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EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR) OU “RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR” GRUPO 14E SUBGRUPO 1 SÉRGIO BONOM I LEONARDO BRUNALE.

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1 EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR) OU “RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR”
GRUPO 14E SUBGRUPO 1 SÉRGIO BONOM I LEONARDO BRUNALE

2 CONCEITO “O ECR é uma iniciativa em que fabricantes de produtos alimentares e não alimentares, varejo, atacado e demais facilitadores trabalham em conjunto para reduzir custos dessa cadeia de logística integrada e trazer maior valor ao consumidor de supermercados (elo final dessa cadeia).”

3 ESTRATÉGIAS DO ECR Introdução eficiente de produtos: maximiza a eficiência do desenvolvimento e da introdução de novos produtos; Sortimento eficiente da loja:otimiza estoques, prateleiras e espaços da loja, objetivando encontrar o mix ideal de mercadorias que satisfaça às necessidades dos consumidores; Promoção eficiente: busca a eficiência de promoção de venda do atacadista/fabricante em relação ao cliente; Reposição Eficiente: otimiza a eficiência da reposição dos produtos nas prateleiras

4 Ferramentas de suporte da estratégia de ECR
Gerenciamento de categoria Reposição contínua Estratégias Introduzir produtos Sortir loja Promover produtos Repor produtos ECR Pedido acompanhado por computador Custeio baseado em atividades Benchamark das melhores práticas

5 IMPEDIMENTOS À IMPLEMENTAÇÃO
Falta de comprometimento da cúpula das empresas em estimular mudanças nas práticas de negócios; Falta de conhecimento dos parceiros e integrantes em potencial a respeito de oportunidades, benefícios e princípios do ECR; Necessidade de investimento de tempo e recursos para levar cada novo parceiro à curva de aprendizado; Tempo e custos altos para desenvolver e/ou adaptar versões de sistemas de informação; Falta de gente com especialização técnica; Sistemas de contabilidade e custos utilizados nas empresas que não medem os benefícios das práticas ECR.

6 Informações estoques e vendas
Case Gessy - Galassi Gessy Lever – expressão nacional Galassi – expressão regional Varejo Informações estoques e vendas WEB Fornecedor Faturamento Entrega Recebimento varejo

7 ECR: Ferramenta Utilizada
Fornecedor abastece na quantidade necessária Varejo: informações de estoque – passados eletronicamente Provocou mudança organizacional

8 Medo de estoque excessivo
Fornecedores entregam mais do que pedido Custo alto e aumento da Necessidade de Capital de Giro Devolução!

9 Conclusões Varejo necessita de agilidade no atendimento
Controle apurado do estoque Indústria: parâmetros de unitização


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