Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
VIDA NO PLANO MENTAL SUMÁRIO INTRODUÇÃO
DIFICULDADES PARA DESCREVER O MUNDO MENTAL CARACTERÍSTICAS DA VIDA MENTAL ENTIDADES MENTAIS ROLAGEM MANUAL
2
INTRODUÇÃO Somente para nos localizarmos na sequência escolhida para as apresentações objetivando o entendimento da Constituição Oculta do Homem, fizemos um parêntesis após a apresentação ´”Corpo Físico e Suas Vestes”, para apresentarmos os planos da natureza e a vida nos planos Astral e Mental Concreto, por julgarmos indispensáveis para o entendimento do Corpo Anímico e suas vestes. Entretanto, ficou pendente a Vida no Plano Mental Concreto, objeto desta apresentação, que tem como objetivo: tentar transmitir o ambiente em que o veículo, Veste Mental Concreta, de mesma maneira como a Veste Física ancora o homem oculto ao Plano Físico (do Plano Físico Cósmico), ancora esse mesmo homem aos quatro subplanos inferiores do Plano Mental. Indispensável para melhor entendimento desta apresentação, a apropriação das informações contidas em apresentações anteriores, especialmente: “Constituição Oculta do Homem”; e Planos da Natureza”.
3
DIFICULDADES PARA DESCREVER O MUNDO MENTAL
As dificuldades são bem maiores do que para o Mundo Astral. Primeiro porque o Mental tem quatro subplanos inferiores em que as formas podem estar presentes e os outros três superiores onde a forma não existe. Além da dificuldade de linguagem própria para o Mundo Físico, para o Mundo Mental não podemos descrever um cenário, como é possível fazê-lo para o Astral. O Plano Mental não tem cenário, exceto o que cada indivíduo resolve fazer para si próprio com o seu pensamento. Talvez fosse mais exato dizer que todos os cenários existem ali. Tudo o que se conceba em matéria de encantamento está presente no Plano Mental. Cada homem vê apenas aquilo que seu desenvolvimento o capacita a perceber. A luz num subplano inferior é percebida como treva para o outro que lhe fica acima.
4
Características da vida mental
Pensamentos que no Plano Físico não são mais do que simples abstrações, no Plano Mental são fatos concretos. A sensação de liberdade no mundo mental é tão grande que a Vida Astral parece um estado de escravidão. Quem deseja abstrair-se, pode viver num mundo próprio, sem possibilidade de interrupção. Todas as ideias de um homem e suas consequências podem ser vistas como um panorama desfilando diante dos olhos.
5
O visitante do Plano Mental pode formar em torno de si uma enorme concha, através da qual a conversação de outras entidades não pode penetrar. Dessa forma pode perceber as pulsações universais, que não podem ser afastadas por nenhuma concha feita pelo poder humano. Há várias séries dessas pulsações que são distinguidas pelo volume, período de vibração e tonalidade da harmonia que produzem. Maior que todas as vibrações flui uma grande onda, que vindo de centros desconhecidos dos planos mais elevados, derrama sua vida através de todo o nosso mundo e, então, é absorvida por Aquele de onde veio. Nela e através dela ressoam ecos de um cântico triunfal a própria música das esferas. No Plano Mental, o homem pode fazer a volta ao mundo com a rapidez do pensamento, porque a resposta da matéria mental ao pensamento é imediata, e facilmente controlada pela vontade.
6
Não há alternâncias de dia e noite e nada que corresponda ao dormir e acordar no Plano Mental.
Entre aqueles que estão plenamente conscientes no Plano Mental há uma união muitíssimo mais íntima do que seria possível em planos inferiores. As operações mentais estão abertas para que todos a percebam. Ninguém pode enganar. A comunicação no Plano Mental é por transmissão de pensamentos. O espaço não é barreira para a comunicação entre os homens. As barreiras reais são as diferenças na evolução de cada um. O método para encontrar um homem no Plano Mental é por meio do envio do acorde que é único para cada um de nós.
7
ENTIDADES mentais NATURAIS HUMANAS ENTIDADES MENTAIS
Denomina-se Entidade Mental a tudo que existe com forma no Plano Mental Inferior, pois no Superior não existem formas. O esquema a seguir, de forma semelhante às do Plano Astral, dá a classificação mais geral dessas entidades. NATURAIS HUMANAS ENTIDADES MENTAIS NATURAIS NÃO HUMANAS ARTIFICIAIS
8
ENTIDADES MENTAIS NATURAIS HUMANAS
Entidades Mentais Naturais Humanas relacionadas no esquema a seguir. FISICAMENTE VIVAS PESSOAS COMUNS ADEPTOS E DISCÍPULOS ENTIDADES MENTAIS NATURAIS HUMANAS FISICAMENTE MORTAS PESSOAS COMUNS NIRMANAKAYAS
9
ENTIDADES MENTAIS NATURAIS HUMANAS FISICAMENTE VIVAS
PESSOAS COMUNS Pessoas cujos corpos físicos estão adormecidos e que flutuam pelo Plano Mental Inferior em vários estados de consciência; e as psiquicamente evoluídas, durante o transe. ADEPTOS E DISCÍPULOS Somente Adeptos e seus Discípulos podem mover-se em plena consciência e atividade no Plano Mental. Movem-se como globos de cor viva e espalham ao redor de si uma sensação de tranquilidade e felicidade, bem como afastam todas as más influências. Do Plano Mental animam grandes movimentos beneficentes e ensinam seus discípulos mais adiantados. ENTIDADES MENTAIS NATURAIS HUMANAS FISICAMENTE MORTAS Pessoas fisicamente e astralmente mortas em diversas condições de consciência. NIRMANAKAYAS Muito raro, mas pode acontecer de ser tão elevado renunciar a beatitude do repouso por infinitas eras e decidir por permanecer em contato com a Terra.
10
ENTIDADES MENTAIS NATURAIS NÃO HUMANAS
Entidades Mentais Naturais Não Humanas relacionadas no esquema a seguir ENTIDADES MENTAIS NATURAIS NÃO HUMANAS SEGUNDO REINO ELEMENTAL RUPADEVAS ALMA-GRUPO ANIMAIS SILFO9 ENTIDADES CÓSMICAS
11
ILUSTRAÇÃO DEVA CURADOR
ENTIDADES MENTAIS NATURAIS NÃO HUMANAS ENTIDADES CÓSMICAS Visitantes vindos de outros planetas e sistemas. São seres elevados que não se ocupam de indivíduos, mas sim de processos cósmicos. RUPADEVAS Fazem parte de espíritos pertencentes a uma evolução distinta da humanidade. Esses seres não possuem corpo físico como nós. A espécie menos evoluída e a dos Kamadevas, que tem seu corpo mais ínfimo constituído de matéria astral. Já os Rupadevas têm seus corpos de matéria mental inferior e cuja morada é nos quatro subplanos inferiores. Os corpos são mais fluídicos do que o dos homens e são capazes de maior expansão e contração. ILUSTRAÇÃO DEVA CURADOR
12
SEGUNDO REINO ELEMENTAL Sabemos que existem três reinos elementais:
ILUISTRAÇÃO SILFO DO MAR SILFOS Dos Elementais da Natureza, são os de Ar e os únicos a habitarem o Mental. ALMAS-GRUPO ANIMAIS As almas-grupo, as quais a maioria dos animais está ligada, se encontram no Plano Mental Inferior. SEGUNDO REINO ELEMENTAL Sabemos que existem três reinos elementais: o Primeiro Reino Elemental que anima a matéria do Plano Mental Superior; o Segundo Reino Elemmental que anima a matéria dos quatro níveis inferiores do Plano Mental (Plano Mental Inferior); e o Terceiro reino Elemental que anima a matéria do Plano Astral.
13
Se, por um momento, pudéssemos imaginar a Essência Elemental Mental, como inteiramente livre da ação do pensamento, tomaria a aparência de um conglomerado de átomos infinitesimais, dançarinos e estimulados por uma intensidade maravilhosa de vida. ENTIDADES ARTIFICIAIS O Plano Mental está mais repleto de Entidades Artificias – Elementais, ou Formas – Pensamentos - do que o Plano Astral. Os Elementais Artificiais, ou Formas - Pensamentos são mais radiantes, de colorido mais brilhante, mais fortes, mais duradouros e mais vitalizados do que os elementais astrais. O pensamento no Plano Mental é mais forte e poderoso do que no Plano Astral. Os Elementais Mentais são fartamente utilizados pelos Mestres e Iniciados, os quais têm maior poder e vida mais longa.
14
Entidades Mentais Artificiais relacionadas no esquema a seguir.
15
ENTIDADES ASTRAIS ARTIFICIAIS
ELEMENTAIS FORMADOS INCONSCIENTEMENTE A criação do Elemental Artificial ocorre inconscientemente. ELEMENTAIS FORMADOS CONSCIENTEMENTE A criação do Elemental Artificial ocorre conscientemente São a maior classe e criadas pelo homem e Adeptos. Se resultante de pensamento do homem estão relacionadas ao seu criador por estreitos laços cármicos. A ação dessas entidades sobre o homem é direta e incessante. Pensamentos e os correspondentes sentimentos do homem atiram-se sobre a matéria plástica elemental e modelam instantaneamente um Elemental Artificial, ser vivo e com forma. Passam a ter vida própria. São as conhecidas Formas-pensamentos. Adeptos utilizam em seus trabalhos e conseguem manter conexão com os elementais formados e os guiam, de forma que esses elementais ajam como se possuíssem a inteligência de seu criador.
16
O Corpo Astral – Arthur E. Powell Aquarius N° 37 e 39
ILUSTRAÇÃO DE LEMENTAIS ARTIFICIAIS. O DA ESQUERDA AMBIÇÃO E O DA DIREITA CÓLERA FONTES Publicações: O Corpo Astral – Arthur E. Powell Aquarius N° 37 e 39 Fiat Lux Nº 7 - Roberto Lucíola
17
FORMATAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
IMAGENS De esquemas elaborados para ilustração do texto e copiadas dos livros: “O Reino dos Devas e dos Espíritos da Natureza” de Geoffrey Hodson; e Formas – Pensamentos – Anne Beasant. MÚSICA “Abertura Lohengrin ”– Richard Wagner. FORMATAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TEXTO: j. Coelho
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.