A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO Prof. Marcelo Muzi Silva

2 A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA MODERNIDADE e materialismo dialético

3 Na Idade Moderna, com o apogeu do Iluminismo, a Educação alcança um salto considerável;
Mas em que consistia o Iluminismo?

4

5 Os ideais do Iluminismo iniciaram-se na França no século XVII e consistia num movimento para mudar a sociedade da época. Os iluministas achavam que a educação deveria ser mudada, a razão, ou seja, a capacidade de pensar deveria ficar à frente na educação. O objetivo deles eram a busca da felicidade. Eram contra a injustiça, a intolerância religiosa e os privilégios.

6 Os ideais iluministas permitiram tirar o homem das trevas para as luzes. Enfm, foi um período de descobrimento, tendo a razão como fonte de todo o conhecimento, o que e permitiu se questionar o mundo em que vivia.

7 PAPEL DA EDUCAÇÃO PARA O ILUMINISMO
Os filósofos iluministas acreditavam que, para haver a igualdade civil entre todos os homens, era fundamental a educação entre todos. O direito à educação deveria ser universalizado, alcançando a todos, iniciando pelas crianças, que após alfabetizadas teriam oportunidade de ler qualquer tipo de texto (desde os sagrados aos profanos), além de serem preparadas para conhecer as técnicas desenvolvidas pela humanidade.

8 No projeto da modernidade, a escola ganha status de instituição oficial, pública e mantida pelo Estado e suas principais característica eram: independência religiosa (laica e científica); e o seu caráter universal (igual para todos).

9 Enfim, na passagem da Idade Média para a Moderna, a escola evoluiu – de uma instituição que reproduzia desigualdades sociais passou a ser uma instituição de intervenção no mundo e no próprio homem. A escola moderna passou a ser formadora de cidadãos emancipados e autônomos

10 MATERIALISMO DIALÉTICO DE MARX

11 Materialismo dialético
É uma concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e fenômenos físicos tanto modelam os animais e os seres humanos, sua sociedade e sua cultura quanto são modelados por eles. Ou seja, que a matéria está em uma relação dialética com o psicológico e social. Se opõe ao idealismo, que acredita que o ambiente e a sociedade com base no mundo das ideias, como criações divinas seguindo as vontades das divindades ou por outra força sobrenatural.

12 A CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA: MATERIALISMO DIALÉTICO
O Materialismo dialético consiste em um método para se obter conhecimento do mundo. É uma investigação científica – na produção de métodos e técnicas eficazes para entender um determinado objeto de pesquisa; ENTRETANTO: o pesquisador consegue ter uma relação de imparcialidade diante do objeto de sua pesquisa?

13 O resultado de uma pesquisa sofre a interferência do pesquisador e do próprio meio onde se desenvolve a investigação. Partindo desse pressuposto, Karl Marx estabeleceu um método de análise por meio do qual é possível explicar os fenômenos sem interferência do meio. Esse método (Materialismo dialético) tem de considerar as condições histórico-sociais da produção destas e da pesquisa.

14 A CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA
Ao descrever as primeiras relações econômicas da sociedade burguesa moderna, Marx descreve um modo de produção específico, sendo que este se subdivide em forças produtivas e relações de produção: Forças produtivas entendidas como sendo as ferramentas, máquinas, técnicas, e demais utensílios que servem para produzir; Relações de produção consideradas de quem possui a propriedade dos meios de produção.

15 IMPORTANTE VISÃO DE MARX
A dialética do desenvolvimento ocorre através da influência recíproca das forças produtivas e relações de produção, e quando ocorre a disputa entre as forças, ocasiona a luta entre classes; De fato, considera a luta como a base da evolução da história humana, enquanto as relações de produção são denominadas de “infraestrutura” que exercem influência direta na “superestrutura”, considerada por ele as instituições políticas (Leis e Estado) e ideológicas (a religião, a moral e as artes) da sua época.

16 LUTA DE CLASSES SEGUNDO MARX
As classes sociais estão intimamente ligadas ao desenvolvimento da produção, e acrescenta que a luta de classes nada mais é que uma transição histórica no processo de extinção de uma determinada classe na sociedade. O desenvolvimento das forças produtivas além de gerar conflitos entre os proprietários e os não proprietários dos meios de produção contribui para o surgimento de novas forças e consequentemente uma revolução social.

17 Aprofundando o conceito de materialismo dialético de Marx
No Materialismo Dialético os acontecimentos analisados não podem ser compreendidos isoladamente. Marx considera necessário estudar o ambiente como um todo – seus movimentos: a evolução dos fatos e todos os fenômenos e processos que existem independentemente da consciência do homem.

18 Segundo marx A investigação tem de apoderar-se da matéria, em seus pormenores, de analisar suas diferentes formas de desenvolvimento, e de perquirir a conexão íntima que há entre elas. Só depois de concluído este trabalho é que pode descrever adequadamente o movimento real. Se isto se consegue, ficará espelhada, no plano ideal, a vida da realidade pesquisada, o que pode dar a impressão de uma construção a priori.

19 Questões para fixação da matéria
1) Demarque as principais diferenças entre a Idade Média e a Idade Moderna, em especial, no que se refere à compreensão de mundo. 2) Quais as principais mudanças que a modernidade acarretou ao universo da Educação? 3) Como que o materialismo dialético interpreta a realidade social? Como entender a ideia de realidades conexas segundo o materialismo dialético?


Carregar ppt "FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google