A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CRISTIANISMO NO IMPÉRIO ROMANO E M R C Margarida Serrenho 7ºD.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CRISTIANISMO NO IMPÉRIO ROMANO E M R C Margarida Serrenho 7ºD."— Transcrição da apresentação:

1 O CRISTIANISMO NO IMPÉRIO ROMANO E M R C Margarida Serrenho 7ºD

2 A convicção de que Jesus está vivo leva os cristãos a acolher e cultivar a fé, ou seja, a acreditar e a admitir em Jesus uma mensagem salvadora e libertadora. Se Cristo é a luz do mundo, temos que espalhar e anunciar por todo o mundo as maravilhas de Deus.

3 Rede de estradas; Comunidades judaicas; Numerosas cidades;
O facto da língua grega e do latim serem compreendidas pela população; A força interior dos cristãos; Fez com que... O Cristianismo se espalhasse com facilidade pelos territórios do Império Romano.

4 Os romanos eram politeístas, prestavam culto ao imperador e viviam numa sociedade baseada na exploração do trabalho escravo. Os cristãos apresentam Jesus como o Salvador e afirmam um Deus amigo e libertador. Sugerem uma nova sociedade onde não se encontra a distinção entre pessoas. Onde se afirma haver a fraternidade universal.

5 A mensagem do Evangelho difundiu-se pelas cidades gregas até ao norte de África. Os apóstolos fundavam pequenas comunidades crentes que acompanhavam, à distancia, através das cartas (de Pedro, Paulo, João e Tiago).

6 Começa um período de perseguições aos cristãos
Começa um período de perseguições aos cristãos. Em Roma os cristãos refugiavam-se em subterrâneos as “Catacumbas”. Lá viviam o seu culto às escondidas desenvolvendo um código de comunicação. Figura 1: Catacumbas

7 Os primeiros cristãos reconheciam-se com o símbolo do peixe
Os primeiros cristãos reconheciam-se com o símbolo do peixe. Isto quer dizer Jesus Cristo Filho de Deus Salvador. Figura 2: Sinal com que se representavam os primeiros cristãos

8 Em 64 d. C. ocorreu um grande incêndio em Roma
Em 64 d.C. ocorreu um grande incêndio em Roma. O imperador Nero com medo das suspeitas que se levantavam sobre si, lançava as culpas sobre seguidores de Cristo e vários cristãos romanos foram queimados ou lançados às feras no coliseu. Muitos lugares de culto cristão recordam o lugar onde discípulos deram a vida pela sua fé. Figura 3: Coliseu de Roma Figura 4: Basílica de São Paulo

9 Apesar de muitas dificuldades, muitos cristãos manterem-se fiéis à sua religião.

10 Actividades 1. Porque motivos eram os cristãos perseguidos pelos romanos? Porque adoravam Jesus. b) Porque eram monoteístas e recusavam-se a prestar culto ao imperador. Porque apresentavam uma proposta de amor e fraternidade entre escravos e senhores. 2. O que eram as catacumbas? As catacumbas eram o refúgio subterrâneo onde viviam o seu culto às escondidas.

11 3. Indica as razões pelas quais, e apesar das dificuldades, o Cristianismo se difundiu tão rapidamente. Assinala as respostas correctas. A rede viária do império romano e a existência de grandes aglomerados urbanos. As artes mágicas dos cristãos para convencer os imperadores. A língua grega e latina como idiomas falados na quase totalidade do império. O exemplo, o testemunho e a alegria contagiante dos cristãos. O facto de os romanos não terem nenhuma religião. 4. Refere o significado e simbolismo do peixe na arte e celebrações dos primeiros cristãos. Na sua língua peixe tem como significado “Jesus Cristo (de) Deus Filho Salvador”.

12 Fim Margarida Serrenho 7ºD Nº17


Carregar ppt "O CRISTIANISMO NO IMPÉRIO ROMANO E M R C Margarida Serrenho 7ºD."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google