A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos hídricos Daniel e André.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos hídricos Daniel e André."— Transcrição da apresentação:

1 Recursos hídricos Daniel e André

2 Conteúdos O que são? Distribuição Águas Subterrâneas Consumo
Consumo Doméstico Consumo na Agricultura Consumo Industrial Consequências

3 O que são? Os Recursos hídricos são a quantidade de água doce, superficial ou subterrânea, disponível para o uso humano.

4 Hoje, apenas a água doce presente nos lagos, rios e lençóis é potencialmente útil ao homem.
Tendo em conta que derreter calotes polares não seria muito viável.

5 Distribuição Na natureza somente 2,5% da água é doce, sendo quase 70% desta glaciares e calotes, mais de 30% água subterrânea, e somente 0,3% águas superficiais e outras fontes.

6 Águas subterrâneas A quantidade de água disponível em lençóis subterrâneos (aquíferos) é mais de 100 vezes maior do que em lagos e rios. Mas, a maioria desses lençóis estão muito profundos para serem explorados.

7 No entanto, os lençóis mais superficiais, são rapidamente esgotados
No entanto, os lençóis mais superficiais, são rapidamente esgotados. Hoje em dia, quase 60% da população mundial depende dos lençóis de água subterrâneos para obter água potável, devido às pequenas quantidades disponíveis à superfície.

8 Consumo A água é um bem indispensável à sobrevivência e ao desenvolvimento das actividades humanas. Desse modo, nos últimos 300 anos, o Homem aumentou 45 vezes o seu consumo de água graças ao progresso da indústria, da agricultura e ao crescimento demográfico.

9

10 Actualmente, o Homem utiliza 54% da água doce acessível em rios, aquíferos e lagos. Esse problema coloca-se devido ao grande desperdício com que a água do planeta é utilizada.

11 Consumo doméstico Por volta de 10% da água usada no mundo é utilizada no consumo doméstico.

12 Consumo na Agricultura
Mais ou menos 70% da água do mundo é gasta pela agricultura. Sendo mais da metade gasta pela evaporação ou escorrência superficial, graças à irrigação não controlada.

13 Consumo Industrial A indústria consome de cerca de 20% da água, muitas vezes de forma ineficiente. Este consumo tem vindo a aumentar mundialmente na última década.

14 Consequências da Utilização
“A água é um recurso renovável” Mas na verdade tem vindo a transformar-se num recurso limitado, porque a sua qualidade tem sido prejudicada pelas actividades humanas. Esgotos domésticos Propagam infecções E contaminações

15 A agricultura espalha adubos Artificiais que poluem cursos de água
A agricultura espalha adubos Artificiais que poluem cursos de água. Fábricas lançam suas águas residuais em rios, causando a morte a muitos seres vivos.

16 Hoje em dia, por volta de 1100 milhões de pessoas não têm acesso a um abastecimento de água potável.

17 O medo de um futuro sem água é iminente
O medo de um futuro sem água é iminente. Com previsões de um enorme aumento populacional, as regiões que hoje possuem recursos hídricos podem vir a sofrer um stress hídrico. Isto é, falta de água doce.

18 “A água potável é um factor indispensável para a vida humana”

19 Bibliografia Novo descobrir a Terra 8 – Areal Editores

20


Carregar ppt "Recursos hídricos Daniel e André."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google