A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA."— Transcrição da apresentação:

1 CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA

2 É um mecanismo de dominação imposta por países desenvolvidos e, assim, denominada de NEO-IMPERIALISMO ECONÔMICO ou GLOBOCOLONIZAÇÃO, em que as nações em desenvolvimento estão perpetuamente sendo dominada.

3 GANÂNCIA econômica. A institucionalização de uma Sociedade de Consumo em Massa no mundo impõe impactos ambientais em escala global.

4 É DIRIGIDA ou comandada por uma minoria de países (G-7)
É DIRIGIDA ou comandada por uma minoria de países (G-7). Num planeta com 6, 7 bilhões de pessoas, a economia e as decisões políticas (via Conselhos de Segurança da ONU – somente 5 países com o poder de veto – USA / Rússia / China / Reino Unido / França) estão sobre o controle de poucos.

5 A economia do mundo fica vulnerável a “VOLATIZAÇÃO” do capital e, o mercado internacional suscetível a CRISE ECONÔMICAS GLOBAIS.

6 A flexibilização da produção transnacional (instalação de filiais em países subdesenvolvidos) gera desemprego nas nações ricas, bem como, a introdução de novas tecnologias de ponta nas fábricas força o desemprego estrutural (máquina elimina força de trabalho humano).

7 Uma das CONTRADIÇÕES da economia globalizada
Uma das CONTRADIÇÕES da economia globalizada. Adota a lei de livre mercado, mas países adotam políticas de barreiras comerciais aos produtos estrangeiros, num regra de PROTECIONISMO.

8 DISPARIDADES SÓCIOECONÔMICAS entre as nações do mundo
DISPARIDADES SÓCIOECONÔMICAS entre as nações do mundo. A riqueza está concentrada em 16% da população global (nações desenvolvidas). A inclusão no mundo globalizada só se manifesta pela igualdade na crise econômica atual.

9 Manifesta a ACULTURAÇÃO, num modelo ocidentalizado de cultura, bem como, o massivo consumo de bens não materiais (informação – filmes – cultura – notícias). Os Estados Unidos controlam (produção e venda) de 70% da produção cultural do planeta: usa esta indústria cultural para o domínio geopolítico e venda de seus produtos.

10 COMPETITIVIDADE DISTINTAS
COMPETITIVIDADE DISTINTAS. Num a sociedade econômica globalizada países riso e pobres apresentam poder de disputa de mercado desiguais. Neste aspecto se manifesta a perversidade da globalização, que difunde um mundo de oportunidades, mas com a perpetuação de desigualdades de tecnologia-capital –capacidade industrial.


Carregar ppt "CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google