Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMatheus Neto Alterado mais de 5 anos atrás
2
Lição 10 O lugar da integridade
3
Objetivo Ensinar a relevância do oitavo mandamento para os nossos dias e mostrar que o trabalho e a integridade são os caminhos para uma vida de verdadeira prosperidade e paz com Deus.
4
Texto-base Não furtarás. (Êx 20:15)
5
Introdução Escândalos de corrupção, lavagem de dinheiro, caixa dois, sonegação e fraudes são assuntos frequentes dos noticiários nos últimos anos. Neste contexto, o oitavo mandamento tem uma mensagem ética importantíssima e é um convite para que sejamos luz no mundo e sal da terra.
6
I. PARA CONHECER Não furtarás. Este é o imperativo do oitavo mandamento da lei moral de Deus. Este mandamento ensina que é preciso respeitar a propriedade alheia, combater a desonestidade e preservar a integridade.
7
I. PARA CONHECER 1. O conceito de furto: Duas espécies de peso e duas espécies de medida são abominação para o SENHOR, tanto uma coisa como outra. (Pv 20:10)
8
I. PARA CONHECER 2. O princípio da mordomia: A terra pertence ao Senhor! O mundo e tudo o que nele vive pertencem a ele. (Sl 24:1)
9
I. PARA CONHECER 3. A dignidade do trabalho: Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha que repartir com o que tiver necessidade. (Ef 4:28)
10
I. PARA CONHECER 4. O lugar da integridade: Portanto, se a sua mão ou o seu pé faz você pecar, corte-os e jogue-os fora. (Mt 18:8)
11
Questões do estudo 01. Explique o conceito de furto e cite algumas das suas formas descritas na Bíblia. Baseie-se em Mt 15:19 e no item 1 do comentário. 02. Qual é o princípio da mordomia? Qual é a relação do roubo na questão dos dízimos e das ofertas? Leia o item 2, Sl 24:1; 115:16 e Ml 3: Leia o item 3 e comente a frase “A Palavra de Deus condena o furto e recomenda o trabalho”. Leia também Ef 4:28 e 2 Ts 3: Qual é a importância da lei quando tratamos da questão da integridade em relação ao furto? Leia Ex 20:15, Rm 7:12 e o item 4.
12
1. Não furte: trabalhe e seja próspero!
II. PARA PRATICAR 1. Não furte: trabalhe e seja próspero! Saiba que trabalhar é a maneira digna e bíblica de alcançar os nossos objetivos pessoais, profissionais e materiais, por mais difícil e árduo que seja. 05. Como o cristão pode alcançar a verdadeira prosperidade? O que isso tem a ver com o oitavo mandamento? Baseie-se em Ef 4:28 e Sl 128:1-2.
13
2. Não furte: seja íntegro e viva em paz!
II. PARA PRATICAR 2. Não furte: seja íntegro e viva em paz! Deixar-se corromper para furtar é deixar de confiar no Deus provedor, pois é ele quem supre as nossas necessidades. A confiança em Deus é o antídoto para nos mantermos íntegros. 06. De que forma a confiança em Deus pode nos ajudar a manter a integridade e desfrutar da sua paz? Comente com base no item anterior.
14
Desafio da semana Neste estudo, aprendemos sobre a relevância do oitavo mandamento para os nossos dias. Não furtar, mas trabalhar, é o que nos orienta a Palavra de Deus; não furtar, mas manter- se íntegro, é o que o Deus da Palavra espera de nós. Trabalhar não é fácil, e manter a integridade também não é. Por isso, é um grande desafio ser discípulo de Cristo, pois ele exige de nós compromisso com os seus mandamentos. Durante a semana, reflita se, porventura, você tem praticado “grandes ou pequenos” furtos e mude seus hábitos. Faça como Zaqueu que, ao receber Jesus em sua casa, arrependeu- se, foi transformado e mudou de vida. Reflita, também, no provérbio que diz: É melhor ter pouco com retidão do que muito com injustiça (Pv 16:8). Faça deste um princípio válido para a sua caminhada cristã.
15
Próximo estudo Lição 11 O perigo das palavras
16
Referências AZEVEDO, I. B de. Os dez mandamentos: atitudes que transformam nossas vidas. São Paulo: Hagnos, 2016. MEHL, R. A ternura dos dez mandamentos. São Paulo: Editora Quadrangular, 2000. OS DEZ MANDAMENTOS: 8 – Não furtarás. Disponível em: voltemosaoevangelho.com/blog/2015/08/os-dez-mandamentos-8-nao-furtaras/. Acesso em: 12 jun REIFLER, H. U. A ética dos dez mandamentos. Um modelo de ética para os nossos dias. São Paulo: Vida Nova, 1992. WIERSBE, W. W. Comentário bíblico expositivo: antigo testamento. V. 1. Pentateuco. Santo André: Geográfica, 2006.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.