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ADMINISTRAÇÃO DE CONTAS A RECEBER

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE CONTAS A RECEBER"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE CONTAS A RECEBER

2 Administração de Contas a Receber
As Contas a Receber são geradas pelas vendas a prazo que são feitas após concessão de crédito. Às vendas a prazos estão associados os riscos com inadimplência, despesas com cobrança entre outros, mas são fundamentais para alavancar o nível das operações e o giro dos estoques. Quanto mais flexível o sistema de política de crédito da empresa, maior serão os riscos que o Administrador Financeiro enfrentará para solucionar os problemas de capital de giro e fluxo de caixa.

3 Administração de Contas a Receber
O volume de capital de giro absorvido pelo contas a receber é função de : 1) volume de vendas a prazo; 2) prazo médio de cobrança. Uma boa administração do contas a receber depende de adequadas políticas de crédito e cobrança.

4 Administração de Contas a Receber
Política de Crédito A política de crédito trata dos aspectos de prazos, seleção de clientes e limite de crédito. Uma política de crédito liberal alavancará os níveis de vendas mas acarretarão em maiores despesas e problemas para os recebimentos. Prazos mais dilatados exigirão maior aporte de capital de giro para que a empresa possa honrar seus compromissos.

5 Administração de Contas a Receber
A seleção dos clientes, quando não bem feita, também poderá influir na liquidez do capital de giro. A expansão do crédito e o limite de crédito deve ser muito bem analisado pelo administrador financeiro, segmentando valores por responsabilidades. O administrador financeiro deve estar atento para evitar a concessão de crédito em situações irregulares, estabelecendo políticas de crédito e cobrança claramente definidas. 

6 Administração de Contas a Receber
Administração das Perdas O administrador financeiro deverá implantar um sistema eficiente de política de crédito e cobrança para evitar as perdas com a inadimplência. Ele poderá criar metas para cada período, ou seja, determinar, de acordo com o histórico de inadimplência da empresa, percentuais metas de perdas a serem atingidos até um nível tolerável pela administração.

7 Administração de Contas a Receber
Exemplo: Historicamente a empresa J&J tem perdas com inadimplência que giram em torno de 7% do seu faturamento anual. O administrador financeiro poderá determinar metas para os próximos exercícios visando a redução do percentual, criando uma nova política de crédito e principalmente de cobrança, tornando-o mais ágil nas negociações com clientes. Assim, ele poderá reduzir para o próximo exercício para 5%, para o outro 3% e assim sucessivamente, até chegar num percentual tolerável pela administração. O ideal é que seja 0%.

8 Administração de Contas a Receber
Se a empresa afrouxar a política concedendo mais prazo, por exemplo, o volume de vendas deve aumentar, os recursos empatados em contas a receber aumentam e talvez aumentem as perdas com incobráveis. Se o lucro proveniente das vendas adicionais for superior ao custo do investimento marginal em contas a receber e às perdas com incobráveis, vale a pena afrouxar a política de crédito.

9 FIGURA 04 - Fluxograma do Capital de Giro

10 Administração de Contas a Receber
Fatores que reduzem o Capital de Giro da Empresa a) Compras à vista b) Retiradas em excesso c) Distribuição de lucros d) Imobilizações em excesso e) Níveis elevados de estoques f) Prazos de vendas muito longos g) Ineficiência do sistema de cobranças

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Fatores que aumentam o Capital de Giro da Empresa a) Lucratividade b) Vendas à vista c) Cobrança eficiente d) Vendas de imobilizações  e) Redução dos estoques f) Maior rotação dos estoques g) Aumento dos prazos de compras / Redução dos prazos de recebimentos h) Aumento do capital de giro com recursos próprios

12 Administração de Contas a Receber
Análise marginal – ferramenta para avaliação da política de crédito – utiliza 3 variáveis-chave: Volume de vendas Investimento em contas a receber Perdas com devedores incobráveis Qualquer alteração na política de crédito tem reflexos sobre estas 3 variáveis.

13 Administração de Contas a Receber
EXEMPLO DE ANÁLISE MARGINAL:  Uma empresa vende atualmente unidades de produto por ano, com todas as vendas a crédito. O preço unitário de venda é de $ 10,00 e o custo variável unitário, $ 6,00. No nível atual, o custo médio por unidade é $ 8,00, o período médio de cobrança é de 30 dias e os incobráveis perfazem 1% das vendas. Pretende-se conceder um desconto de 2% para pagamento até o décimo dia. O líquido continuará sendo devido até o trigésimo dia. Com o desconto, as vendas aumentarão 5%, sendo que 60% delas ocorrerão com desconto; os incobráveis cairão para 0,5% e o período médio de cobrança diminuirá para 15 dias. Deve-se conceder o desconto? O custo do dinheiro é de 15% ao ano.

14 Administração de Contas a Receber
1- Lucro adicional ou marginal unidades x 0,05 = unidades adicionais de vendas Margem de Contribuição Unitária = PV- CV MCu = $ 10 - $ 6 = $ 4 Lucro adicional = Quantidade x Mcu LA= unid. X $ 4 = $ (+)

15 Administração de Contas a Receber
2- Economia com incobráveis Incobráveis = RB x % Situação atual $ x 0,01 = $ 6.000 Situação proposta - $ x 0,005 = $ 3.150 Economia $ (+)

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3- Economia no investimento em duplicatas a receber Giro de duplicatas a receber= Período médio de cobrança Situação atual = Q x Custo Médio Período Médio de Cobrança x $ 8 = $ 12

17 Continuação.... Situação prop = ( Q x CM) + ( Adicional x CV) Período Médio de Cobrança x $ x $ 6 = $ 24

18 Redução no invest. em D/R = Sit.Atual – Sit. Prop
$ $ = $ Economia no invest. em D/R = Economia inv.DR = redução x % mercado $ x 0,15 = $ 2.887,50 (+)

19 Administração de Contas a Receber
4- Perda com o desconto de 2% Receita Bruta x % c/ Desc. x % de desc. $ x 0,60 x 0,02 = $ (-) Decisão: vale a pena conceder o desconto, pois Lucro Adicional +  Economia Incobráveis +Economia c/Invest.DR – Perdas c/descontos ,50 – = + $ ,50

20 Administração de Contas a Receber
POLÍTICA DE CRÉDITO Importante arma de venda para a empresa. Critérios: Fixação de prazo Concessão ou não de crédito a um cliente Fixação de limites de crédito

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Fixação de prazo: ideal é aquele em que o lucro adicional de corrente do prazo maior já não compensa o custo do investimento adicional em D/R. O prazo depende da concorrência, da conjuntura econômica e da capacidade da empresa em sustentar o capital de giro adicional.

22 Administração de Contas a Receber
Concessão ou não de crédito Avaliação do cliente: 5 C’s do crédito (Weston e Brigham): Caráter – o cliente procurará cumprir a sua obrigação? Capacidade – tem capacidade de pagamento? Capital – o cliente tem patrimônio e outros recursos? Colateral – o cliente tem garantias a oferecer? Condição – efeitos externos à empresa que possam afetar a capacidade de pagamento Importantes: Capacidade de pagamento e Caráter.

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Passos para avaliação de um pedido de crédito: Obter dados sobre o candidato ao crédito – fase de cadastro - coleta de demonstrações financeiras – fluxo de caixa, patrimônio, garantias. - consulta a agências especializadas – Serasa, SPC, .. - consulta a bancos com quem a empresa trabalha. - troca de informações com outros fornecedores.

24 Administração de Contas a Receber
Análise dos elementos de decisão – além dos dados coletados, deve considerar a capacidade empresarial, organização, experiência no ramo, volume e freqüência dos negócios, etc. Aceitação ou Rejeição do pedido.

25 Administração de Contas a Receber
C) Fixação do limite de crédito : Depende dos elementos coletados da empresa acima, da capacidade financeira da empresa que está concedendo o crédito – Rever sempre.

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POLÍTICA DE COBRANÇA De nada adianta uma política de crédito bem feita se a política de cobrança não for coerente com a política de crédito. A política de cobrança deve incluir ainda: taxa de desconto para premiar antecipações (gerenciada de forma a permitir reduções de risco e fonte de caixa), taxas de juros reais por atrasos, postura clara e consistente em termos de pressão de cobrança.

27 Administração de Contas a Receber
A cobrança ocorre normalmente através de uma das 3 formas: - Via Bancária - Em Carteira - Via Representante ou Vendedor

28 Administração de Contas a Receber
Via Bancária Grande parte é dessa forma via boleto bancário Floating Cobrança Simples X Cobrança de títulos descontados Importante para empresas com pontos de vendas geograficamente dispersos e que se utilizam com freqüência de descontos de duplicatas.

29 Administração de Contas a Receber
Cobrança em Carteira Exige controle especial – forma de cobrança em que mais se protela o pagamento. Vantagem de menor custo e maior flexibilidade

30 Administração de Contas a Receber
Via Representante ou Vendedor Facilita e tem menores custos, mas deve se tomar mais cuidado Exige controle rígido – envolvimento emocional do vendedor com o cliente - pode acontecer do vendedor “trabalhar” com o dinheiro.  Procedimentos de cobrança: envio de avisos de vencimento, envio de cartas, telefonemas, , visitas de cobrança, corte de crédito, envio para cartório de protestos, cobrança judicial, requerimento de falência.


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