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PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS

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Apresentação em tema: "PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS"— Transcrição da apresentação:

1 INTEGRANDO AS EXPERIÊNCIAS NOS TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR (PLANEJANDO UMA ROTINA DIÁRIA)

2 PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
EIXOS NORTEADORES Interações Brincadeiras CRIANÇA =>Como pessoa real: singular, capaz, participante ativa e com direitos =>Como construtora de significados e coconstrutoras da aprendizagem PEDAGOGIA DA INFÂNCIA =>Pautada na criança, nas relações/interações, na escuta e nas cem linguagens da criança PROFESSORA =>Mediadora/responsável das ações educativas => capaz, profissional de educação de infância/ crianças

3 AS EXPERIÊNCIAS E AS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS
Os tempos = precisam ser organizados tendo como FOCO A CRIANÇA E COMO Eixos norteadores a Brincadeira e as Interações; Os tempos = precisam ser organizados relacionando as necessidades de cuidado e educação a que as crianças têm direito => a se expressar, comunicar, criar, organizar pensamentos e ideias, conviver, brincar e trabalhar em grupo; apropriar-se de diferentes linguagens e saberes...

4 AS EXPERIÊNCIAS E AS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS
Os tempos = precisam ser organizados com “espaço” para as experiências que respeitem os saberes que circulam em nossa sociedade que podem e devem ser ampliados. Embora “o espaço” das experiências guarde uma relação com o tempo cronológico (da realização das experiências), os ritmos das crianças precisam ser respeitados. Os tempos = precisam ser organizados incluindo a vivência e experimentação de diferentes experiências fundamentais para o desenvolvimento, aprendizagem e bem estar das crianças “reais da turma”.

5 Questões norteadoras:
Como os Tempos estão distribuídos ao longo do período? E da semana? Como estão sendo organizadas as diferentes experiências? A organização das experiências nos diferentes Tempos contempla momentos diferenciados de interação? (momentos coletivos, em pequenos grupos, individuais, coordenados pela professora, momentos em que as crianças se envolvam livremente – com a supervisão da professora?) Como se dá a transição entre as experiências? Tudo está centrado na professora? As crianças ficam muito tempo ociosas?

6 Questões norteadoras:
A organização das experiências está acompanhada da organização dos espaços e materiais? Com que frequência as crianças estão brincando? (faz de conta, brincadeiras de construção, jogos educativos...) Em que outros Tempos a brincadeira está sendo sugerida? Os Tempos da história e da roda de conversa estão sendo contemplados diariamente? Como você está organizando o espaço e os materiais? A duração e a regularidade com que as experiências ocorrem têm garantido a aquisição pelas crianças das aprendizagens previstas? Essas experiências são interessantes e significativas para a criança?

7 Questões norteadoras:
Que experiências estão sugeridas nos diferentes Tempos? (chegada e saída das crianças, alimentação, higiene, parque, areia, água, experiências com diferentes linguagens - narrativas, linguagem verbal, relações quantitativas, de medidas, de movimentação ampla, de conhecimento de si e da natureza... Art. 9º); De que forma observo e registro o desenvolvimento das experiências pelas crianças?

8 Integrando as experiências das crianças da Educação Infantil (sugestão de planejamento)
O QUÊ? E EM QUAIS TEMPOS? Relacionado às necessidades das crianças de educação e cuidado (As experiências fundamentais) PARA QUÊ? Ao participarem dessas experiências (Art. 9º e de muitas outras) que aprendizagens as crianças podem construir? COMO? De que forma o professor organiza as experiências nos tempos que não podem faltar? considera as possibilidades de interação (criança/criança; professor/criança); de construção de sua autonomia (as escolhas); de brincadeiras; de produção; de diálogo e negociação? define as possibilidades de ação criativa e exploratória das crianças e de representação verbal (oral, escrita/desenho)? planeja as formas de escuta das crianças; os desafios; o espaço, o tempo e o material necessário? respeita o ritmo e interesse das crianças?

9 Integrando as experiências para crianças de 3 e 4 anos (sugestão de planejamento)
O QUÊ? E EM QUAIS TEMPOS Tempo de chegada PARA QUÊ? - Experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança (Inciso I, Art. 9º) Crianças podem aprender: - a brincar de roda e de jogos; - a dramatizar, a vivenciar personagens, a fantasiar-se; COMO? receber as crianças com brincadeira de roda, possibilitando imitações, dançando e cantando; disponibilizar livros de história e propor atividades que instiguem as crianças a descreverem, explicarem, relatarem, recontarem. (material, espaço, tempo ...) Tempo de roda de conversa Experiências que promovam a expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança; (Inciso III, Art. 9º) Crianças podem aprender a: expressar corporal e verbalmente suas vivências, sentimentos e opiniões; - socializar as brincadeiras e atividades preferidas; apresentar as fichas das crianças com o nome completo e conversar sobre a família; propiciar situações de diálogo em que as crianças falem sobre as brincadeiras e jogos preferidos

10 Tempo de exploração e construção de conhecimento de si e do mundo
Integrando as experiências para crianças de 3 e 4 anos (sugestão de planejamento) Tempo de exploração e construção de conhecimento de si e do mundo Experiências que promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia literatura (Inciso IX, Art. 9º) Crianças podem aprender: - a identificar e apreciar quadros de pintores famosos e a conhecer suas vidas; a conhecer algumas técnicas de pintura e material de artes a apreciar uma música e desenvolver uma dança; Ações do professor: propiciar situações em que as crianças: - apreciem as obras de pintores renomados; desenhem e pintem algumas obras desses pintores famosos; pesquisar sobre o pintor e outras obras; Tempo de parque


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