A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo"— Transcrição da apresentação:

1 4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo Mariana.raposo@sesi.org.br

2 Mídia:meios de comunicação social, como jornais, revistas, cinema, rádio (Ferreira, 1996) mídia: o que está entre o emissor e receptor de mensagens, (Bougnoux) velha mídia : escrita/livro, rádio nova mídia: envolve tecnologias convergentes como a computação, a microeletrônica e as telecomunicações. Centro multimídia: combinação de mídias convencionais com novas mídias

3 SESI INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO

4 Sociedade da Informação = Indústria Quaternária Categorias Indústria da informação (jornais, editoras, produtores de hardware e software) Indústria do conhecimento (escolas, bibliotecas) Indústria das artes ( escritores, artistas, empresas de cinema e teatro, gravadoras) Indústria ética (igrejas, centros místicos e filosóficos) (Masuda) Indústria do Conhecimento

5

6 SESI Indústria do conhecimento Objetivo Geral Facilitar ao trabalhador(a) e sua família o acesso à informação disponível em mídia impressa e eletrônica e na Internet e a apropriação do conhecimento.

7 Diretrizes Técnico-Conceituais Educação ao longo da vida é um imperativo para que os sujeitos, as empresas e as nações possam inserir-se no mundo globalizado, de forma competitiva e na perspectiva do desenvolvimento sustentável. O acesso à informação e ao conhecimento são direitos fundamentais que contribuem para a garantia da diversidade cultural, a pluralidade dos povos, e o fortalecimento do exercício da cidadania. A informação e o conhecimento são as principais alavancas para o desenvolvimento da indústria. As empresas brasileiras exercem sua responsabilidade social apoiando o projeto e estimulando o pleno desenvolvimento do potencial humano. A educação ao longo da vida ocorre em múltiplas oportunidades e espaços, e utiliza-se de diversas estratégias.

8 Diretrizes Técnico-Conceituais Na perspectiva de educação ao longo da vida, o SESI Indústria do Conhecimento é um espaço/estratégia que oportuniza a construção de uma sociedade mais justa, na medida em que disponibiliza aos menos favorecidos espaços para estudo e pesquisa. O SESI Indústria do Conhecimento é espaço de estímulo à criatividade/inovação, ao empreendedorismo e à formação de sujeitos preocupados com a ecossustentabilidade e socialmente responsáveis. O espaço SESI Indústria do Conhecimento organiza-se como centro multimeios, com biblioteca, DVDteca, CDteca e Internet, onde os sujeitos/usuários tem oportunidade de acesso à informação e apropriação do conhecimento. O SESI Indústria do Conhecimento é lugar de leitura, pesquisa e estudo, que promove a interação com o saber universal, apóia as atividades de ensino- aprendizagem da criança, jovem e adulto e atualiza a formação do cidadão e trabalhador.

9 7 Diretrizes Técnico-Conceituais No processo de mediação da aprendizagem, a articulação entre o SESI Indústria do Conhecimento, a escola e a comunidade onde se insere é condição fundamental, inclusive apoiando a formação do professor (guias para professores). Com o objetivo de fomentar a leitura, o manejo com o computador e acesso à Internet, serão promovidos cursos de formação para os usuários, assim como poderão ser desenvolvidas palestras e cirandas literárias. O processo de apropriação do conhecimento é mediado pelos monitores e por materiais/conteúdos educativos desenvolvidos especialmente para os usuários. (guias para o uso da biblioteca, guias para pesquisa na Internet).

10 Metas e Projeção do Atendimento Implantar 100 módulos do SESI Indústria do Conhecimento, em municípios de todo o território nacional, a partir de 10 de março de 2006. Acervo de biblioteca de aproximadamente 1.300 (um mil e trezentos ) exemplares impressos e 10.000 (dez mil) títulos em mídia eletrônica, 100 (cem) títulos em DVD e CD, 100 (cem) títulos na gibiteca, 1 jornal local e 3 (três) periódicos 10 (dez) computadores com acesso à Internet (1destinado à gestão do módulo). Capacidade total instalada: cerca de 7,7 milhões de pessoas/ hora e meia por ano, nos 100 módulos

11 Parcerias MEC/FNDE MC Empresas Prefeituras Governos Estaduais


Carregar ppt "4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google