Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRaíssa Madeira Alterado mais de 10 anos atrás
1
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Educadora: Bárbara Coelho. Alunos: Daniela Bulcão, Erick Farias, Isabela Araújo, Rosieane Mercia e Valber Teixeira Data: 08/08/2012
2
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
VYGOTSKY E AS TECNOLOGIAS
3
Vygotsky ( ), professor e pesquisador foi contemporâneo de Piaget, e nasceu em Orsha, pequena cidade da Bielorrusia em 17 de novembro de 1896, viveu na Rússia, quando morreu, de tuberculose, tinha 37 anos.
4
VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO Vygotsky, teve contato com a obra de Piaget e, embora teça elogios a ela em muitos aspectos, também a critica, por considerar que Piaget não deu a devida importância à situação social e ao meio. Ambos são construtivistas, sustentam que a inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio. Vygotsky sócio-interacionista: destaca o papel do contexto histórico e cultural nos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Piaget interacionista: Dá valor a interação do homem sem a devida importância à situação social e ao meio.
5
Trabalhou como professor e pesquisador nas áreas de psicologia, pedagogia, filosofia, literatura e deficiência física e mental.
6
FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO HUMANO
Cérebro: base biológica-limites e possibilidades para o desenvolvimento humano. Funções Psicológicas Superiores (linguagem, memória), construídas ao longo da história social do homem. As FPS. referem-se: processos voluntários, ações conscientes, mecanismos intencionais e dependem de processos de aprendizagem.
7
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Zona de desenvolvimento proximal: distância entre aquilo que a criança faz sozinha e o que ela é capaz de fazer com a intervenção de um adulto; potencialidade para aprender, que não é a mesma para todas as pessoas; ou seja, distância entre o nível de desenvolvimento real e o potencial. Zona de desenvolvimento Potencial: a capacidade de aprender com outra pessoa. Zona de desenvolvimento real: já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria.
8
Tema para discussão É possível compreender o computador e a internet como instrumentos culturais de aprendizagem? “Como instrumento informático o computador é um operador simbólico, pois seu próprio funcionamento depende de símbolos.” VIGOTSKY não relaciona a tecnologia com as mídias digitais, porém, em suas obra apresenta o conceito de tecnologia a partir da critica aos jogos interativos simbólicos de Piaget.
9
Tema para discursão Instrumentalização: Os computadores poderiam ser considerados como mediador? Mediador simbólicos?
10
REFERÊNCIAS VYGOTSKY, L. A formação social da mente. SP, Martins Fontes, VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. SP, Martins Fontes, VYGOTSKY, Luria. Psicologia e Pedagogia. Lisboa, Estampa, VYGOTSKY, Luria. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. SP, Icone, 1988. - 10k
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.