A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fontes de Energia e Impacto Ambiental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fontes de Energia e Impacto Ambiental"— Transcrição da apresentação:

1 Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos

2 Fontes de Energia Não Renovável
São as fontes de energia que estão presentes na natureza em quantidade limitada, ou seja, não podem ser renovadas caso acabem. Por serem de origem orgânica (vegetal e animal), levam milhões de anos para se formarem na natureza.

3 Exemplos de fontes de energia não renováveis
- Petróleo - Gás natural - Carvão mineral - Combustíveis nucleares (urânio é o principal)

4 Vantagens - São fontes de energia usadas há muito tempo, portanto são bem conhecidas dos seres humanos. Isto é uma vantagem, pois já existe toda tecnologia e infraestrutura voltadas para estes tipos de energia. - Em comparação às fontes renováveis, no geral, costumam ter um preço mais baixo. Por isso estas fontes são muito usadas por países mais pobres ou em processo de desenvolvimento. - O petróleo, além de gerar combustíveis (gasolina de automóveis, combustíveis de aviação e diesel), também gera uma grande quantidade de derivados (parafina, gás natural, nafta petroquímica, produtos asfálticos, querosene, solventes, entre outros).

5 Desvantagens - A principal desvantagem é o fato de não serem renováveis. Um dia as reservas destas fontes vão acabar e, caso o ser humano não invista o necessário em fontes renováveis (eólica, hidrelétrica, solar entre outras), poderemos sofrer falta de energia no futuro. - A queima de combustíveis fósseis gera poluição do ar, prejudicando a saúde das pessoas, principalmente nos grandes centros urbanos. - A queima destes combustíveis fósseis também é um dos principais geradores da chuva ácida. - Como são muito inflamáveis, os combustíveis de fontes não renováveis devem ser estocados com muito cuidado, pois o risco de explosão de reservatórios é elevado. - A extração e transporte do petróleo, principalmente em águas oceânicas, devem ser feitos com extremo cuidado. Já ocorreram vários acidentes ambientais provocados pelo derramamento de petróleo nas águas oceânicas, gerando problemas ambientais de grandes proporções nos ecossistemas marinhos. - Já no caso do urânio (combustível nuclear) existe a desvantagem da complexidade de manipulação nas usinas nucleares. Em caso de acidentes nucleares, os riscos para a população e meio ambiente são elevadíssimos. O custo para a geração de energia proveniente desta fonte também e muito alto.

6 - A extração e transporte do petróleo, principalmente em águas oceânicas, devem ser feitos com extremo cuidado. Já ocorreram vários acidentes ambientais provocados pelo derramamento de petróleo nas águas oceânicas, gerando problemas ambientais de grandes proporções nos ecossistemas marinhos. - Já no caso do urânio (combustível nuclear) existe a desvantagem da complexidade de manipulação nas usinas nucleares. Em caso de acidentes nucleares, os riscos para a população e meio ambiente são elevadíssimos. O custo para a geração de energia proveniente desta fonte também e muito alto.

7 Fontes de Energia Renováveis
Energia renovável é aquela originária de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam. Como exemplos de energia renovável, podemos citar: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor interno da Terra) e mareomotriz (das ondas de mares e oceanos).

8 Vantagens Ao contrário dos combustíveis não-renováveis (como os de origem fóssil, por exemplo), as fontes de energias renováveis, no geral, causam um pequeno impacto (poluição, desmatamento) ao meio ambiente. Portanto, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.

9 Desvantagens Alto custo de investimento e em alguns casos baixa produção de energia. No caso das hidrelétricas causa grandes inundações de grandes áreas e deslocamento da população e alterações no ecossistema. Ex: ITAIPU e Belo monte.

10 Aguas subterrâneas A água subterrânea forma-se quando as gotas de chuva se infiltram no solo e em outros materiais de superfície não consolidados, penetrando até em rachaduras e fendas do substrato rochoso. As camadas que armazenam e transmitem a água subterrânea em quantidade suficiente para abastecimento são chamadas aquíferos.

11 Aquífero Guarani O Aquífero Guarani é uma reserva subterrânea de água doce (considerada até o momento a maior do mundo), localizada na região sul da América do Sul (partes do território do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). Ocupa uma extensão de terra de, aproximadamente, 1,2 milhão de quilômetros quadrados, é capaz abastecer, de forma sustentável, cerca de 400 milhões de habitantes.

12

13 Contaminação da água Existem muitos casos de contaminação pelo não tratamento da agua por industrias e sistemas agrícolas. A presença de industrias em áreas urbanas junto as cidades facilita a fiscalização da população. Já em áreas rurais, esse controla é mais difícil.

14


Carregar ppt "Fontes de Energia e Impacto Ambiental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google