A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

V Fórum da UASP “O acesso à experiência da fé, hoje

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "V Fórum da UASP “O acesso à experiência da fé, hoje"— Transcrição da apresentação:

1 V Fórum da UASP “O acesso à experiência da fé, hoje
V Fórum da UASP “O acesso à experiência da fé, hoje!” A Palavra anunciada e testemunhada pelas comunidades católicas

2 Uma questão de fidelidade …ao jeito de Introdução
O anúncio da Palavra é, desde o nascimento da Igreja, algo que faz parte da sua própria essência; Seguindo as pegadas dos Apóstolos, desde sempre as comunidades cristãs se empenharam em conhecer e dar a conhecer, encontrar e fazer encontrar Jesus Cristo, por meio - do anúncio da Palavra, - do testemunho de vida… e - do testemunho evangélico da caridade…

3 Anúncio e educação da fé, hoje!
A fé é fruto do encontro entre a inefável graça de Deus e a liberdade humana…que se vai assumindo ao longo das idades; Hoje, na comunidade católica, o acesso à experiencia da fé, é um processo amplo, que passa e se confunde com missão e evangelização, comunicação e educação…, várias formas de anúncio da Palavra de Deus… para despertar, fomentar e consolidar a fé dos fieis, quer em ordem ao conhecimento da fé e do Evangelho, quer em ordem à pratica da vida cristã.

4 Um processo que se desenvolve em vários âmbitos, tempos e espaços:
O seio da família cristã; A catequese da comunidade; No âmbito das celebrações e pregação litúrgica; O ensino religioso na escolas (EMRC); A prática da caridade nas suas diversas formas; Os Movimentos e Associações Católicas; Com o testemunho dos cristãos e dos santos… …Um grande anseio: levar os destinatários ao encontro pessoal, à intimidade com Jesus Cristo... De facto, só quem faz experiência de encontro com Jesus é capaz de transformar a vida e saborear a alegria do Evangelho.

5 Um Anúncio constantemente renovado… em pedagogia e conteúdos
Com o contributo das ciências humanas, pedagógicas e educacionais dos últimos tempos… …Também com o contributo fundamental dos Documentos da Igreja, quer de ordem teológico-doutrinal, quer de orientação pastoral (fruto do Concílio Vaticano II, …), fatores de novo vigor na prática da vida cristã e promotores de renovação dos métodos de comunicação da fé

6 a) Os Catecismos Instrumentos insubstituíveis na comunicação da fé…o estudo das sínteses de fé que o catecismo oferece, é porta de acesso à experiencia da vida cristã; O primeiro catecismo católico apareceu no séc. XVI (1504); a partir daí, as comunidades católicas tiveram sempre catecismos atualizados para cada tempo… O Catecismo da Igreja Católica, para adultos, com o conteúdo essencial e fundamental da fé católica, foi publicado em 1992, com linguagem para o mundo de hoje (fruto do Concílio).

7 b) A formação de agentes/Catequistas
Sempre foi preocupação da comunidade católica formar os agentes evangelizadores e os catequistas, de acordo com as exigências e a evolução dos tempos… Os planos de formação, com percursos formativos a vários níveis, têm sido atualizados; As exigências da formação são de ordem espiritual, bíblico/teológico-doutrinal, pedagógico-catequética e metodológica, tendo em conta o “ser”, o “saber” e o “saber fazer” …

8 c) A fidelidade à Palavra e ao “homem em situação”
A evolução das ciências humanas e os Documentos da Igreja dão-nos hoje uma nova visão sobre a pessoa humana e também sobre o respeito que lhe deve a abordagem da fé… O agente da catequese ou da formação cristã de adultos, tem presente esta dupla fidelidade: - à Palavra, que é fidelidade a Cristo, seu Senhor e Mestre; e fidelidade ao destinatário da Palavra: capacidade de adaptação às idades e circunstancias, escuta dos seus anseios…

9 d) Anúncio que vá direito ao coração…
Toda a orientação pedagógica dos itinerários formativos, vai neste sentido: - Fazer um anúncio que vá direito ao coração das pessoas: ”Não temas, eu te resgatei e te chamei pelo teu nome; tu és meu”(Is 43,1) Deus chama com a ternura de um pai que tem cada filho como único; chama, porque ama e olha cada um como uma pessoa, que para Ele é incomparável e insubstituível.

10 e) A formação cristã de adultos
Sentimos que adultos e jovens carecem de uma nova síntese de fé, que os ajude a viver a sua vida cristã com alegria e esperança no mundo de hoje. A formação cristã torna-se essencial. A fé recebida em criança deve ser consolidada e experienciada na vida real da pessoa adulta e madura… A comunidade católica, faz a formação cristã dos adultos; o Catecismo da Igreja Católica, que propõe com fidelidade aquilo que a Igreja ensina, celebra, vive e reza, é o subsídio de eleição, acima de outros… para a catequese de adultos.

11 A Catequese da Infância e Adolescência
No âmbito da missão profética e evangelizadora da Igreja, a catequese da Infância e Adolescência, é a ação pastoral que está melhor organizada. Existe um Programa Nacional de catequese, com um Itinerário Catequético de 10 anos – dos 6 aos 16 anos – com duas Fases formativas distintas: a da Infância, que integra os seis primeiros anos; a da Adolescência que integra os quatro últimos. Cada Fase é dividida em Etapas: a 1ª e a 2ª Etapas, são a Fase da Infância; a 3ª e 4ª Etapas constituem a Fase da Adolescência.

12 a) Uma catequese de Iniciação cristã
…A fim de lançar as bases da fé e criar nos destinatários, uma personalidade crente e adulta, cada vez mais assumida e feliz. É um processo gradual e progressivo, de inspiração catecumenal, com momentos celebrativos ao longo do percurso, a marcar os passos de crescimento no conhecimento e na vivência da fé. Os conteúdos deste percurso dão um conhecimento básico sobre a Bíblia (4ºAno); o estudo do Credo (a fé professada); a formação e vivência dos sacramentos (a fé celebrada); os Mandamentos e as Bem aventuranças (a fé vivida); a oração do Pai nosso (a fé rezada).

13 b) Orientação querigmática e cristocêntrica
Centrada no querigma: apresentação do essencial da fé cristã, assente nas Sagradas Escrituras, textos bíblicos… O primeiro anúncio é repetido vezes sem conta, porque, como diz o Papa Francisco: “é o anúncio principal, aquele que se tem de voltar a ouvir sempre de diversas maneiras… em todas as etapas e momentos…” É apresentado de modo convidativo, tendo em conta a idade e capacidade de compreensão dos ouvintes; acompanhado de diversos subsídios de apoio: Imagens, dísticos, DVDs, cânticos, músicas...

14 c) …E mistagógica Valoriza o ensino mistagógico… explicando os objetos de culto e os símbolos principais das celebrações litúrgicas (a cruz, o altar, o sacrário, o ambão, a pia batismal…) dentro do espaço de culto. E também ao falar dos sacramentos e da liturgia, evocando os seus símbolos (vela do batismo, a veste branca, a cor das vestes dos sacerdotes…) ou das pessoas que assumem tarefas nas celebrações (acólitos, leitores, cantores…) … Enriquecida com a vivência dos atos litúrgicos, sobretudo na celebração das festas da catequese, de modo particular na celebração dos Sacramentos.

15 d) Uma Pedagogia, um Método
Por força da originalidade da própria da fé, a pedagogia da catequese é inspirada e moldada pela pedagogia que Deus usou na sua revelação à humanidade (sobretudo em Jesus Cristo) e que é o modelo da pedagogia de fé. Tem como finalidade última pôr a pessoa em comunhão com Deus e educá-la para Cristo. O método é ativo, indutivo…, nos seus procedimentos está apenas, como facilitador, ao serviço da comunicação da fé e do contacto com Deus…

16 A última palavra… A fé, que é dom de Deus, nasce da Palavra; desperta em nós pelo anúncio da Palavra… ..Que colhida e correspondida, atua em nós como uma iluminação, que nos faz ver, de outra maneira, os acontecimentos e realidades da existência; algo que se quer cada vez mais possuir, viver e partilhar… Pela fé reconhecemos que Jesus é Aquele que vem ao nosso encontro como Ressuscitado, antes mesmo de O procurarmos, para nos dar a vida… como vemos em relatos do Evangelho (Lc 24,15; 34; Jo 20,16; At 9,4;22,7; 26,14….).

17 Conclusão …Acreditamos que dessa experiência de encontro com Jesus, a que todos somos convidados… nasce o desejo de O testemunhar a outros... Então, é a experiencia de uma fé assim, o que a comunidade católica deseja com a catequese que oferece aos seus fiéis. Irmã Isolinda


Carregar ppt "V Fórum da UASP “O acesso à experiência da fé, hoje"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google