio Amazonas, São Lourenço, Orinoco, Mississipi, Paraná, Congo, Níger e Loire.

6 Oceano Índico Situa-se a leste da África, ao sul da Ásia, a oeste da Oceania e ao norte da Antártica. Está localizado numa zona de convergência entre as placas tectônicas da Antártica, Africana, Indiana, Euroasiática e das Filipinas, o que desencadeia fenômenos como tsunamis e atividades vulcânicas. Diferenças de temperatura desencadeiam as “monções”, que são responsáveis pela modificação das correntes oceânicas, podendo provocar inundações em algumas regiões e extensos períodos de seca em outras localidades.

7 Oceanos Glacial Ártico e Antártico
Banha o extremo meridional da América do Sul, ao sul dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Caracteriza-se pela presença de icebergs de grandes dimensões. Profundidade máxima: 4.500m.

8 Oceanos Glacial Ártico e Antártico
Localizado ao redor do círculo polar ártico e rodeada pela Rússia, Alasca, Canadá, Groelândia, Islândia e península escandinava. Formado pelo Atlântico, liga-se ao Pacífico pelo estreito de Bering. Profundidade máxima: 5.502m.

9 Importância dos oceanos
A água é considerada salgada quando tiver mais de 30 g de sais por litro. São responsáveis pela manutenção do clima terrestre, cujo equilíbrio é realizado principalmente por fitoplânctons, vegetais marinhos, que absorvem o dióxido de carbono e produzem cerca de 80% do oxigênio atmosférico e representam a base das cadeias alimentares dos ecossistemas marinhos.

10 Ciclo da água


Carregar ppt "Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-21 Hidrosfera."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google