A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

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Apresentação em tema: "A IMPORTÂNCIA DA LEITURA"— Transcrição da apresentação:

1 A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
Prof. Armando Chafik

2 A Importância da Leitura
É através da leitura que se realiza o processo de transmissão e aquisição da cultura. O ato de ler é indispensável nos cursos de graduação Ler exige postura crítica, sistemática, disciplina intelectual, conseguidos com a prática.

3 A Importância da Leitura
Ler é vencer as etapas: Decodificação: Tradução dos sinais Intelecção: Percepção do assunto Interpretação: Compreensão e interpretação das ideias Aplicação: Deve estar de acordo com os objetivos propostas

4 Leitura Verbal Leitura de Símbolos
Tipos de Leituras Leitura Verbal Leitura de Símbolos

5 Leitura Gestual Comunicação sonora
Tipos de Leituras Leitura Gestual Comunicação sonora

6 Modalidades da Leitura
Leitura Oral: Exercício e prática, em voz alta.

7 Modalidades da Leitura
Leitura Técnica: Ler gráficos e tabelas

8 Modalidades da Leitura
Leitura de Informação: Ler cultura geral

9 Modalidades da Leitura
Leitura de Prazer: Ler para o lazer

10 Modalidades da Leitura
Leitura de Estudo: Aquisição de conhecimento

11 Leitura Estudo ou Informativa
Fases da Leitura Informativa: Leitura de Reconhecimento: visão geral do texto, uma leitura “por alto”. Leitura Seletiva: seleção de informações importantes Leitura Crítica: Exige estudo, compreensão, análise dos textos Leitura Interpretativa: 3 etapas: Dados e informação; Triangulação de dados; Julgamento do material coletado

12 Hábitos de Leitura Determinado; Unidade de pensamento;
UM BOM LEITOR UM MAL LEITOR Determinado; Unidade de pensamento; Discute o que lê Lê vários assuntos Sabe e gosta de ler Forma biblioteca particular Vários padrões de velocidade Lê sem finalidade Lê palavra por palavra Não discute o que lê Só lê um tipo de assunto Lê pouco e não gosta Não forma biblioteca particular Um só ritmo de leitura

13 TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE GRADUAÇÃO
SUBLINHAR: Técnica para elaborar esquemas Ressaltar as idéias importantes do texto Para sublinhar é preciso compreender o texto Não se deve sublinhar parágrafos ou frases, apenas palavras-chave ou grupo de palavras

14 Procedimentos para Sublinhar
Ler todo o texto Esclarecer vocabulário e termos técnicos Reler o texto e sublinhar, em cada parágrafo, palavras que contém a ideia-núcleo do texto Marcar com interrogação, trecho confusos ou discutíveis Ler o que foi sublinhado, ver sentido. Reconstruir o texto em forma de esquema

15 Elaboração de Esquemas
ESQUEMA – é como uma radiografia do texto, ou seja, o esqueleto do texto Setas, linhas, círculos, colchetes, chaves, símbolos diversos Um esquema útil deve ter: Fidelidade ao texto Estrutura lógica Adequação ao Assunto Deve ajudar e não atrapalhar o entendimento

16 Tipos de Resumo Resumo descritivo ou indicativo: principais tópicos do texto original. Máximo de 15 a 20 linhas. Resumo informativo ou analítico: Reduz texto a 1/3 ou ¼ do original. Não são permitidas opiniões pessoais do autor. Resumo crítico: Reduz texto a 1/3 ou ¼ do original. Mas permite opiniões pessoais do autor. Resenha: Tipo de resumo crítico, inclui também julgamento de valor (comparação com outras obras). Sinopse: Resumo bem curto, elaborado apenas pelo autor da obra.

17 Um bom Resumo deve ser: Breve e conciso: Devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundários. As ideias devem ser bem expressas com um mínimo de palavras. Pessoal: Deve ser feito com nossas próprias palavras. Ele é o resultado de nossa leitura sobre um texto. Logicamente estruturado: Deve trazer as ideias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo. Em ordem lógica. O texto deve ter começo, meio e fim. Autoexplicativo: utilizando a terceira pessoa no singular. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal.

18 Um Resumo Informativo bem elaborado deve:
Apresentar o assunto da obra (forma sucinta); Não apresentar comentários pessoais; Respeitar a ordem das ideias e fatos; Usar linguagem clara e objetiva; Evitar a transcrição de frases do original; Apontar as conclusões do autor; Dispensar a consulta ao original para compreensão do assunto. Reduzir o texto a 1/3 ou ¼ do original.

19 Devemos evitar no Resumo Informativo:
Uso de parágrafos; Frases longas; Citações e descrições ou explicações detalhadas; Expressões do tipo: “O autor trata”, “no texto do autor” e similares; Figuras, tabelas, gráficos, fórmulas, equações, etc

20 Um Resumo Descritivo bem elaborado deve:
Referências das partes principais do texto; Usar frases curtas; Descreve a natureza do texto e seus objetivos; Máximo de 15 a 20 linhas; Não dispensa a leitura do texto original. Um bom exemplo são as sinopses de filmes publicadas nos jornais. Ali temos apenas uma ideia do que se trata o filme

21 Um Resumo Crítico bem elaborado deve:
Redação técnica que avalia de forma sintética uma obra científica ou literária; Reduzir o texto a 1/3 ou ¼ do original. Permite opiniões e comentários; Dispensa a leitura do texto original;

22 Resumo Crítico ou Resenha?
A Resenha é um tipo de Resumo crítico, contudo, mais abrangente. Além de permitir comentários, permite também julgamento de valor, tais como comparações com outras obras. Exige conhecimento do assunto, para estabelecer comparações. Maturidade intelectual para fazer avaliações.

23 Redação de Resumos: Parágrafos e Capítulos
Parágrafos e capítulos podem ser resumidos aplicando-se a técnica de sublinhar. Reescrevendo o texto, organizando as frases. Que resume um parágrafo, saberá resumir um capítulo. Quem resume capítulos, com a prática, resumirá a obra inteira.

24 Redação de Resumos: Livros
Leitura integral do livro; Aplicar a técnica de sublinhar; Reestruturar a redação, identificando as principais parte do livro e montar um esquema de redação. Tomando por base o esquema de redação, fazer o rascunho, resumindo por capítulos ou partes.


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