A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Movimentos da Terra – pág. 157

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Movimentos da Terra – pág. 157"— Transcrição da apresentação:

1 Movimentos da Terra – pág. 157
Idade: 4,6 bilhões de anos. Pesquisada através da radioatividade de alguns elementos (datação). C14: Carbono radioativo, presente na atmosfera e seres vivos. Geologia: Estuda a constituição e evolução física da Terra. Eras Geológicas 1ª Afirmação: Resfriamento de nuvens de gases quentes em rotação. 2ª Afirmação: Agregação de poeira cósmica, aquecendo-se e resfriando-se. (Mercúrio, Vênus e Marte).

2 .Movimentos da Terra - ESTRUTURA DA TERRA

3 A Deriva Continental Placas tectônicas: Limitadas por zonas (08 placas principais). Alfred Wegener (1912): Há mais de 200 milhões de anos, havia um supercontinente (Pangéia) que começou a fraturar-se. Uso do Sonar: Estudou-se o fundo dos oceanos, através da datação de materiais colhidos.

4 A Deriva Continental

5 A Deriva Continental Teoria das Placas
Estudou-se os mapeamentos das dorsais submarinas onde constatou-se que os assoalhos oceânicos movem-se cerca de 2cm por ano. Dorsal Meso-Atlântica: Cadeia montanhosa submarina que se estende de Norte a Sul do Atlântico.

6 Movimentos das Placas Através de sistemas de falhamentos que permitem que o material vulcânico da “Astenosfera”, aflore à superfície. Obs.: A separação de 02 placas (Am./Africana) deu origem ao Oceano Atlântico.

7 Movimentos das Placas Zona de Subducção: Área de convergência das placas. Uma desliza para debaixo da outra.

8 Movimentos das Placas Bacias Sedimentares
- Depressões preenchidas por detritos ou sedimentos vindos de áreas vizinhas, de forma horizontal.

9 A Placa Sul-Americana Placas Tectônicas: Blocos rochosos rígidos limitados por zonas. A Terra Possui 08 placas principais e algumas secundárias. - Suas fronteiras formam as faixas de instabilidade geológica(atividade sísmica e vulcânica)

10 A Placa Sul-Americana

11 As cadeias montanhosas resultam dos entrechoques de placas que se movimentam horizontalmente em direção opostas. Podem mergulhar causando soerguimento das massas rochosas(Andes, montanhas rochosas em geral), em torno de 5 milhões de anos. A Cordilheira dos Andes assinala a faixa de contato entre e placa Sul-americana e a placa de Nazca que ao mergulhar rumo ao magma, soergueu o sistema montanhoso.

12

13 Dorsal Meso-Atlânica: Formado pelo magma através de falhamentos na Crosta. A placa Sul-Americana desloca-se aproximadamente 2cm/ano para o ocidente.


Carregar ppt "Movimentos da Terra – pág. 157"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google