A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO"— Transcrição da apresentação:

1 DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO
O que faz com que a filosofia se torne distinta da ciência é a sua... linguagem e o seu modo de explicar a realidade.

2 https://www.youtube.com/watch?v=YvUhppZu BzA
Gtc

3 O discurso filosófico tem por objetivo provocar a indagação e a reflexão no leitor, enquanto que, o discurso científico é estruturado por meio de dados probatórios, com possibilidades de refutação, a ciência deve ser contraditória. Uma teoria que não pode ser contradita não é refutável, portanto, não é científica.

4 Filosofia em pedacinho – Então é Ciência ou não?
_embedded&v=3WL1Ybhs4C0#t=48

5

6 Uma conclusão científica não pode ser considerada absoluta, sendo a mesma questionada ou derrubada a partir de uma nova observação capaz de detectar algo não obervado antes. Para Popper, havia também o conceito de “falseabilidade”, quando uma teoria científica só poderia ser referida como científica caso pudesse ser duvidada ou considerada falsa por um tempo ou por um processo de análise.

7 Filosofia da Ciência A Filosofia da Ciência é o ramo que reflete e questiona a ciência e o saber científico. A Ciência se ocupa de problemas específicos dos fenômenos naturais enquanto a filosofia se encarrega de estudar os problemas gerais. No entanto, em última análise, o estudo de ambos não é contraditório e sim complementário. Dentre as principais questões que ocupam a Filosofia da Ciência podemos destacar: Qual é a especificidade da Ciência? Qual é o seu valor? Para que serve a ciência? Quais o limites da ciência?

8 Filosofia x Ciência Ciência  A ciência consiste na aplicação de teorias já testadas e aceitas pelo meio científico para a explicação de determinados eventos que permeiam o nosso dia a dia. A utilização da ciência na explicação dos fenômenos permite resultados conclusivos e muitas vezes irrefutáveis do ponto de vista racional, resultando em uma resposta consistente para as indagações sugeridas, como por exemplo, “porque a terra é azul?”.

9

10 Filosofia  A filosofia consiste na busca da verdade nos mais diversos aspectos, quando se trata de eventos explicáveis cientificamente, a filosofia tende a andar de mãos dadas com a ciência, o ponto dissonante entre as duas áreas diz respeito em especial a áreas que não podem ser explicadas 100% cientificamente, como por exemplo, “de onde vem o amor?”, a ciência utilizaria uma série de interações químicas no cérebro para explicar esse sentimento, porém a filosofia vai além buscando a real essência do acontecimento o que não significa necessariamente sua explicação científica.

11

12 Conclusão Ambas as áreas, tanto a filosofia como a ciência possuem uma importância fundamental para o desenvolvimento da sociedade, admitir que apenas um desses caminhos leva à verdade absoluta é errôneo e pode significar o retrocesso do conhecimento, pois muitas questões científicas possuem raízes de questionamentos filosóficos, bem como muitas indagações filosóficas partem de pressupostos que a ciência não consegue explicar de modo racional ou científico.

13 A Ilha e=94&v=QahfLVzxQB8

14 Textos: “A Filosofia entre a religião e a ciência” de Bertrand Russel, disponível no Caderno do Aluno, p Filosofia e Ciência: uma origem comum e um destino de separação

15 file:///C:/Users/OscarLuiz/Downloads/Filosofi a%20e%20Ciência_origem%20e%20separação. pdf

16 Atividade Considerando-se o texto Filosofia e Ciência: uma origem comum e um destino de separação Responda:   1.      O que se pode afirmar sobre a diferença entre Filosofia e Ciência? 2.      Para elaborar cada um dos textos, o filosófico e o científico, os procedimentos de pesquisa são os mesmos? Justifique sua resposta. 3.      Você poderia citar exemplos sobre em que momentos a Ciência promove a humanização e em que momento ela promove ou atua contra a humanização?


Carregar ppt "DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google