A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por: Gusttav, Larissa, Lucas e Rauan

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por: Gusttav, Larissa, Lucas e Rauan"— Transcrição da apresentação:

1 Por: Gusttav, Larissa, Lucas e Rauan
IRONIA E MAIÊUTICA Por: Gusttav, Larissa, Lucas e Rauan

2 Sócrates Sócrates, que viveu no séc. IV a.C., enfrentou o relativismo moral no qual se degenerou a democracia grega, com um método simples: É PRECISO CONHECER PARA SE PODER FALAR.

3 Ironia e Maiêutica Com isso, Sócrates criou um método que muitos confundem ainda hoje apenas com uma figura de linguagem. A ironia socrática era, antes de tudo, o método de perguntar sobre uma coisa em discussão, de delimitar um conceito e, contradizendo-o, refutá-lo.

4 Ironia e Maiêutica A ironia de Sócrates consistia portanto, em fazer perguntas simples, como: O que é justiça? O que é o bem? Com isso Sócrates mostrava a seus discípulos o quanto eles se contradiziam a cada resposta. Demolindo assim o orgulho, a ignorância e a presunção do saber deles.

5 Ironia e Maiêutica Libertos do orgulho e da pretensão de que tudo sabiam, os discípulos podiam iniciar o caminho da reconstrução das próprias idéias.  Nesta segunda fase do diálogo, o objetivo de Sócrates era ajudar seus discípulos a conceberem suas próprias idéias.

6 Ironia e Maiêutica A segunda fase, destinada à concepção de ideias, era chamada de maiêutica(termo grego que significa arte de trazer à luz). Neste ponto, eles começam a pensar por si mesmo, e não pelo que haviam sido educados a pensar, dai o "nascimento" de ideias próprias

7 Ironia e Maiêutica A doutrina socrática identifica o sábio e o homem virtuoso. Derivam daí diversas consequências para a educação, como: O conhecimento tem por fim tornar possível a vida moral O processo para adquirir o saber é o diálogo.


Carregar ppt "Por: Gusttav, Larissa, Lucas e Rauan"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google