A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Adventista da Cohab

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Adventista da Cohab"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Adventista da Cohab
Prof.ª Andréa Cristina-Filosofia São Luís-MA

2 Conceituação ALIENAÇÃO: estado de uma pessoa que se submete cegamente aos valores das instituições existentes na sociedade, perdendo a consciência da realidade dos problemas que a cercam. A alienação envolve duas dimensões importantes: a realidade alienante e o sentimento da pessoa privada de algo que lhe é próprio. Ideologia, do grego, idea ‘ideia’, logos, ‘ciência’ – ciência das ideias.

3

4

5 Conceituação - Ideologia
Marilena Chauí “É um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que pensar, o que devem valorizar, o que devem sentir e o que devem fazer.” É uma forma de se ver o mundo. É um sistema de ideias peculiar a determinado grupo, ligado aos interesses do mesmo.

6

7 Aspectos da ideologia Representativo: trabalha com criações mentais, simbologias, com o objetivo de dar significado às relações sociais; Prescritivo: Favorece a ordem social estabelecida. Universalizador: produz uma aceitação geral, difundindo-a como se fossem do interesse de todos. Padronizador: realidade social sem conflitos. Lacunar: apresenta omissões, meias-verdades, silêncios com o objetivo de ocultar as verdades que não interessam.

8 Explicativo: explica a realidade a partir do ponto de interesse da classe dominante.
Transformador: mostra uma realidade invertida, ou seja, o tipo determinado passa a ser o tipo determinador. Alienador: Implanta a indiferença e o conformismo nas pessoas. Naturalizador: procura tornar natural a dominação de um grupo social sobre o outro.

9

10 Concepções de ideologia KARL MARX (1818-1883)
A ideologia se traduz como um conjunto de ideias e conceitos que pertencem a uma determinada classe média. O surgimento da ideologia está atrelado às necessidades da classe que se originou. A superestrutura enquanto instância ideológica (religião, política, arte, educação) são os produtores de ideologia, pois se manifestam de acordo com os interesses das classes sociais a que pertencem. Até mesmo as pessoas que manipulam o poder são manipuladas pela ideologia que ajudam a formar, o que reforça o caráter ilusório desta.

11 Concepções de ideologia GYORGY LUKÁCS (1885-1971)
A ideologia tem como característica principal fornecer uma base para a solução de problemas práticos da vida social. A ideologia não tem necessariamente um aspecto dissimulador da luta de classes, visto que sua gênese seria anterior ao surgimento das classes sociais. Lukács via uma vantagem na situação de exclusão do proletariado, os trabalhadores poderiam observar as deformações causadas pelo modelo burguês e inverter os papéis: de dominado para dominador. Não considerou a possibilidade da classe operária se corromper quando chegasse ao poder.


Carregar ppt "Colégio Adventista da Cohab"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google