A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)"— Transcrição da apresentação:

1 CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
MARTA DUWE

2 CONCLUSÃO Cuidado para não “relaxar” neste parágrafo, que é a cereja do bolo! Ele deve ocupar mais ou menos o mesmo número de linhas que a sua introdução (4 a 6, geralmente).

3 CONCLUSÃO 3 OBJETIVOS: Fazer o leitor perceber que o texto acabou,
Ratificar a tese, Causar uma boa impressão final.

4 CONCLUSÃO: OBJETIVOS 1: Fazer o leitor perceber que o texto acabou
A conclusão não pode parecer mais um parágrafo de desenvolvimento. Uso de conectivos conclusivos, como: “Portanto”, “Dessa maneira”, “Sendo assim”, Nessa perspectiva… obs: “Por fim” não é conectivo conclusivo, mas do último parágrafo de argumentação!

5 CONCLUSÃO: OBJETIVOS 2: Ratificar a tese
Nesse momento, “lembramos” ao leitor qual era nosso principal objetivo de convencimento. Para isso, podemos parafrasear o que foi sugerido como ponto de vista na introdução.

6 2: Ratificar a tese Na introdução: “A democracia apresenta falhas no Brasil.” (minha opinião sobre o regime democrático de nosso país.) Reescrevê-la na conclusão com outras palavras: “O regime democrático de nosso país ainda está longe do que é ideal.” Em essência, eu disse a mesma coisa, mas utilizei palavras diferentes, ratificando meu ponto de vista.

7 CONCLUSÃO: OBJETIVOS 3: Causar uma boa impressão final
Essa é a parte mais difícil, mas passível de fazer com treino. Há estratégias que podem ser utilizadas para manter o nível de interesse do leitor.

8 CONCLUSÃO ESTRATÉGIAS: Proposta de Intervenção Intertextualidade
Sugestão de figuras

9 CONCLUSÃO: ESTRATÉGIAS
1: Proposta de Intervenção Tipo bem comum, mas bastante eficiente. O candidato se mostra preocupado com a problemática abordada, e sugere soluções. É preciso, todavia, fugir de soluções “utópicas”. A grande maioria dos problemas pedidos em temas de vestibulares não são de fácil solução. Por isso, ao invés de “viajar” em propostas pouco viáveis, às vezes é melhor sugerir maneiras de amenizar a questão.

10 CONCLUSÃO: ESTRATÉGIAS
2: Intertextualidade Fazer referências a autoridades no assunto abordado: filósofos, escritores famosos, referências culturais… Para quem tem uma boa bagagem cultural, é uma excelente maneira de demostrar conhecimento de mundo e , quem sabe, terminar o texto com citações ou paráfrases.

11 CONCLUSÃO: ESTRATÉGIAS
3: Síntese da Proposta Paráfrase da tese Para não deixar o parágrafo muito “vazio”: propor reflexões, perspectivas, estabelecer frases de efeito no final no texto.

12 CONCLUSÃO: EXEMPLOS 1: ENEM 2004, Tema: “Como garantir a liberdade e evitar os abusos nos meios de comunicação”. Propostas de intervenção e Intertextualidade: “Dessa maneira, pode-se perceber que, assim como na Biologia, em que o mutualismo é a relação harmônica em que um necessita do outro para sobreviver, é necessária uma mobilização de todas as partes para o combate ao abuso dos meios de comunicação. Isso, é claro, preservando sempre a liberdade de expressão. Além disso, é indiscutível que se faz coerente uma reciclagem em todos os setores da comunicação voltada para as massas, para que se possa alcançar não só a preservação, mas a valorização dos princípios fundamentais da ética. Gutenberg, e toda a humanidade, agradecem.”

13 CONCLUSÃO: EXEMPLOS 2: UERJ 2005, Tema: “Qual a melhor fase da vida?”.
Intertextualidade: “Dessa maneira, nada mais justo afirmar que a humanidade, especialmente no contexto vigente, está deixando a vida escorrer em suas mãos sem perceber. O ser humano tende a não refletir sobre o seu presente, valorizando o passado e idealizando o futuro. Porém, seria ignorante e ineficaz comparar a inocência de Narizinho, o crescimento de Capitu e o conhecimento de dona Benta. Melhor do que isso é viver o agora, para que se possa olhar para o futuro com expectativa e, ao contemplar o passado, não haja remorso ou vontade de retorno, e sim a saudade de uma fase boa. De todas elas.”

14 CONCLUSÃO: EXEMPLOS 3: FUVEST 2011, Tema: “O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?”. Síntese da Proposta: “Portanto , podemos perceber que, embora seja radical afirmar que o altruísmo e o pensamento a longo prazo não têm mais lugar no mundo contemporâneo, não se pode negar que eles são características pontuais e, por vezes, raras e escassas. É exigido de cada indivíduo uma demanda pessoal enorme, o que faz com que, muito além de nossa vontade, não tenhamos tempo para pensarmos em mais nada. Somente com abstração e senso de responsabilidade social deixaremos de olhar para o próprio umbigo, e perceberemos que há um mundo inteiro precisando da ajuda de cada um.”

15 Frases para o início da CONCLUSÃO
Por isso tudo … Levando-se em consideração esses aspectos … Dessa forma … Em vista dos argumentos apresentados … Dado o exposto … Tendo em vista os aspectos observados … Em virtude dos fatos mencionados … Levando-se em conta o que foi observado … Em virtude do que foi mencionado … Por todos esses aspectos … Pela observação dos aspectos analisados … Portanto ... / logo ... / então …

16 Após, pode-se continuar: CONCLUSÃO
... somos levados a acreditar que … ... é-se levado a acreditar que … ... entendemos que … ... entende-se que … ... concluímos que … ... conclui-se que … ... percebemos que … ... percebe-se que … ... resta aos homens … ... é imprescindível que todos se conscientizem de que … ... só nos resta esperar que … ... é preciso que … ... é necessário que … ... faz-se necessário que ...

17 TÍTULO (DISSERTAÇÃO) MARTA DUWE

18 TÍTULO Deve ser elaborado depois de concluir o rascunho da dissertação. Transcrever para a folha oficial antes do restante do texto. CENTRALIZADO

19 TÍTULO Deve ter poucas palavras:
CONCISO E SUGESTIVO DICA: pegar ideias na sua própria conclusão. Dessa forma, seu texto fica circular, mostra coesão, e impressiona o leitor.

20 como em “Natureza” ou “Bullying”
TÍTULO EVITAR fórmulas desgastadas: conjunção “ou” sinal que indica “versus”, como em “Homem x Máquina” slogans publicitários citação literal de provérbios referências muito genéricas ao tema, como em “Natureza” ou “Bullying”

21 TÍTULO NÃO use aspas, EVITE usar verbos. Não use ponto final,
a menos que se trate de uma citação. EVITE usar verbos. SINTAGMA NOMINAL Não use ponto final, exceto se houver verbo. Pode ser uma pergunta, Mas se não for evidentemente retórica, você precisa respondê-la ao longo do texto!


Carregar ppt "CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google