A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO"— Transcrição da apresentação:

1 OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
In: LIBÂNEO, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

2 Objetivos e conteúdos de ensino
Conteúdos: base objetiva da instrução referidos aos objetivos e viabilizados pelos métodos de transmissão e assimilação. Cabe aos métodos: dinamizar as condições e modos de realização do ensino. Temas: Importância dos objetivos educacionais Objetivos gerais e específicos Conteúdos de ensino Critérios de seleção dos conteúdos OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

3 Importância dos objetivos educacionais
Objetivos educacionais: mediante ação intencional e sistemática. Não há prática educativa sem objetivos. Objetivos – três referências interligadas e sujeitas a contradições: Valores e idéias – legislação Conteúdos básicos das ciências Necessidades e expectativas da sociedade OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

4 Importância dos objetivos educacionais
Conteúdos escolares e a disseminação da ideologia da classe dominante. Avaliar a pertinência dos objetivos: em que medida atendem exigências de democratização política e social e necessidades da clientela. Importância de os conteúdos de ensino erguerem-se em meio à relevância social. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

5 Importância dos objetivos educacionais
Dois níveis de objetivos educacionais: Gerais – propósitos mais amplos, grandes linhas. Específicos – determinam exigências e resultados esperados da atividade dos alunos. Trabalho docente: relacionado a convicções e ações sobre o destino do homem e a sociedade (caráter político: que homem se pretende formar? Para que sociedade?). OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

6 Importância dos objetivos educacionais
Objetivos gerais – níveis de abrangência: Pelo sistema escolar. Pela escola / instituição de ensino. Pelo professor. Atitude crítica do docente face aos objetivos:quais convergem para a democratização? Quais a cerceiam? Reavaliar o programa oficial, a partir de objetivos sócio-políticos. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

7 Importância dos objetivos educacionais
Objetivos gerais da educação: educação no conjunto das lutas pela democratização da sociedade. Garantir sólida preparação cultural e científica. Assegurar o máximo de desenvolvimento das potencialidades do aprendiz. Formar a capacidade crítica e criativa, na relação teoria e prática. Formar convicções para a vida coletiva (coletividade, solidariedade...). Instituir processos participativos. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

8 Importância dos objetivos educacionais
Objetivos gerais da educação: guia para uma reflexão sobre as implicações sociais do trabalho docente e sobre a relevância da disciplina em questão. Objetivos específicos: particularizam a compreensão das relações entre escola e sociedade e do papel da matéria de ensino. Cabe ao professor vincular os objetivos específicos aos gerais, sem perder de vista a situação concreta (da escola, da matéria, dos alunos) em que serão aplicados. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

9 Importância dos objetivos educacionais
Objetivos específicos - recomendações: Especificar conhecimentos e habilidades. Observar a seqüência lógica. Expressar os objetivos com clareza. Dosar o grau de dificuldades. Formular os objetivos como resultados a atingir. Indicar os resultados do trabalho dos alunos (o que devem compreender, fazer...). OAPI I – terceiro texto sobre planejamento. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

10 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS
Conteúdos de ensino Relações recíprocas entre matéria – professor – aluno. Os conteúdos de ensino não são estáticos, cristalizados, mas significativos, porque articulados às condições sócio-culturais e individuais dos alunos. Devem incluir elementos da vivência prática dos alunos (conteúdos significativos). OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

11 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS
Conteúdos de ensino Conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista o processo de construção do conhecimento dos alunos e suas relações com o contexto vivido. Retratam a experiência social da humanidade, constituindo o objeto de mediação escolar. São organizados em matérias de ensino. Expressam os resultados da atividade prática dos homens, nas suas relações com o ambiente natural e social. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

12 OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS
Conteúdos de ensino Nas sociedades capitalista, o saber é reservado ao usufruto da classe dominante. Os conhecimentos e modos de ação surgem da prática social e histórica dos homens e são sistematizados e transformados em objetos de conhecimento. Vínculo entre o aluno e a prática social. Na escolha dos conteúdos de ensino: não só a herança cultural, mas também a experiência da prática social vivida no presente pelos alunos. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

13 Elementos dos conteúdos de ensino
Inter-relação entre eles. Conhecimentos sistematizados: conceitos e termos fundamentais das ciências. Habilidades: qualidades intelectuais necessárias para a atividade mental no processo de assimilação de conhecimentos. Atitudes e convicções: modos de agir, de sentir e de se posicionar frente a tarefas da vida social. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

14 Elementos dos conteúdos de ensino
Os elementos constitutivos dos conteúdos convergem para a formação das capacidades cognoscitivas. Capacidades cognoscitivas: processos psíquicos da atividade mental (relação parte-todo, abstração, generalização, análise, síntese...). OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

15 Elementos dos conteúdos de ensino
Fontes para a escolha dos conteúdos de ensino: Programação oficial. Bases das ciências, da técnica e da arte. Experiência da prática de vida dos alunos e necessidades profissionais, sociais, políticas e culturais. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

16 Elementos dos conteúdos de ensino
Três sentidos das exigências teóricas e práticas da vida social: Participação na prática social. Relação entre o estudo sistemático das matérias e o cotidiano dos alunos. Condições de rendimento escolar dos alunos. Prática social: determina a contradição entre as exigências de aquisição e estudo das matérias, as condições sócio-culturais e o nível de preparo para realizá-los. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

17 Dimensão crítico-social dos conteúdos
Reconhece a objetividade e universalidade dos conteúdos. Não neutralidade dos conteúdos: nas sociedades capitalistas o saber reflete os interesses do poder. O conhecimento é interessado, porque produzido socialmente, na relação entre classes sociais e suas contradições. Consciência crítica: do conhecimento científico para a aplicação teórica e prática; mobilização de convicções para a participação na vida prática. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

18 Dimensão crítico-social dos conteúdos
Caráter histórico dos conteúdos, em estreita ligação com o caráter científico: elaborados conforme as necessidades de cada época histórica e os interesses sociais vigentes em cada organização social. Dimensão crítico-social dos conteúdos: domínio ativo e prático de modos de atuação crítica e criativa na vida, na profissão, no exercício da cidadania. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

19 Dimensão crítico-social dos conteúdos
Dimensão crítico-social dos conteúdos: elevação do grau de compreensão da realidade e formação de convicções e princípios reguladores da ação na vida prática. Grande referência: Dermeval Saviani. OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

20 Os conteúdos e o livro didático
É necessário um estudo crítico dos materiais didáticos. Os materiais didáticos expressam o modo de ver de determinados segmentos sociais. Critérios de seleção: Correspondência entre objetivos gerais e conteúdos. Caráter científico. Caráter sistemático (ligação entre os temas). Relevância social. Acessibilidade e solidez (organização didática). OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS

21 Questões para discussão
Em que medida os objetivos educacionais são socialmente determinados? Quais são as relações básicas entre objetivos e conteúdos? Que aspectos podem influenciar a seleção de conteúdos de ensino? Que critérios estão implicados na seleção dos conteúdos? OAPI I - LUCILA PESCE - OBJETIVOS E CONTEÚDOS


Carregar ppt "OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google