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PROGRAMAÇÃO I PONTEIROS
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Ponteiros Ponteiros são variáveis que armazenam endereços de memória
int main (void) { int a; int *p; p = &a; *p = 2; return 0; } p : variável ponteiro para int Variável Endereço Conteúdo a ? p 4 8 12 Programação I
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Ponteiros int main (void){ int a; int *p; p = &a; *p = 2; return 0; }
Variável Endereço Conteúdo a ? p 4 8 12 Programação I
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Ponteiros int main (void){ int a; int *p; p = &a; *p = 2; return 0; }
Variável Endereço Conteúdo a 2 p 4 8 12 Programação I
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Operadores usados com ponteiros
Operador unário & (“endereço de”) Operador unário * (“conteúdo de”) Programação I
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Operadores usados com ponteiros
int main (void){ int a; int *p; p = &a; *p = 2; return 0; } int main (void){ int a; int *p = *a; *p = 2; return 0; } Programação I
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Cuidados ao usar ponteiros
int main ( void ) { int a, b, *p; a = 2; *p = 3; b = a + (*p); printf(" %d ", b); return 0; } 3 é escrito em uma área de memória desconhecida Programação I
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Aritmética de Ponteiros
Se p é um ponteiro para uma variável, então a expressão p+1 gera o endereço necessário para acessar uma variável de mesmo tipo, adjacente. Programação I
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Aritmética de Ponteiros
int main (void){ int v[2]; int *p; p = v; p = p + 1; *p = 5; return 0; } Variável Endereço Conteúdo v[0] ? v[1] 4 p 8 12 Programação I
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Aritmética de Ponteiros
int main (void){ int v[2]; int *p; p = v; p = p + 1; *p = 5; return 0; } Variável Endereço Conteúdo v[0] ? v[1] 4 p 8 12 Programação I
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Aritmética de Ponteiros
int main (void){ int v[2]; int *p; p = v; p = p + 1; *p = 5; return 0; } Variável Endereço Conteúdo v[0] ? v[1] 4 p 8 12 Programação I
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Aritmética de Ponteiros
int main (void){ int v[2]; int *p; p = v; p = p + 1; *p = 5; return 0; } Variável Endereço Conteúdo v[0] ? v[1] 4 5 p 8 12 Programação I
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Relação entre vetores e ponteiros
Um ponteiro é uma variável capaz de armazenar um endereço de memória qualquer. O nome de um vetor é um endereço fixo de memória. Programação I
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Relação entre vetores e ponteiros
para um vetor a é equivalente a[i] a[i] Programação I
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Relação entre vetores e ponteiros
#include <stdio.h> int main (void) { int i; float v[6] = {2.3, 5.4, 1.0, 7.6, 8.8, 3.9}; for (i=0; i<6; i++) { printf("%f", v[i]); } return 0; #include <stdio.h> int main (void) { int i; float v[6] = {2.3, 5.4, 1.0, 7.6, 8.8, 3.9}; for (i=0; i<6; i++) { printf("%f", *(v + i); } return 0; Programação I
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Passagem de Vetores e Ponteiros para Funções
Podemos passar vetores e ponteiros como parâmetros para funções. Isso permite que dentro de uma função, sejam alteradas variáveis de outras funções. Programação I
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Passagem de Vetores e Ponteiros para Funções
v possui o mesmo endereço de vet int main (void) { int i; float vet[6] = {2.3, 5.4, 1.0, 7.6, 8.8, 3.9}; float m; m = calculaMedia(vet, 6); zerar(vet, 6); return 0; } float calculaMedia(float v[], int n) { float m = 0.0f; int i; for(i = 0 ; i < n ; i++) { m += v[i]; } m /= n; return m; void zerar(float v[], int n) { v[i] = 0; Programação I
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Passagem de Vetores e Ponteiros para Funções
#include <stdio.h> void troca(int* pa, int* pb) { int tmp=*pb; *pb=*pa; *pa=tmp; } int main (void) { int a=10, b=20; troca(&a,&b); Programação I
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