A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa Dra Gersina N. da R. Carmo Junior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa Dra Gersina N. da R. Carmo Junior"— Transcrição da apresentação:

1 Profa Dra Gersina N. da R. Carmo Junior
Remediação de Lixões Profa Dra Gersina N. da R. Carmo Junior

2 Remediação de Lixões O despejo no solo( a céu aberto ou aterros sem controle) de todos os materiais presentes no “lixo” Associado a geração de chorume, altamente poluente, que além de contaminar o solo, contamina também os mananciais (superficiais e subterrâneos) Prática condenável do ponto de vista sanitário e ambiental

3 Remediação de Lixões Parece existir uma “regra” preconizando que, nos países em desenvolvimento, a solução mais apropriada deve ser o enterramento Prática generalizada do uso de aterros, sem o mínimo controle sanitário, que, juntamente com os despejos a céu aberto, tem gerado sérios problemas ambientais muitas vezes irreversíveis.

4 Remediação de Lixões Medidas sanitariamente corretas são necessárias para minimizar ou extinguir os impactos causados nessas áreas. São medidas de remediação, efetuadas basicamente do modo descrito a seguir: a) Suspender a deposição de resíduos no lixão b) Efetuar a desratização da área, distribuindo raticida de modo estratégico na área ativa da massa de lixo.

5 Remediação de Lixões c) Delimitar a área do lixão na qual foram despejados os resíduos sólidos. d) Limpar a área perimetral do lixão de forma que seja obtida uma área limpa, de 2 metros de terreno natural. e) Remover e estocar, em uma lateral da área a camada superficial(50 cm) do “lixo ativo”e efetuar uma compactação adequada do “lixo antigo”.

6 Remediação de Lixões f) Após a compactação do “lixo antigo”, recobri-lo com uma camada de terra compactada ( camada de 20 cm, compactada a cada 10 cm). g) Sobre a área antiga compactada espalhar regularmente o lixo ativo, compactando-o em camadas de 15 cm. h) Em seguida cobrir com uma camada final de terra. A camada deverá ter 60 cm e ser compactada a cada 15 cm.

7 Remediação de Lixões i) Sobre a área obtida, efetuar uma cobertura (15 cm) de terra vegetal ( ou similar) e, sobre esta, fazer a revegetação. j) Em toda extensão da área perimetral limpa, será escavada uma vala de 1,0 m de largura por 0,70 m de profundidade. Essa vala será preenchida com pedra de mão, cascalho ou material similar encontrado na região, com a finalidade de reter qualquer líquido que eventualmente saia do lixo confinado.

8 Remediação de Lixões Revegetação da área
Os equipamentos a serem utilizados nessa atividade são, basicamente, um trator, uma retroescavadeira e, eventualmente, um caminhão basculante para transportar material de cobertura. Revegetação da área


Carregar ppt "Profa Dra Gersina N. da R. Carmo Junior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google