A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

4. Consagre-se a Deus Nesta lição você vai aprender:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "4. Consagre-se a Deus Nesta lição você vai aprender:"— Transcrição da apresentação:

1 4. Consagre-se a Deus Nesta lição você vai aprender:
Por que você deve se consagrar. Qual o significado da consagração. Qual a importância da consagração. Qual a base e a motivação da consagração. Como se consagrar de maneira prática.

2 Depois de aprender a sua nova posição como filho de Deus, ter concluído o seu passado e aprendido a tratar com o pecado, você precisa se consagrar a Deus para poder ser edificado e crescer. Você não deve esperar muito tempo para se consagrar ao Senhor, pois o crescimento começa com a consagração. Muitas pessoas deixam de se consagrar a Deus porque acalentam a ilusão de que o fato de terem se tornado cristãs traz muita glória ao cristianismo. Mesmo um rei quando se converte precisa depositar sua coroa aos pés do Senhor. Você deve entender de uma vez por todas que você é quem foi favorecido pelo Senhor em ser amado e salvo. A consagração possui quatro pontos principais: a base, a motivação, o significado e o alvo.

3 1. A base da consagração - a compra.
Precisamos ter base para tudo o que fazemos. Por exemplo, quando mudamos para uma casa, a base para fazermos isso é que a compramos ou alugamos. Alugar ou comprar é a base que nos permite morar lá. Quando um credor move uma ação contra alguém para obter o pagamento de um débito, ele o faz porque tem base para isso. O débito é a base para se reivindicar o pagamento. Deus é um Deus de legalidade e justiça. Ele jamais faz ou reivindica coisa alguma sem uma base. Quando Deus, portanto, requer que você se consagre a Ele, não pode ser sem base. Mas Ele possui uma base muito sólida para isso, a sua compra. Ele comprou você. Assim, Ele pode requerer que você se consagre a Ele. A sua consagração está baseada na compra feita por Deus. I Co 6:20 diz: “Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”

4 1. A base da consagração - a compra.
Você pertence a Deus Ele o comprou. O preço que Deus pagou por você foi altíssimo. Você foi comprado pelo sangue do Senhor Jesus derramado na cruz (I Pe. 1:19 ). Por essa razão, você pode dizer que é alguém realmente importante para Deus. Se o valor de algo é determinado pelo preço que se paga por ele, então, podemos dizer que você possui um valor enorme, pois você foi comprado pelo que há de mais caro e precioso: o sangue de Jesus. Você é propriedade de Deus. Portanto, quer sinta quer não, você precisa se consagrar a Ele. Consagrar-se é reconhecer que você agora possui um dono. Você não pode usar seu corpo como bem entender, ele pertence a Deus. Você não pode fazer de sua vida o que bem entender, sua vida agora pertence a Deus. Ele é seu dono e Senhor. Em cada situação ou escolha que tiver de fazer você precisa orar dizendo: “Senhor, sou um escravo comprado por Ti. O direito de propriedade sobre mim Te pertence. Por isso, não ouso decidir por mim mesmo, mas decida por mim.” Essa é uma consagração com uma base correta.

5 2. O motivo da consagração - o amor.
A base da consagração é a legalidade da compra, mas a motivação é o amor. Para ser salvo você precisou crer, mas, para crescer em Deus, você precisa agora ser conquistado por Ele, você precisa amá-Lo. (A história do menino e o brinquedo) E sempre que pegava o brinquedo ele dizia: “Você me pertence duas vezes, primeiro porque eu criei você e depois porque eu o comprei.” Você percebe que esta é a sua história? Você é duplamente de Deus. Primeiro porque Ele o criou, mas também porque Ele o comprou de volta do diabo que o havia roubado. A sua compra apenas mostra que o amor de Deus por nós não tem limites. Deus não quer que você se consagre a Ele por obrigação, mas por amor. Ele quer conquistar o seu coração para que você deseje ser prisioneiro do Seu amor. Em II Co 5:14-15 lemos que “o amor de Cristo nos constrange (nos atrai como uma correnteza) E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” Em outras palavras, o amor de Deus é uma forte correnteza que impele você a se consagrar a Ele.

6 3. O significado da consagração - ser um sacrifício.
Rm 12:1 nos dá a definição precisa de consagração quando diz: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.” Esse versículo mostra que o significado da consagração é ser um sacrifício. Mas o que significa ser um sacrifício? Vamos ver três significados. Em primeiro lugar, sacrifício é tudo aquilo que é colocado sobre o altar para o uso exclusivo de Deus. Aqueles que se consagram realmente, devem passar completamente das próprias mãos para as mãos de Deus. Em segundo lugar, sacrifícios eram ofertas ou presentes trazidos a Deus. Quando você se consagra, você se entrega como um presente para Deus. Desta forma, você se torna triplamente de Deus: primeiro porque Ele o criou, depois porque Ele o comprou e, por fim, porque você se deu a Ele como presente. Dê um presente a Deus: consagre-se. Em terceiro lugar, o sacrifício também nos fala de entrega. Deus nunca toma nada à força, tudo deve ser-lhe oferecido voluntariamente. Nós é que espontaneamente nos colocamos sobre o altar e não ousamos sair. Outros podem se mover livremente, mas nós não agimos de qualquer maneira. Outros podem fugir da Sua vontade, mas nós escolhemos ser prisioneiros do Seu amor.

7 4. O alvo da consagração - servir a Deus.
Visto que o significado da consagração é tornar-se um sacrifício, um presente para Deus, então, o que é oferecido é algo inteiramente dedicado a Deus. O alvo da consagração é ser usado por Deus para servi-lo. Mas para trabalhar para Deus, você precisa primeiro deixá-lo trabalhar em si. Somente os que se deixam ser trabalhados por Deus podem trabalhar para Ele. Na consagração, você deixa Deus trabalhar em si para que, por fim, você possa trabalhar para Ele. Uma vez que o presente foi entregue a Deus, Ele agora irá usá-lo como bem quiser. Ninguém pode ser útil para Deus sem primeiro se consagrar a Ele. Deus só usa o que lhe foi entregue nas mãos.

8 Declaração pública Por meio deste instrumento, de livre vontade, quero tornar público que eu________________fui comprado pelo Senhor Jesus. E que, a partir de hoje, O reconheço como meu legítimo dono e Senhor. Tudo o que tenho e sou lhe são entregues como proprietário legal para fazer o que melhor lhe parecer.


Carregar ppt "4. Consagre-se a Deus Nesta lição você vai aprender:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google