A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criança cardiopata e cuidados com os dentes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criança cardiopata e cuidados com os dentes"— Transcrição da apresentação:

1 Criança cardiopata e cuidados com os dentes
Por: Rosane Menezes Faria, Departamento de Odontologia da SOCESP

2 Problema cardíaco O defeito cardíaco congênito é o tipo de malformação mais comum no ser humano. A cada mil crianças nascidas vivas, oito apresentam algum tipo de cardiopatia. Essas crianças cardiopatas precisam de tratamento odontológico especial.

3 Tipos de cardiopatias Há dois tipos de cardiopatias congênitas: acianogênicas e cianogênicas. A maioria das crianças cardiopatas apresenta baixa estatura, cansaço ao mínimo esforço e infecções respiratórias recorrentes. Quando as crianças têm pouco oxigênio no sangue são chamadas de cianóticas. No tratamento odontológico é importante considerar quatro riscos: cárie, endocardite infecciosa, hipóxia e sangramento. Essas crianças devem ser tratadas por profissional especializado, ou instruído para esse atendimento.

4 Saúde da boca Estudos mostram que as crianças cardiopatas têm mais problemas bucais porque os pais se preocupam muito com a doença cardíaca e esquecem os cuidados com a boca, importantes para manter a saúde do coração também. A endocardite infecciosa ocorre quando há presença de microrganismos no sangue que encontram tecidos cardíacos danificados, ou válvulas cardíacas anormais, onde se multiplicam, causando infecção. Essas bactérias, na maioria das vezes, são provenientes da boca. Para evitar a endocardite, a criança deve manter uma saúde oral rigorosa com escovação bem feita, uso de fio dental, conscientização da criança e dos cuidadores, e ainda monitoramento periódico no dentista. Alguns procedimentos, como extração dentária e limpeza, devem ser feitos após administração de antibiótico, prescrito e orientado pelo dentista responsável.

5 Medo e ansiedade É importante considerar o risco de aumento de hipóxia: diminuição ainda mais de oxigênio no sangue. A criança sob o estresse do tratamento pode ter aumento de hipóxia e tornar-se mais arroxeada com risco de falta de ar. Deve haver condicionamento da criança se ela tiver medo ou ansiedade. Esse condicionamento é a adaptação ao tratamento, que deve ser realizado aos poucos. Muitas vezes, as primeiras sessões são somente para mostrar os equipamentos odontológicos.

6 Cuidados Crianças cianogênicas podem ter alterações sanguíneas, capazes de mudar a formação do coágulo, no caso, por exemplo, de uma simples extração ou mesmo de uma limpeza, levando à hemorragia. Além disso, às vezes, essas crianças tomam anticoagulantes. Alguns cuidados pós-cirúrgicos devem ser tomados pelo dentista e pelo paciente, caso seja necessária, por exemplo, uma extração. O paciente deve fazer repouso, alimentar-se com comida líquida ou pastosa, fria ou gelada, como vitaminas, sopas, iogurte e sorvete, não realizar bochecho, não ficar exposto ao sol, forno quente ou chuveiro quente, não colocar objetos no local da extração e não realizar bochechos nos primeiros dias da extração.


Carregar ppt "Criança cardiopata e cuidados com os dentes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google