A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As dificuldades da PRIMEIRA REPÚBLICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As dificuldades da PRIMEIRA REPÚBLICA"— Transcrição da apresentação:

1 As dificuldades da PRIMEIRA REPÚBLICA

2 Problemas dos governos republicanos:
Oposição da Igreja Católica. Divisão do Partido Republicano em dois partidos distintos e rivais. Greves operárias constantes. Conspirações monárquicas que tentavam restaurar o anterior regime (como aconteceu em 1919, com a Monarquia do Norte).

3 Participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial
Agravamento das dificuldades económicas: Desvalorização da moeda Inflação acentuada A estes fatores havia a juntar ainda: Subida insuficiente dos salários Défice financeiro, acentuado por um crescente endividamento ao estrangeiro.

4 Instabilidade política:
A juntar às conspirações para derrubar os governos republicanos, há ainda a mencionar as quedas constantes de governos: o desentendimento entre os partidos no Parlamento levava a que este fosse dissolvido e houvesse novas eleições; sempre que isso acontecia, caía também o governo, devido ao predomínio do poder legislativo.

5 Toda esta situação vai provocar um grande descontentamento:
sucedem-se greves e alguns ataques bombistas Medo, entre a alta burguesia, da ocorrência de uma revolução socialista (à semelhança do que ocorrera na Rússia em 1917) Defesa de um governo forte (procuram apoio militar)

6 28 de Maio de 1926 O general Gomes da Costa leva a cabo uma revolta militar na cidade de Braga, que põe fim à 1ª República e instaura a Ditadura Militar (1926 – 1933): Dissolução do Parlamento / Militares assumem o poder Suspensão das liberdades individuais Criação da censura


Carregar ppt "As dificuldades da PRIMEIRA REPÚBLICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google