A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Genética Básica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Genética Básica."— Transcrição da apresentação:

1 Genética Básica

2

3

4

5

6

7

8

9 Como são determinadas as características?

10 fenótipo externo Proteínas e enzimas interno ambiente genes

11 Genótipo: conjunto de genes de um indivíduo.
Fenótipo: características observáveis de uma espécie, que são determinadas por genes e que podem ser alteradas pelo ambiente..

12 O que é gene? Gene: fragmento de DNA que pode ser transcrito na síntese de proteínas.

13

14 DNA O DNA, constituinte fundamental do cromossomo, é formado por bases nitrogenadas, entre elas as purinas, representadas pela adenina e guanina, e pelas piridimindas, representadas pela citosina e timina. No mRNA e timina é substituída pela uracila.

15 DNA A molécula de DNA é uma hélice dupla helicóidal, em que o filamento externo é constituído por fósforo e açúcar e a parte mais interna pelas ligação por pontes duplas de hidrogênio entre adenina e guanina e triplas entre citosina e timina

16

17 CORPO CROMOSSOMOS AMINOÀCIDOS PROTEÍNAS
A maioria das bilhões de células que compõem o ser humano contém, 23 pares de cromossomos, cujo DNA incluí de 50 a 100 mil genes, com as instruções necessárias para a síntese de proteínas CORPO CÉLULAS CROMOSSOMOS PROTEÍNAS AMINOÀCIDOS

18 Número de Cromossomos O numero de cromossomo é, em geral, constante para os indivíduos de uma mesma espécie. O número básico de cromossomos da espécie ou o conjunto completo de cromossomos diferentes é denominado por genoma.

19 Em organismos diplóides as células somáticas apresentam 2n cromossomos no qual n veio de seu genitor feminino e os n restantes do genitor masculino. Pelo processo meiótico, formam-se gametas com n cromossomos.

20 ESPÉCIE HAPLÓIDE N DIPLÓIDE 2N HUMANA 23 46 CÃO 39 78 BOVINO 30 60 OVINO 27 54

21 Alelos: genes que ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos.
Homólogos: cromossomos que possuem genes para as mesmas características.

22

23 DNA → RNA → PROTEÍNA O DOGMA CENTRAL

24 Genética Mendeliana Gregor Mendel ( ), monge austríaco, é considerado o “pai da genética”. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha (Pisun sativum) observando a transmissão hereditária de várias características. Em 1865 publicou o artigo "Experiments with Plant Hybrids" que foi ignorado. A partir de 1900 vários pesquisadores confirmaram seus resultados. Suas duas leis ainda hoje são base para os estudos genéticos.

25 Genética Mendeliana Por que ervilhas? Fácil cultivo em canteiros.
Várias características contrastantes e de fácil observação. Ciclo vital curto e grande número de descendentes (sementes). Predomina reprodução por autofecundação, portanto linhagens naturais são puras.

26 1a Lei de Mendel “Pureza dos Gametas”
“As características dos indivíduos são condicionadas por pares de fatores (genes), que se separam durante a formação dos gametas, indo apenas um fator do par para cada gameta”.

27 ACASALAMENTOS MONOHÍBRIDOS

28 Monoibridismo com Dominância
Herança condicionada por um par de alelos. Dois fenótipos possíveis em F2. Três genótipos possíveis em F2. Proporção fenotípica 3:1 Proporção genotípica 1:2:1 Ex.: cor das sementes em ervilhas. P amarelas x verdes F1 100% amarelas F1 amarelas x amarelas F2 75% amarelas 25% verdes VV vv Vv Vv Vv VV Vv vv

29 ACASALAMENTOS MONOHÍBRIDOS
x BB bb F1 : 100 % Bb

30 ACASALAMENTOS MONOHÍBRIDOS
X Bb BB bb

31 CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS
MUTAÇÃO CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS HETEROZIGOTO HOMOZIGOTO

32 Pais Gametas

33 Monoibridismo sem Dominância
Herança condicionada por um par de alelos. Três fenótipos possíveis em F2. Três genótipos possíveis em F2. Proporção fenotípica 1:2:1 Proporção genotípica Ex.: cor das flores em Maravilha. P vermelhas x brancas F % rosas F1 rosas x rosas F2 25% vermelhas 50% rosas 25% brancas VV BB VB VB VB VV VB BB

34 Conceitos Gerais Gene Dominante: aquele que sempre que está presente se manifesta. Gene Recessivo: aquele que só se manifesta na ausência do dominante. Homozigoto ou Puro: indivíduo que apresenta alelos iguais para um ou mais caracteres. Heterozigoto ou Híbrido: indivíduo que apresenta alelos diferentes para um ou mais caracteres.

35 Conceitos Gerais Genes Codominantes: os dois genes do par manifestam seu caráter. Polialelia: mais de dois alelos para um mesmo caráter. Pleiotropia: um par de genes determina vários caracteres. Polimeria: vários pares de genes determinam um só caráter.

36 Genealogias ou Heredogramas
sexo masculino indivíduos que apresentam o caráter estudado sexo feminino filhos ou descendentes sexo desconhecido casamento ou cruzamento gêmeos dizigóticos casamento ou cruzamento consangüíneo gêmeos monozigóticos

37 Probabilidade em Genética
Probabilidade é a relação entre um ou mais eventos esperados e o número de eventos possíveis. eventos esperados P = eventos possíveis Regra do “E” A probabilidade de dois ou mais eventos independentes ocorrerem simultaneamente é igual ao produto das probabilidades de ocorrerem separadamente. Regra do “OU” A probabilidade de dois ou mais eventos mutuamente exclusivos ocorrerem é igual a soma das probabilidades de ocorrerem separadamente.

38 Genes Letais Provocam a morte ou não desenvolvimento do embrião.
Determinam um desvio nas proporções fenotípicas esperadas, geralmente 2:1. Aa Aa AA Aa Aa aa

39 Cruzamento-Teste Utilizado para se saber se um indivíduo com fenótipo dominante é homozigoto ou heterozigoto. Consiste em cruzar o indivíduo em questão com um indivíduo com fenótipo recessivo e analisar as proporções fenotípicas nos descendentes. Obtendo-se 100% de indivíduos dominantes, o testado é, com certeza, homozigoto. Obtendo-se 50% de dominantes e 50% de recessivos, então o testado é heterozigoto. Quando é utilizado o genitor recessivo para o teste o processo é chamado de retrocruzamento ou back-cross.

40 Alelos Múltiplos (Polialelia)
Herança determinada por 3 ou mais alelos que condicionam um só caráter, obedecendo os padrões mendelianos. Cada indivíduo tem, no genótipo, apenas dois alelos, um de origem paterna e outro de origem materna. Novos alelos surgem por mutações que provocam alterações na proteína original.

41 Alelos Múltiplos (Polialelia)
Ex.: Cor da pelagem em coelhos. 4 alelos C  selvagem (aguti). cch  chinchila. ch  himalaia. ca  albino. ch _ cch _ C _ C > cch > ch > ca caca

42 A herança obedece os padrões mendelianos:
Grupos Sangüíneos Determinado por proteínas presentes no plasma ou nas hemácias. Conhecimento importante nas transfusões, medicina legal, estudos étnicos, etc. Transfusões baseadas nas relações antígeno/anticorpo. A herança obedece os padrões mendelianos: Sistema ABO  Polialelia e codominância. Sistema Rh  Monoibridismo com dominância. Sistema MN  Monoibridismo sem dominância.

43 Aglutinogênio nas hemácias
Sistema ABO Grupo Sangüíneo Aglutinogênio nas hemácias Aglutinina no plasma A Anti-B B Anti-A AB A e B - O Anti-A e Anti-B Doações O A B AB

44 Sistema ABO IA = IB > i Fenótipos Genótipos Grupo A IAIA ou IAi
Os grupos do sistema ABO são determinados por uma série de 3 alelos, IA, IB e i onde: Gene IA determina a produção do aglutinogênio A. Gene IB determina a produção do aglutinogênio B. Gene i determina a não produção de aglutinogênios. IA = IB > i Fenótipos Genótipos Grupo A IAIA ou IAi Grupo B IBIB ou IBi Grupo AB IAIB Grupo O ii


Carregar ppt "Genética Básica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google