A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Prática de Formação e Tecnologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Prática de Formação e Tecnologia"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Prática de Formação e Tecnologia
Rua Quinta da Armada Nº108 Braga Tef

2 CURSO Instalação e Manutenção de Sistemas Operativos

3 Cuidados a ter na montagem do PC
Utilize uma pulseira anti-estática para não danificar o computador, devido ao diferencial eléctrico entre o nosso corpo e o computador.

4 Cuidados a ter na montagem do PC
Escolha bem os componentes e o seu grau de compatibilidade.

5 Cuidados a ter na montagem do PC
Tenha em atenção as instruções fornecidas com o manual da placa mãe, (Motherboard).

6 Cuidados a ter na montagem do PC
Na instalação das Memórias Ram, as patilhas brancas devem estar abertas. Depois de encaixadas, estas fecham-se automaticamente. Para retirar a memória, basta abrir com cuidado, as patilhas para esta se soltar.

7 Cuidados a ter na montagem do PC
Os parafusos que servem de suporte nas Motherboard’s menos recentes, têm que levar uma pequena anilha de material isolante para não haver possíveis contactos entre a placa mãe e a caixa.

8 Componentes de um PC Apresentação de todos os componentes que
constituem um PC

9 Vários Tipos de Caixas

10 Vários Tipos de Caixas

11 Vários Tipos de Caixas

12 Fonte de Alimentação

13 Fonte de Alimentação A fonte de alimentação recebe corrente alternada da rede eléctrica - 220V e transforma em corrente contínua de 5 e 12 volts, para a alimentação dos circuitos internos do computador.

14 Motherboard (Placa-Mãe)

15 Motherboard (Placa-Mãe)
É a placa mais importante do computador é nela que se vai ligar todos os componentes. Nela está inserida o processador, a memória RAM, e diversos interfaces.

16 Microprocessador

17 Microprocessador O microprocessador ou simplesmente CPU
(Central Processing Unit) ou UCP (Unidade Central de Processamento) – são circuitos integrados passíveis de ser programados para executar uma tarefa predefinida, basicamente manipulação e processamento de dados.

18 Memória Ram

19 Memória Ram È a memória principal do computador, permite tratar toda a informação introduzida pelo utilizador. Por isso lhe chamamos uma memória aleatória de escrita e de leitura, não podendo nela ser gravados quaisquer dados.

20 Disco Rígido

21 Disco Rígido É um dispositivo de entrada e saída que lê e escreve informação em suportes magnéticos com a forma de pequenos discos feitos de um material rígido (disco – rígido ). Os discos rígidos têm, actualmente, capacidade de armazenamento na ordem dos muitos Giga bytes.

22 Fitas de Barramento (IDE)

23 Fitas de Barramento (IDE)
É uma via de comunicação que transporta a informação, entre vários componentes do computador.

24 Drive Disquete

25 Drive Disquete É um dispositivo de entrada e saída, escreve e lê informação em suportes magnéticos com a forma de pequenos discos flexíveis. As disquetes que conheceram uma maior divulgação têm um formato de 3,5 polegadas, com uma capacidade de 1,44 MBytes.

26 Drive de CD Rom

27 Drive de CD Rom Dispositivo que lê e também escreve informação em suportes ópticos. A gravação e leitura da informação baseia-se na tecnologia laser. Num futuro próximo será o substituto da drive Disquetes.

28 Drive de DVD

29 Drive de DVD A principal diferença dos DVD`s relativamente aos CD`s reside na elevada capacidade de armazenamento de informação dos DVD`s, sendo estes mais utilizados para gravar filmes.

30 Placa Gráfica - (Placa de Vídeo)

31 Placa Gráfica Dela depende a qualidade das imagens visualizadas no monitor, a sua principal função é transformar os dados que lhe são enviados pelo processador em imagem.

32 Placa de Som

33 Placa de Som A Placa de Som é necessária para ligarmos todos os periféricos que emitem som, como as colunas, drives CD`s, drives DVD`s, consolas de jogos, etc.

34 Placa de Rede

35 Placa de Rede A Placa de Rede é necessária para ligarmos vários PC`s numa rede interna, como num escritório, numa escola, empresas, etc.

36 Modem

37 Modem Este Dispositivo utiliza-se para ligar um PC a uma rede externa, é utilizado basicamente para ligações á Internet.

38 Monitor

39 Monitor O monitor é por excelência o dispositivo de comunicação do computador para com o utilizador.

40 Rato

41 Rato O rato é um dispositivo fundamental no trabalho com um computador. A maioria dos sistemas operativos, ambientes de trabalho e programas de aplicação, funcionam em grande medida com base em símbolos e outros grafismos no ecrã, sobre os quais o rato deve actuar.

42 Teclado

43 Teclado O teclado é um dispositivo de entrada de informação indispensável num computador, pois é através dele que os utilizadores podem introduzir dados, dar instruções ao sistema operativo e utilizar os diversos programas disponíveis no PC.

44 Ligação das peças que formam um PC

45 Caixa - (Interior)

46 Resolução de uma Avaria
Se ligarmos o computador e este não arrancar normalmente, como devemos proceder?

47 Passos a efectuar numa avaria
Verificação dos cabos; Falha na fonte de alimentação; Deficiência grave no micro processador; Pilha descarregada; Motherboard (placa mãe) danificada

48 Passos a efectuar numa avaria
Quando ligamos o PC ele emite toques sonoros (bips), estes são pistas valiosas sobre o que está errado. Antes de consultar a tabela de (bips), devemos examinar o manual da Motherboard, para comparar a tabela com as sequências de (bips) emitidos.


Carregar ppt "Escola Prática de Formação e Tecnologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google