A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Gehilde Reis Paula de Moura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Gehilde Reis Paula de Moura"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Gehilde Reis Paula de Moura
Conjunções – Valores semânticos Professora: Gehilde Reis Paula de Moura Deixei o campo “Instrutor” em branco, para que cada um preencha com seu nome.

2 Me vieram tantos sonhos. Vi nascer dentro de mim
Quando eu te conheci Me vieram tantos sonhos. Vi nascer dentro de mim Sentimentos tão estranhos. O Amor pairando no ar Feito o sol do amanhecer. Tanto brilho em seu sorriso Dei um close em você. Meu olhar em seu olhar Refletia no espelho. Balançou meu coração Com a cor de um tom vermelho. Quis dizer I Love you Mas não consegui. Eu fiquei imóvel Vendo o vento te levar, Se eu fosse uma folha com o vento eu também poderia ir Como eu fui deixar acontecer assim Estava aqui ao lado tão perto de mim Esse amor que brilha cada dia mais. Mas às vezes falo com meu coração, ele diz que o tempo é a solução. O que o vento leva o mesmo vento traz Disponível em: Acesso em: 08 out Vocês acreditam que a comunicação acontece só entre pessoas ou instituições também se comunicam?

3 “Quis dizer I Love you, mas não consegui…”
Observe as frases “Quis dizer I Love you, mas não consegui…”

4 O que acontece se eliminarmos a palavra em negrito?
“Quis dizer I Love you, não consegui…” Se eliminarmos as palavras destacadas , as frases perderão grande parte do sentido. Vocês acreditam que a comunicação acontece só entre pessoas ou instituições também se comunicam?

5 Observe a diferença de sentido provocada pelas conjunções
“Comi maçã e bebi um suco gelado.” “Quis dizer I love you, mas não consegui…” “Quando eu te conheci me vieram tanto sonhos.” “… se eu fosse uma folha, com o vento eu também poderia ir…”

6 Valor semântico de adição
O salário mínimo sobe e tudo aumenta. Pagou a conta mas também quis entender o assunto. Não subiu nem comprou seu lanche.

7 Valor semântico de oposição
Tomou o remédio mas não sarou. Pagou a conta porém seu nome já estava negativado. Não subiu todavia contou com a presença dela. Fez toda a prova contudo acertou pouco.

8 Valor semântico de alternância
Fico ou abandono tudo. Ora ele paga a conta ora deixa o pagamento com sua namorada. Quer você venha aqui quer não seremos sempre amigos.

9 Valor semântico de conclusão
Não tenho dinheiro, por isso não posso pagá-lo. Ele ganhou um carro novo, portanto poderá viajar comigo. Você tirou nota boa na 3ª etapa, logo estará no 7º ano.

10 Valor semântico de explicação
Não vá lá porque é perigoso. Ande depressa pois estão nos seguindo. Não leia no escuro que faz mal à vista.

11 Qual o sentido das conjunções em destaque
Qual o sentido das conjunções em destaque? Marque os verbos em cada período. Queria ir ao cinema, mas choveu muito ontem. Não pude ir ao cinema, porque choveu muito ontem. O povo sairia às ruas se o Rei desfilasse. Quando eu for ao shopping irei comer no McDonald’s. O Rei saía às ruas e desfilava. Estudava todos os dias, portanto tirou boa nota. Ou vou ao cinema no domingo ou sairei para jogar bola. É ideal, antes de apresentar o conceito e os exemplos, perguntar aos alunos o que eles conhecem sobre os conceitos. Para casa: 1. Grifar os verbos de cada período. 2. Classificar os períodos em simples e compostos e explicar o motivo. 3. Classificar os período em dependentes ou independentes. 4. Buscar em jornal ou revista 8 períodos que possuam o mesmo valor semântico de cada período estudado, colar no caderno e identificar o valor.


Carregar ppt "Professora: Gehilde Reis Paula de Moura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google