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CCNA 1 – Comutação Ethernet
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Comutação Ethernet Introdução a comutação Protocolo STP
Domínios de colisão Domínios de broadcast
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Introdução a comutação
Quando o número de dispositivos que tentam acessar a rede é baixo, o número de colisões permanece dentro do limite aceitável Entretanto, quando aumenta o número de usuários, o número de colisões pode causar baixíssimo desempenho O uso de Bridge melhora o desempenho
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Introdução a comutação
Bridding
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Introdução a comutação
As decisões da Brigde são baseadas em MAC
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Introdução a comutação
Comutação da camada 2 Cada porta de um Switch cria um domínio de colisão Um Switch é uma Brigde rápida multiporta Switch mantêm informações sobre o endereçamento MAC Essas informações ficam armazenadas em uma tabela conhecido como CAM (Memória de Conteúdo Endereçavel) Para evitar atrasos os Switches utilizam “vias expressas” chamadas de ASIC (Aplicação Específica de Dispositivo Integrado – programa Gates Lógicos)
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Introdução a comutação
Full Duplex
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Introdução a comutação
Latência É o tempo que leva para o quadro começar a sair do dispositivo de origem até a chegada da primeira parte o seu destino Condições de atraso: meio físico circuito eletrônico software (decisões) conteúdo do quadro (decisões de comutação)
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Introdução a comutação
Latência Modo Cut-thourght começa a transferir assim que o MAC de destino for identificado (baixa latência e sem verificação de erros). Comutação simétrica Modo Store-and-Forward o Switch recebe o quadro completo, verifica o FCS e depois remete ao destino (caso não esteja corrompido). Comutação Assimétrica Modo livre de fragmentos o Switch lê os primeitos 64 octetos e a comutação se inicia antes de receber os outros dados do quadro
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Introdução a comutação
Tipos gerais Simétrica mesma taxa de bits nas duas portas Assimétrica taxa de bits diferentes (i.e. 100 e 1000 Mbps)
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Protocolo STP (Spanning Tree)
Evita Loop de comutação
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Protocolo STP (Spanning Tree)
Utiliza-se redundância de caminhos para implementação de uma arquitetura tolerante a falhas Os Switches enviam BPDU (Brigde Protocol Data Units) para informar seus vizinhos sobre sua existência e eleger um Switch Raiz Os Switches utilizam um algoritmo (STA) para resolver e suspender caminhos redundantes
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Protocolo STP (Spanning Tree)
Forma uma árvore hierarquica Fonte: Detecção Cooperativa de Intrusões em Redes Carrier Ethernet. Jieke, Pan; et al. Universidade de Lisboa, 2006.
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Protocolo STP (Spanning Tree)
Existem 4 tipos de BPDU: Configuração Notificação de mudança de topologia Notificação de conhecimento Mudança de topologia
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Protocolo STP (Spanning Tree)
Cada porta possui um Bridge ID (Identificação única com prioridade e endereço MAC) A idéia e chegar a “raiz” com o menor custo possível O STP executa três operações: Determina a root bridge (menor Bridge ID) Determina a árvore Mantêm a topologia ao longo do tempo
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Protocolo STP (Spanning Tree)
Se uma Interface parar de enviar Bridge ID, então significa que houve falha O protocolo entra em fase de modificação da topologia A Interface que detecta a falta de Bridge ID envia uma Notificação de Mudança. O root bridge envia um sinal de Mudança de Topologia
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Protocolo STP (Spanning Tree)
Cada porta de um Switch se encontra em um destes estados para formar uma árvore hierárquica
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Domínio de colisão Meios compartilhados (ocorre colisão)
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Domínio de colisão
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Domínio de colisão Os dispositivos que interconectam os segmentos dos meios definem os domínios de colisão
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Domínio de colisão Regra
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Domínio de colisão Dispositivos de camada 1 estendem o domínio de colisão
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Domínio de colisão Dispositivos de camada 2 e 3 dividem domínio de colisão
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Domínio de broadcast Broadcast (0xFFFFFFFFFFFF)
As estações de trabalho fazem broadcast de uma solicitação ARP toda vez que precisam localiza um endereço MAC Multicast resolve mas também atrapalha. Como assim?
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Domínio de broadcast Segmentação de Broadcast Conter broadcast
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Domínio de broadcast Fluxo de dados através de uma rede
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Domínio de broadcast Segmentos
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