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PublicouFernando Montalvo Alterado mais de 10 anos atrás
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Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais
Sustentabilidade do Setor Siderúrgico Brasileiro: Agregado Siderúrgico Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais A UTILIZAÇÃO DO AGREGADO SIDERÚRGICO COMO LASTRO DE FERROVIA AUTORES: Prof. Antônio Eduardo Polisseni / UFJF Prof. Luiz Cezar Duarte Pacheco / UFJF Prof. Orlando Longo / UFF NOVEMBRO / 2006
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1. Introdução 1.1. Construção Civil: Desenvolvimento Tecnológico
Compartilhado com Desenvolvimento Sustentável
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1.2. Visão de Sustentabilidade
REDUZIR RECICLAR REUTILIZAR
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RECICLAR ???? REDUZIR ???? ENTULHO DE CAÇAMBA ESCÓRIA DE ACIARIA
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ESCÓRIA DE ACIARIA RECICLADA
ENTULHO DE CAÇAMBA RECICLADO
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Rastreabilidade Ambientalmente Correto
2. Justificativa Rastreabilidade Ambientalmente Correto
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a) b) c) d) Escória de aciaria: a) vazamento da escória; b) resfriamento lento; c) escória sólida; d) sistema de britagem e recuperação da fração metálica.
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3. Oportunidades de utilização das escórias de aciaria
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3.1. Ferrovias Locomotiva Vagões Via Permanente
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VIA PERMANENTE Dormentes; Trilhos; Lastro; Sub-lastros; Fixações; OAC;
OAE.
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VIA PERMANENTE
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VIA PERMANENTE - DESGUARNECIMENTO
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Sistema Ferroviário Nacional
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Malhas da RFFSA (87%) - Concessão
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Sistema Ferroviário Nacional: Toneladas por Kilômetro Útil - TKU)
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3.2. Geração média dos principais resíduos siderúrgicos
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Lastro Ferroviário: Agregado Siderúrgico
Tendência Vetor de Crescimento Barreiras Privatização das ferrovias; Competitividade comparada com a brita; Características mecânicas e de forma compatíveis com os resultados da brita; Apelo ambiental Falta de normalização; Divulgação e conhecimento da tecnologia ; Falta de infra-estrutura p/ carregamento nos vagões; Custo do frete para distância acima de 60 Km; Paradigma da brita.
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Agregado Siderúrgico 4. Ensaios / Avaliações
NBR Via Férrea – Lastro Padrão (Agregado Natural) NBR XXXX – Via Férrea – Lastro Padrão (Agregado Siderúrgico)
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Caracterização Ambiental (NBR 10004)
Os resíduos podem ser classificados em dois grupos de acordo com suas características: - Resíduos Perigosos (Classe I) - Resíduos Não Perigosos (Classe II) Inertes (Classe II B) Não Inertes (Classe II A)
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Caracterização Ambiental (NBR 10004)
Classificação: - Ensaio de solubilização - Ensaio de lixiviação O ensaio de solubilização avalia o potencial dos resíduos de liberar seus componentes constituintes para a água pura, comparativamente ao padrão de potabilidade. O ensaio de lixiviação avalia o potencial de liberação dos componentes constituintes dos resíduos para o meio ambiente e portanto seu potencial de vir a impactar solos e águas subterrâneas.
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Caracterização Ambiental (NBR 10004)
Classe II B – 2% Classe I – 3% Classe II A – 95%
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Granulometria (NBR 5564) Granulometria conforme
Granulometria não-conforme
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NBR 5564: Via Férrea / Lastro Padrão
Ensaios Material Pétreo NBR 5564 (Valores Médios) Agregado Siderúrgico Massa Específica (g/cm³) Mínima 2,4 2,7 3,5 Massa Unitária (g/cm³) ** 1,4 1,7 Absorção de Água (%) Máxima 1 0,4 1,9 Porosidade Aparente (%) Máxima 0,6 3,8 Abrasão Los Angeles (%) Máxima 40 35 22,3 Resistência ao Choque (TRETON) (%) Máxima 20 6,2 4,7 Formato das Partículas Cúbico Fragmentos Macios e Friáveis (%) 5 1,3
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Porcentagem em massa retida acumulada (%)
Granulometria (NBR 5564) Peneira (mm) Porcentagem em massa retida acumulada (%) Padrão A Padrão B 76,2 – 0 – 0 63,5 0 – 10 50,8 38,0 30 – 65 40 – 75 25,4 85 – 100 19,0 90 – 100 12,0 95 – 100
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Granulometria (NBR 5564)
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Caracterização Ambiental (NBR 10004)
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Ensaio de Resistividade
Via seca Via úmida
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Resistividade “In Loco”
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Resistividade “In Loco”
Avaliação da Resistividade “In Loco” por um período de 6 (seis) meses: CVRD ALL FCA Supervia MRS Logística
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4. Conclusões
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