A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Departamento Ambiental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Departamento Ambiental"— Transcrição da apresentação:

1 Departamento Ambiental
SINDIPOSTO Departamento Ambiental

2 Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
PGRS

3 Política Nacional dos Resíduos Sólidos
Lei N de 02 de Agosto de 2010

4 Levantamento Quantitativo
O Que É? Levantamento Quantitativo Levantamento Qualitativo

5 IDENTIFICAÇÃO DO GERADOR

6

7 EMPRESA RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO PGRS

8

9 Responsável pela implantação do PGRS
Nome: CPF:

10 OBJETIVOS O presente trabalho visa subsidiar o empreendimento, quanto ao Gerenciamento de seus Resíduos Sólidos – constituindo-se num documento baseado nos princípios da não geração e da minimização da geração de resíduos, que aponta e descreve as ações relativas ao seu manejo, contemplando os aspectos referentes à minimização na geração, segregação, acondicionamento, identificação, coleta , armazenamento temporário, coleta e transporte externo, e disposição final.

11 CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
Localização Caracterização das atividades do empreendimento

12 METODOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE RESÍDUOS
Esta etapa objetiva descrever o método utilizado para classificar, quantificar, indicar formas para a correta identificação e segregação na origem, dos resíduos gerados pelo empreendimento.

13 Preparação: Foram identificados todos os pontos de geração de resíduos; Foram identificados todos os vasilhames de coleta ;

14 Aquisição de dados: Estopas; Panos da Pista; Filtros de óleo; Todo material contaminado por resíduos derivado de petróleo.

15 Vasilhames de óleo lubrificantes;
Vasilhames de fluidos de freio; Vasilhames de fluidos de bateria; Vasilhame de fluido de radiador; Vasilhame de STP Flex; Vasilhame de STP FUELL INJETIOR; Vasilhame de querosene; Vasilhame de graxa; Embalagens de papelão de filtro de óleo, filtro de ar e outros.

16 IDENTIFICAÇÃO E CARCTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS
GERADOS

17

18

19

20

21

22

23 PROGRAMA DE REDUÇÃO NA FONTE GERADORA
Redução na Fonte: A redução na fonte consiste na redução ou eliminação de geração de um resíduo do processo através de modificações dentro do processo, que se dividem nos seguintes tipos: Alterações de matérias-primas: Alterações de Tecnologia: Mudanças de procedimentos/práticas operacionais:

24 Reciclagem: A reciclagem através do reuso ou recuperação de resíduos ou de seus constituintes que apresentam algum valor econômico é uma das formas mais atraentes de solução dos problemas de gerenciamento de resíduos, tanto do ponto de vista empresarial como dos órgãos estaduais de proteção do meio ambiente.

25

26

27

28

29 SEGREGAÇÃO Resíduos Orgânicos Resíduos Secos Resíduos Classe I

30 IDENTIFICAÇÃO DE RESÍDUOS

31 COLETA E TRANSPORTE

32 TRANSPORTE EXTERNO Os resíduos classificados como Classe I – Perigosos, necessitam de prévia autorização para o seu transporte, denominada AUTORIZAÇÃO PARA O TRANSPORTE DE RESÍDUOS PERIGOSOS. A ATRP deve ser solicitada pelo gerador, mediante Requerimento acompanhado dos seguintes documentos:

33 I - cópia da Licença de Operação da empresa geradora;
II - cópia da Licença de Operação da empresa receptora; III - termo de responsabilidade da transportadora dos resíduos; IV - anuência da instalação receptora; V - anuência do órgão ambiental do Estado de destino;

34 RECOMENDAÇÕES: Criar Centro de Documentação

35


Carregar ppt "Departamento Ambiental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google