A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vírus: seres sem organização celular  A palavra vírus vem do latim e significa ‘veneno’.vírus  São seres muito pequenos – algumas dezenas de vezes ainda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vírus: seres sem organização celular  A palavra vírus vem do latim e significa ‘veneno’.vírus  São seres muito pequenos – algumas dezenas de vezes ainda."— Transcrição da apresentação:

1 Vírus: seres sem organização celular  A palavra vírus vem do latim e significa ‘veneno’.vírus  São seres muito pequenos – algumas dezenas de vezes ainda menores que as bactérias.  Somente podem ser vistos ao microscópio eletrônico.  Não são incluídos em nenhum dos cinco reinos, sendo “diferentes” dos demais seres vivos.

2 Vírus da Gripe Rotavírus – causador de diarreia, grave em lactentes e crianças Imagem: C. S. Goldsmith and Balish, CDC / Domínio Público Imagem: GragamColm / Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada

3

4  Não possuem organização celular:  Não têm membrana plasmática nem citoplasma, como citosol e organelas, nem núcleo celular.  São constituídos basicamente por uma cápsula de proteínas que abriga em seu interior o material genético.

5

6

7

8  Não possuem metabolismo próprio:  Reproduzem-se somente dentro de células vivas (parasitas intracelulares obrigatórios):

9

10 Imagem: Autores: Rachid Sougrat, Alberto Bartesaghi, Jeffrey D. Lifson, Adam E. Bennett, Julian W. Bess, Daniel J. Zabransky, Sriram Subramaniam / Creative Commons Atribuição 2.5 Genérica

11

12

13

14

15 Doenças VIRAIS -Causador -Transmissor -Sintomas -Tratamento -Profilaxia (Prevenção) -Vacina X Soro

16 Resfriado Comum; Caxumba; Raiva; Rubéola; Sarampo; Hepatites; Dengue; Poliomielite; Febre amarela; Doenças humanas virais Varicela ou Catapora; Varíola; Meningite viral; Mononucleose Infecciosa; Herpes; HPV; Hantavirose; AIDS; Gripe aviária; Gripe suína.

17 AIDS (SIDA) S índrome da I muno d eficiência A dquirida Causador: HIV – Vírus da Imunodeficiência Humana. Ataca os Linfócitos T – CD4 Precursoras dos ANTICORPOS

18 – A AIDS surgiu no mundo em 5 de junho de 1981. Naquele dia, o Centro de Controle de Doenças de Atlanta relatou em cerca de cinco jovens homossexuais na Califórnia, uma pneumonia rara que anteriormente surpreendeu com problemas tópicos severos de imunossuprimidos. Estes cinco jovens morreram de pneumonia.

19 – Um mês depois, um câncer raro da pele é diagnosticado em 26 homossexuais americanos. Ele é chamado de “câncer gay”. A doença foi então nomeada no ano seguinte como síndrome da imunodeficiência adquirida ou SIDA (em inglês, AIDS). – Em 1983, uma equipe francesa isolou o vírus transmitido pelo sangue, secreções vaginais, leite materno ou sêmen, que ataca o sistema imunológico e expõe às “infecções oportunistas” como a tuberculose ou pneumonia.

20 – Em 02 de outubro de 1985, o ator americano Rock Hudson morre de AIDS. Outras estrelas seguiriam o mesmo caminho, como os cantores Cazuza (1990) e Freddy Mercury (1991) ou o bailarino russo Rudolf Nureyev (1993). – Em 1986, foi desenvolvida a primeira droga, azidovudina (AZT), um antirretroviral que retarda a propagação do vírus, mas não a elimina. Ele é oficialmente chamado vírus da imunodeficiência humana (HIV, sigla em inglês). Em dezembro, 4.500 casos são relatados na Europa, um aumento de 124% em um ano.

21 – Em 1996, a chegada da triterapia, mais conhecida como coquetel, mudou o jogo: de doença inevitavelmente fatal, a AIDS tornou-se uma doença crônica. As Nações Unidas criaram o Programa Conjunto sobre AIDS (UNAIDS). A epidemia se espalhou rapidamente na África e se agrava na Europa Oriental, Índia e China.

22 – Em 2002: criação do Fundo Global de Luta contra a SIDA, tuberculose e malária, com o apoio de Bill Gates. – Em 2003: lançado pelo presidente George W. Bush um programa de 5 anos de US $ 15 bilhões, o Pepfar. – Em 2006: estudos estabelecem que a circuncisão de homens não infectados com o vírus reduz pelo menos pela metade o risco de serem infectados pelo HIV. Mas ela não protege as mulheres. Campanhas de circuncisão precoce na África.

23 – Em 2009: Desde o início da doença, cerca de 25 milhões de pessoas morreram de AIDS e 60 milhões foram infectadas. Durante oito anos, o número de infecções diminuiu 17% (UNAIDS). – Em 2010: Estudo mostra que um gel vaginal microbicida contendo um antirretroviral pode, quando utilizado corretamente, reduzir pela metade o risco de infecção pelo HIV em mulheres. – Em 2011: um ensaio clínico estabelece que tratar muito rápidamente as pessoas HIV-positivas com antirretroviral, reduz quase completamente o risco de transmissão do vírus aos parceiros não infectados.

24 Transmissão

25

26 No caso de ausência de tratamento, a criança tem uma probabilidade de cerca de 25% de ser contaminada pelo HIV pela mãe (se esta for HIV positivo). Se a mãe estiver se tratando, se o parto for bem acompanhado e se ela não amamentar este número pode cair para 1%.

27 Sintomas Ser portador do HIV Ter AIDS

28 Entre 2 a 6 semanas após a contaminação: – Gânglios linfáticos inchados – Febre – Fadiga – Erupção cutânea – Dores musculares – Dores de garganta – Gânglios linfáticos permanecem inchados – Infecções bucais – Inflamações das gengivas – Herpes labial que não desaparece ou que se desenvolve – Verrugas genitais – Eczema, erupção cutânea – Perda de pesoHerpes labial

29 Aparecimento da AIDS propriamente dita: – varia fortemente de um indivíduo a outro, ela pode se manifestar de 1 a 14 anos (mas em geral de 4 a 8 anos) após a contaminação pelo HIV

30 Diagnóstico Exame de sangue: - detecta a presença de anticorpos contra o HIV – soro + ou soro -; - carga de células CD4 – se estiver abaixo de um determinado limite, fala-se em AIDS.

31 Tratamento Remédios Virostáticos (antirretrovirais), que agem em diversas etapas do ciclo de vida do vírus.

32 Profilaxia (prevenção)

33

34

35 VACINA - Dificuldades

36 Dengue, Febre Amarela, Zika e Febre Chikungunya Aedes aegypti

37

38 Esquema de flavivírus, da família Flaviviridae, que reúne vírus de RNA envelopados Causador

39 * Dengue Clássica

40 A dengue clássica é a forma mais leve da doença, sendo muitas vezes confundida com a gripe. Tem início súbito e os sintomas podem durar de cinco a sete dias, apresentando sintomas como febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, entre outros

41 *Dengue Hemorrágica -mais comum quando a pessoa está sendo infectada pela segunda ou terceira vez; -somente após o terceiro ou quarto dia surgem hemorragias.

42 Sintomas Dores abdominais fortes e contínuas Vômitos persistentes Pele pálida, fria e úmida Sangramento pelo nariz, boca e gengivas Manchas vermelhas na pele Comportamento variando de sonolência à agitação Confusão mental Sede excessiva e boca seca Dificuldade respiratória Queda da pressão arterial.

43 *Síndrome do choque da dengue - é a complicação mais séria da dengue, se caracterizando por uma grande queda ou ausência de pressão arterial, acompanhado de inquietação, palidez e perda de consciência. Uma pessoa que sofreu choque por conta da dengue pode sofrer várias complicações neurológicas e cardiorrespiratórias, além de insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural. Além disso, a síndrome de choque da dengue não tratada pode levar a óbito.

44 Tratamento : Somente os sintomas -transfusão de sangue ou plaquetas pode corrigir os problemas de sangramento; -Soro ou eletrólitos intravenosos para corrigir o desequilíbrio de eletrólitos; - Oxigenoterapia para tratar um nível excessivamente baixo de oxigênio no sangue; - Reidratação com soro intravenoso para tratar a desidratação.

45 PROFILAXIA -Combate ao mosquito; -Vacinação Dengvaxia®

46 Gênero Haemagogus - silvestre Aedes aegypti - urbano Febre amarela OBS: Considerada erradicada, no Brasil, desde 1942

47 Sintomas Dependendo da gravidade, a pessoa pode sentir febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

48 Tratamento: Apenas sintomático. Prevenção: mesmos cuidados tomados para a dengue, em relação ao mosquito transmissor; e...

49

50 Zika

51 Febre Chikungunya

52 Varíola Família Poxviridae – adenovírus envelopado

53

54

55 Herpes simples Família Herpesviridae – adenovírus envelopado

56 Herpes simples Oral - HHV-1 Genital – HHV-2

57

58

59

60

61

62

63

64 Catapora e Herpes Zoster HHV - 3

65

66 Mononucleose

67 Condiloma acuminado – HPV – Fam: Papovaviridae – Adenovírus sem envelope

68

69

70 Resfriado

71 Poliomielite

72 Raiva Vírus: Família Rabdoviridae Gênero Lyssavirus

73

74 Sarampo

75 Hepatite


Carregar ppt "Vírus: seres sem organização celular  A palavra vírus vem do latim e significa ‘veneno’.vírus  São seres muito pequenos – algumas dezenas de vezes ainda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google