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Arte na Antiguidade Grécia
Professora Déborah Bivar 1ª Série – Ensino Médio capítulo 1 – Tema 4 – página 24 Capítulo 7 – Tema 3 – página 296 Arte na Antiguidade Grécia
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Sociedade Grega Região não submetida a um único senhor e dividida em cidades estados, das quais as mais importantes eram Atenas e Esparta. Na Grécia a relação com a divindade teve caráter fundamental, onde os deuses admitidos como seres humanos, tinham como moradia o Olimpo. Para estes eram construídos templos feitos em pedras, onde destacava-se a simetria, a modulação, o ritmo e a proporção. Região montanhosa – regiões “isoladas” uma das outras. Período das DIÁSPORAS. CIDADE-ESTADO Língua e crenças iguais Cidadanias únicas Política Economia Democracia Elaboração de Leis Escritas, Tribunal Popular, Cidadania
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Crença Mitologia Grega. Politeísmo Não havia governante divino.
Deuses cheios de defeitos. Características humanas. Formatos humanos. Pecado? Imortalidade Dioníseo - deus na noite, deus da festa, da diversão Apolo - deus do dia, sabedoria, razão
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Arte Ritmo, equilíbrio, harmonia e perfeição
A arte grega volta-se para a alegria da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte exprimir suas manifestações. Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal. Eles tem como características: O racionalismo; O amor pela beleza; O interesse pelo homem; A democracia. A arte grega é dividida em três períodos distintos: arcaico, onde há um predomínio de linhas geométricas rígidas; clássico, marcado pela idealização da beleza e busca da perfeição formal; e helenístico, caracterizado por formas com aspectos exagerados de movimentação, onde se ressalta a qualidade expressiva dos elementos.
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Arte ANTROPOCENTRISMO BUSCA DE UM HOMEM IDEAL
BELEZA + JUSTIÇA + VERDADE Períodos da Arte Grega: -Arcaico -Clássico -Helenístico
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ARCAICO – 800 a.C a 400 a.C ESCULTURA
Kouros (=Homem jovem) Representação de jovens atletas gregos Competição Pentatlo Korai -> Jovens gregas
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Escultura Egípcia
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ARCAICO PINTURA Hábitos, costumes, batalhas Cores fortes
Ainda com influência egípcia
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Parthenon -> Matemática
ARQUITETURA Templos Frontões adornados Parthenon -> Matemática ARCAICO
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Colunas Dóricas
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DEUSA ARTEMIS, a deusa da caça e Actéon
CLÁSSICO – 510 a.C a 323 a.C DEUSA ARTEMIS, a deusa da caça e Actéon
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CLÁSSICO CONQUISTA DO MOVIMENTO CONQUISTA DA PROPORÇÃO MATURIDADE
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CONQUISTA DO MOVIMENTO
CLÁSSICO ESCULTURA CONQUISTA DO MOVIMENTO DISCÓBOLO - MÍRON
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-MOVIMENTO -LADO DIREITO: CURVA CONTINUADA -LADO ESQUERDO: LINHA EM ZIG-ZAG -FIGURA EM UM PLANO -EQUILÍBRIO CLÁSSICO -DIVISÃO DE PESO
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CONQUISTA DA PROPORÇÃO
“Pose Grega” -CONTRAPOSTO DORÍFORO - Policleto
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APOLO BELVEDERE – Praxíteles
MATURIDADE BELEZA APOLO BELVEDERE – Praxíteles Apolo Belvedere - Praxíteres
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VÊNUS DE MILO – Praxíteles
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PINTURA Afresco encontrado em uma tumba em Pesto na Itália
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ARQUITETURA Colunas Jônica Templo de Erecteion
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Filha de Níobe morrendo
Níobe – Rainha de Tebas que tinha seis filhos e seis filhas Latona mulher de Zeus que tinham dois filhos, Apolo e Artêmes.
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HELENÍSTICO – 323 a.C a 146 a.C EXPRESSÃO CONTEXTO ESCULTURA
Cena de guerra em Pérgamo e o soldado suicida
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Laocoonte
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Vitória de Samotrácia
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PINTURA
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ARQUITETURA Colunas Coríntia Folha de acanto
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Coluna Dórica Coluna Jônica Coluna Coríntia
Ordem Dórica - era simples e maciça. O fuste da coluna era monolítico e grosso. O capitel era uma almofada de pedra. Nascida do sentir do povo grego, nela se expressa o pensamento. Sendo a mais antiga das ordens arquitetônicas gregas, a ordem dórica: simplicidade e severidade, empresta uma ideia de solidez e imponência = homem. Ordem Jônica - representava a graça e o feminino. A coluna apresentava fuste mais delgada e não se firmava diretamente sobre o estilóbata, mas sobre uma base decorada. O capitel era formado por duas espirais unidas por duas curvas. A ordem dórica traduz a forma do homem e a ordem jônica traduz a forma da mulher (volutas). Ordem Coríntia - o capitel era formado com folhas de acanto e quatro espirais simétricas, muito usado no lugar do capitel jônico, de um modo a variar e enriquecer aquela ordem. Sugere luxo e ostentação.
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Arquitetura Principais monumentos da arquitetura grega:
Templos - Partenon de Atenas Teatros - (ensinar) Construídos em lugares abertos e que compunham de três partes: A skene ou cena, para os atores; a konistra ou orquestra, para o coro; o koilon ou arquibancada, para os espectadores. Um exemplo típico é o Teatro de Epidauro, construído no séc. IV a.C ao ar livre, composto por 55 degraus divididos em duas ordens e calculados de acordo com uma inclinação perfeita. Chegava a acomodar cerca de espectadores e tornou-se famoso por sua acústica perfeita. Ginásios - (exercício) Edifícios destinados à cultura física. Corpo Sã, mente sã Praça - ágora onde os gregos se reuniam para discutir os mais variados assuntos, entre eles; filosofia. Filmes e documentários: Construindo um império; Alexandria; Tróia
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Templos A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos. O templo era construído sobre uma base de três degraus. O degrau mais elevado chamava-se estilóbata e sobre ele eram erguidas as colunas. As colunas sustentávam um entablamento horizontal formado por três partes: a arquitrave, o friso e a cornija. As colunas e entablamento eram construídos segundo os modelos da ordem dórica, jónica e coríntia. Partenon
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Teatro - Distribuição do som - Tragédias e Comédias
- Teatro é para educar - 2 Tragédias e 1 comédia - Catarse e exemplo
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Praça
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Vasos Gregos A pintura grega encontra-se na arte cerâmica. Os vasos gregos são também conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para ornamentação. Além de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos. Por isso, a sua forma correspondia à função para que eram destinados. Armazenar e Cultuar Duas técnicas: -Pintar o vaso e retirar a tinta: figuras avermelhadas/amareladas -Pintar as imagens e deixar o vaso na cor natural: figuras negras
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TIPOS DE VASOS Áfora: Vasilha em forma de coração, com o gargalo lardo adornado com duas asas; Hidra: Tinha três asas, uma vertical para segurar enquanto corria a água e duas para levantar; Cratera: Tinha a boca muito larga, com o corpo em forma de sino invertido, servia para misturar água com o vinho.
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As pinturas dos vasos representavam pessoas em suas atividades diárias e cenas da mitologia grega. O maior pintor de figuras negras foi Exéquias. A pintura grega se divide em três grupos: 1- Figuras negras sobre o fundo vermelho 2- Figuras vermelhas sobre o fundo negro 3- Figuras vermelhas sobre o fundo branco
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