A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade III Racionalidade Argumentativa e Filosofia Sub-unidade I Argumentação e Lógica Formal Lógica Proposicional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade III Racionalidade Argumentativa e Filosofia Sub-unidade I Argumentação e Lógica Formal Lógica Proposicional."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade III Racionalidade Argumentativa e Filosofia Sub-unidade I Argumentação e Lógica Formal Lógica Proposicional

2 Planificação Geral de aulas de Lógica Proposicional
TEMA Introdução ao estudo da Lógica Proposicional N.º DE AULAS 6 aulas de 90' OBJECTIVOS GERAIS Reconhecer na lógica um instrumento fundamental para uma argumentação clara e válida Adquirir competências no domínio da representação simbólica Reconhecer nas regras da lógica formas de raciocínio comum CONTEÚDOS Importância da clareza e do rigor da argumentação em filosofia O objecto da lógica proposicional Identificação das proposições lógicas Noções de sentido, absurdo, valor de verdade Distinção validade / verdade Conceito de dedução Representação simbólica Noções de argumento, premissa, conclusão Atribuição de variáveis Identificação das conectivas Tabelas de verdade Formas de inferência Formas de inferência válidas: modus tollens e modus ponens Tautologias e contradições OBJECTIVOS ESPECÍFICOS Identificar o objecto da lógica Operar com formas de inferência válidas Distinguir formas de inferência válidas das falaciosas Aplicar os conhecimentos adquiridos no decurso da subunidade ESTRATÉGIAS Leitura de textos introdutórios Apresentação de quadro sistemático das conectivas Exercícios de aplicação da matéria dada webquest

3 MATERIAL UTILIZADO Fotocópias Transparência Quadro Giz BIBLIOGRA- FIA DO PROFESSOR S. BLACKBURN, Think: a compelling intriduction to philosophy, Pense: uma introdução à filosofia, D. MURCHO, P. SANTOS (Rev. Cient.), Lisboa, Ed. Gradiva, 2001, 1ª ed., pp J. BRANQUINHO, D. MURCHO (org.), Enciclopédia de Termos Lógico-Filosóficos, Lisboa, Gradiva, 2001. W. KNEALE, M. KNEALE, The development of logic, O desenvolvimento da lógica, Trad. M. S. Lourenço, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 1991, 3ª ed. D. MURCHO, A natureza da filosofia e o seu ensino, Lisboa, Plátano Ed., 2002, 1ª ed. D. MURCHO, O lugar da lógica na filosofia, Lisboa, Plátano Ed., 2003, 1ª ed. A. WESTON, A rulebook for arguments, A arte de argumentar, Trad. D. MURCHO, Lisboa, Ed. Gradiva, 1996, 1ª ed. BIBLIOGRA- FIA DO ALUNO S. BLACKBURN, Think: a compelling intriduction to philosophy, Pense: uma introdução à filosofia, D. MURCHO, P. SANTOS (Rev. Cient.), Lisboa, Ed. Gradiva, 2001, 1ª ed., pp A. WESTON, A rulebook for arguments, A arte de argumentar, Trad. D. MURCHO, Lisboa, Ed. Gradiva, 1996, 1ª ed. Textos a distribuir nas aulas AVALIAÇÃO Participação nas aulas Pertinência das respostas avançadas às questões colocadas

4 Aula n.º 1 TEMA Introdução ao estudo da lógica N.º de AULAS 1 aula de 90' CONTEÚDOS O objecto da lógica e a sua linguagem específica OBJECTIVOS ESPECÍFICOS Compreender os conceitos de lógica e de paradoxo ou aporia Identificar o objecto da lógica Distinguir proposições lógicas de outros enunciados linguísticos Apreender noções nucleares: sentido, absurdo, valor de verdade Aplicar noções adquiridas no decurso da aula ESTRATÉGIAS DE TRABALHO Texto n.º 1: O que é a lógica? ler, sublinhar Texto n.º 2: O que é uma proposição? Ler, sublinhar, clarificar noções MATERIAL UTILIZADO Fotocópias AVALIAÇÃO Participação na aula Pertinência das respostas avançadas

5 Aula n.º 2 TEMA Representação simbólica Nº de AULAS 1 aula de 90' CONTEÚDOS Distinções fundamentais para a compreensão da lógica proposicional e representação simbólica OBJECTIVOS ESPECÍFICOS Distinguir validade/verdade, forma/conteúdo Apreender o conceito de dedução Compreender as noções de argumento, premissa e conclusão Distinguir proposições simples de proposições compostas Representar simbolicamente as proposições Aplicar a representação simbólica ESTRATÉGIAS DE TRABALHO Texto nº 3: Sobre os conceitos de validade e verdade Ler, sublinhar, clarificar conceitos, realizar exercícios Exemplos Projecção e explicação de quadro sistemático das conectivas MATERIAL UTILIZADO Fotocópias Quadro Giz transparência AVALIAÇÃO Participação na aula Pertinência das respostas avançadas

6 Aulas n.º 3 e 4 TEMA Tabelas de verdade das conectivas Nº de AULAS 2 aulas de 90‘ CONTEÚDOS Noção de valor de verdade Tabelas de verdade OBJECTIVOS ESPECÍFICOS Compreender a noção de valor de verdade Construir tabelas de verdade Operar com as diferentes conectivas Atribuir valores de verdade Determinar e demonstrar o valor de verdade das proposições Interpretar resultados ESTRATÉGIAS DE TRABALHO Divisão da turma em pequenos grupos de trabalho webquest Correcção colectiva da ficha de exercícios Sistematização da matéria aprendida MATERIAL UTILIZADO Fotocopias Quadro Giz AVALIAÇÃO Participação na aula Pertinência das respostas avançadas

7 Voltar Aulas n.º 5 e 6 TEMA Regras de inferência N.º de AULAS
2 aulas de 90' CONTEÚDOS Conceito de inferência Inferências de implicação válidas: modus ponens, modus tollens Falácias: negação do antecedente, afirmação do consequente Algumas equivalências lógicas Proposições contingentes, tautológicas e contraditórias OBJECTIVOS ESPECÍFICOS Reconhecer e aplicar formas de implicação válidas Identificar falácias Interpretar tabelas de verdade Identificar tipos de proposições Reconhecer as leis de equivalência lógica como tautologias ESTRATÉGIAS DE TRABALHO Distribuição de texto n.º 4 : O que é uma inferência? MATERIAL UTILIZADO Quadro Giz Fotocópias AVALIAÇÃO Participação na aula Pertinência das respostas avançadas Voltar


Carregar ppt "Unidade III Racionalidade Argumentativa e Filosofia Sub-unidade I Argumentação e Lógica Formal Lógica Proposicional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google