A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mês Missionário Extraordinário

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mês Missionário Extraordinário"— Transcrição da apresentação:

1 Mês Missionário Extraordinário
Outubro 2019

2 de Bento XV, Maximum Illud
Proclamado pelo Papa Francisco por ocasião do centenário da carta apostólica de Bento XV, Maximum Illud

3 Percurso histórico do MME 2019:
Junho de 2017: no discurso aos participantes da assembleia das Pontifícias Obras Missionárias, Papa Francisco faz aceno de que iria convocar o MME 2019 No dia 22 de outubro de 2017, na carta ao Cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, o Papa Francisco faz a proclamação do MME 2019 Junho de 2018: no discurso aos diretores nacionais das Pontifícias Obras Missionárias, o Papa oferece o tema e o lema do MME 2019

4 No dia 30/11/2019, ocorrerá o centenário da promulgação da Carta Apostólica Maximum Illud, com a qual Bento XV quis dar novo impulso à responsabilidade missionária de anunciar o Evangelho.

5 O seu centenário sirva de estímulo para superar a tentação frequente que se esconde por detrás de todo o fechamento autorreferencial, pessimismo pastoral.

6 Tema do Mês Missionário Extraordinário
Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo

7 A logo mostra uma cruz missionária cujas cores tradicionais lembram os cinco continentes.
A Cruz acolhe o mundo e favorece o encontro entre os povos, a comunicação entre as pessoas e com a Igreja universal, como se fosse um link, criando laços reais entre os povos. A cruz é o instrumento e o sinal eficaz da comunhão entre Deus e os homens para a universalidade da nossa missão.

8 O mundo é transparente. Isso significa que nossa ação evangelizadora não tem barreiras e nem fronteiras. Ela é fruto do Espírito Santo. A Cruz abraça todos os homens e mulheres deste mundo e, precisamente graças a ela, estamos unidos, conectados e abertos à comunhão. As palavras Batizados e Enviados indicam os dois elementos característicos de todo cristão: o batismo e o anúncio. Da Cruz brota o batismo para a salvação do mundo para o qual somos enviados para anunciar o evangelho de Jesus.

9 Com as palavras, de São João Paulo II, que eu gostaria de repropor a todos, ele exortou a Igreja a um “renovado empenho missionário”, convicto de que “a missão renova a Igreja, revigora a sua fé e identidade, dá-lhe novo entusiasmo e novas motivações. É dando a fé que ela se fortalece!” (RM, 2).

10 Como resposta a esta convocação do Papa, a Arquidiocese de Brasília contando com o serviço do COMIDI e da Comissão Missionária para o Ano Jubilar, já está se organizando num empenho de sensibilização missionária do Povo de Deus de modo a propiciar que todas as nossas paróquias possam viver intensamente essa proposta do Santo Padre.

11 Para que cada paróquia possa viver intensamente o MME, de modo estruturado e em unidade com toda a Arquidiocese de Brasília, estamos propondo uma Semana Missionária Paroquial a ser vivenciada em cada Vicariato por setores da seguinte maneira: Vicariato Leste 1 a 6/10: todas as paróquias do Setor VII 8 a 13/10: todas as paróquias do Setor IX 15 a 20/10: todas as paróquias do Setor XIV 22 a 27/10: todas as paróquias do Setor XIII

12 As atividades desta Semana Missionária Paroquial terão início nas terças-feiras e se encerrarão nos domingos com uma grande Celebração Eucarística Setorial. Precisamos que os padres de cada setor enviem, o quanto antes, ao COMIDI a sugestão do local e do horário desta celebração para agendar com os Bispos. Apenas nos setores que terão as atividades entre os dias 08-13/10 terão sua Missa de Encerramento na Festa de Nossa Senhora Aparecida, na Esplanada.

13 Uma das atividades indispensáveis serão as visitas missionárias.
Que cada paróquia tenha uma equipe própria para articular os trabalhos As visitas deverão acontecer no sábado e no domingo ou, ao menos, no sábado nos dois turnos Cada paróquia deverá se organizar para convocar e formar os seus missionários

14 “Nós não temos um produto a vender, mas uma vida para comunicar: Deus, a sua vida divina, o seu amor misericordioso, a sua santidade! É o Espírito Santo que nos envia, acompanha, inspira: é Ele o autor da missão. É Ele que leva por diante a Igreja, não somos nós”.

15 “Que o Mês Missionário Extraordinário venha a ser uma ocasião de graça intensa e fecunda para promover iniciativas e intensificar de modo particular a oração – alma de toda a missão –, o anúncio do Evangelho, a reflexão bíblica e teológica sobre a missão, as obras de caridade cristã e as ações concretas de colaboração e de solidariedade entre as Igrejas, de tal modo que desperte em nós, e jamais seja arrebatado, o entusiasmo missionário”.


Carregar ppt "Mês Missionário Extraordinário"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google