A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A liturgia desta noite nos fala de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A liturgia desta noite nos fala de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A liturgia desta noite nos fala de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas envia "um menino" para lhes apresentar uma proposta de vida e de liberdade. Nas "trevas" da Noite, queremos celebrar esse menino, que veio para ser a "Luz" de todos os Povos.

4 A 1ª Leitura anuncia a chegada de "um menino", da descendência de David, que inaugurará uma era de alegria, de felicidade e de paz sem fim. (Is 9,1-6) No tempo de Isaías (732 a.C), a população da Galileia (Zabulon e Naftali) "andava nas trevas da morte", sob a opressão e a violência do império assírio.

5 Surge uma "Luz": um "Menino" será enviado por Deus para restaurar o trono de Davi e para estabelecer a paz, o direito e a justiça. A promessa alimentou o sonho de um futuro de paz e de felicidade. Jesus é essa "Luz" anunciada pelo profeta. A Galileia oprimida torna-se imagem de toda a humanidade, e o esperado deve ser o Salvador de todos.

6 O nascimento que celebramos esta noite significa que este "Reino" chegou. Mas ele já é de fato realidade na história humana? - Acolher Jesus, celebrar o seu nascimento, é aceitar esse projeto de justiça e de paz que Ele veio trazer aos homens. - Em quê, ou em quem coloco eu a minha esperança e a minha segurança? Nos políticos, que prometem e depois decepcionam? No dinheiro, que se desvaloriza e que não serve para comprar a paz do coração?

7 Na situação sólida da minha empresa, que pode desfazer-se nas convulsões sociais ou numa crise econômica? Isaías diz que só podemos confiar em Deus e nesse "menino" que Ele mandou ao nosso encontro, se quisermos encontrar a "luz" e a paz.

8 - Reparemos, ainda, no "jeito" de Deus: Ele não se serve da força e do poder para intervir na história e mudar o mundo. Através de um "menino", símbolo da fragilidade e da dependência, Deus propõe aos homens o seu projeto de salvação. Temos consciência de que é na simplicidade e na humildade que Deus age no mundo?

9 A 2ª Leitura lembra-nos as razões pelas quais devemos viver uma vida cristã autêntica e comprometida. (Tt 2,1-14) Se quisermos que a Luz se manifeste, essa vida nova recebida deve manifestar-se em nossa vida.

10 O Evangelho narra a realização da tão esperada promessa: O Sinal é um menino recém-nascido em Belém, envolto em faixas e deitado numa manjedoura. (Lc 2,1-14) Lucas pretende apresentar uma catequese sobre Jesus. As indicações são mais teológicas do que geográficas ou históricas.

11 - BELÉM : Sugere que Jesus é o Messias, da descendência de Davi, anunciado pelos profetas. Um lugar pequeno e afastado dos grandes centros. - O CENÁRIO apresenta a pobreza e a simplicidade que rodeiam a vinda do libertador dos homens: sem lugar na hospedaria, a manjedoura de berço, os panos improvisados que envolvem a criança, a visita dos pastores… Na pobreza, na simplicidade, na fragilidade, Deus se manifesta aos homens e lhes oferece a salvação.

12 - As TESTEMUNHAS do Nascimento: Os Pastores, gente considerada rude, violenta, marginalizada, colocada ao lado dos publicanos e dos cobradores de impostos. Sugere que é para estes marginalizados que Jesus vem; por isso, a chegada de um tal "salvador" é uma "boa notícia": Os pobres, os fracos, os marginalizados, os pecadores são convidados a integrar a comunidade dos filhos amados de Deus.

13 - Os TÍTULOS dados pelos anjos definem o papel e a Missão de Jesus: Ele é "o Salvador, Cristo e Senhor". No Prefácio, proclamamos hoje jubilosos nossa ação de graças ao Pai. "Quando o vosso Filho se fez homem, nova LUZ da vossa glória brilhou para nós, para que, vendo a Deus com nossos olhos, aprendêssemos a amar nele a divindade que ao vemos" (prefácio).

14 * Essa Luz já está presente em nossa vida, iluminando nossos atos? Por que nascer na pobreza, fora de casa, sem um berço? E depois, passar longos anos nessa pobreza, vivendo com o trabalho de suas mãos e dar a vida por nós? Porque Ele nos ama... Sejamos os anunciadores dessa Boa Nova: Cristo nasceu, trazendo-nos a alegria e a Paz. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS 25.12.2011

15 MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Esta noite é uma noite santa Pe. Zezinho Paulinas COMEP Acesse o Endereço: http://www.buscandonovasaguas.com


Carregar ppt "A liturgia desta noite nos fala de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google