A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PCI- Introdução à Computação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PCI- Introdução à Computação"— Transcrição da apresentação:

1 PCI- Introdução à Computação
Profa. Mercedes Gonzales Márquez

2 Estrutura de um computador
2 Conceitos Básicos Estrutura de um computador MEMÓRIA PRINCIPAL CPU UNIDADE DE ENTRADA UNIDADE DE SAIDA UNIDADE LÓGICA E ARITMÉTICA MEMÓRIA SECUNDÁRIA

3 3 Conceitos básicos Unidade de entrada – Usada pelo computador para receber informações ou instruções externas. Ex. Teclado, mouse, câmara de vídeo, etc. Unidade de saída – Usada pelo computador para exibir os resultados da computação. Ex. Monitor, impressora, etc. Unidade Central de Processamento – (Central Processing Unit - CPÙ) Responsável pelo gerenciamento do sistema como um todo.

4 4 Conceitos básicos Unidade lógica e aritmética – São executadas operações matemáticas de adição, multiplicação e divisão e operações lógicas como conjunção, disjunção, ou exclusivo e outras. Alguns computadores tem esse unidade separada da CPU. Também chamada de co-processador matemático.

5 5 Conceitos básicos Memória – armazena os dados e o próprio programa. Número finito de localizações que são identificadas por meio de um único endereço. 1000 1003 1004 1005 1006 1007 1008 1009 1010 1001 1002 Read/Write CPU Endereço Dados Escrita – CPU envia endereço da posição de memória a ser escrita e dados a escrever. Leitura – CPU envia endereço da posição de memória a ser lida e recebe dados.

6 6 Conceitos básicos Memória Principal: Usada pela CPU para armazenar instruções e informações enquanto o computador está ligado. Também conhecida como memória RAM (Random Access Memory). Memória Secundaria: Usada pelo computador para armazenar instruções e informações por prazo indeterminado, independente do estado do computador (ligado ou desligado). Em geral com capacidade de armazenamento bem maior do que a memória RAM, mas de acesso mais lento. Ex: discos rígidos, pen drives, etc. Observação: As memórias principal e secundária podem ser vistas como unidades de entrada e saída.

7 Alguns termos técnicos
Dados: Qualquer tipo de informação ou instrução que pode ser manipulada pelo computador. Ex: textos, imagens, etc. Bit: Unidade básica para armazenamento, processamento e comunicação de dados. Byte: Um conjunto de 8 bits. Comandos: São as instruções que fazem com que o computador execute tarefas. Programa: Sequência de instruções com alguma finalidade.

8 Alguns termos técnicos
Algoritmos: São instruções a serem seguidas para resolver um determinado problema. Exemplo: Uma receita de bolo. Um algoritmo poderá ser codificado em uma linguagem de programação e então se tornará um programa. Software: Conjunto de programas com um propósito global em comum. Hardware: Consiste da parte física do computador. Sistema Operacional: Conjunto de programas que gerenciam e alocam recursos de hardware e software. Ex: Unix, Windows98, Linux, etc.

9 Alguns termos técnicos
Linguagem de Programação: Consiste da sintaxe (gramática) e semântica (significado) utilizada para escrever (ou codificar) um programa. (a) Alto Nível: Linguagem de codificação de programa independente do tipo de máquina e de fácil utilização pelo ser humano. Ex: Pascal, C, Algol, Cobol, Fortran (1º linguagem em meados de 1950), BASIC, Java, Python, Tcl/Tk, etc. (b) Baixo Nível: Linguagem de codificação baseada em mnemônicos. Dependente do tipo de máquina e de fácil tradução para a máquina. Conhecida como linguagem assembly.

10 Alguns termos técnicos
Linguagem de Maquina: Conjunto de códigos binários que são compreendidos pela CPU de um dado computador. Dependente do tipo de máquina. Compilador: Traduz programas codificados em linguagem de alto ou baixo nível (i.e. código fonte) para linguagem de máquina (i.e. código executável). Ex: O assembler transforma um programa em assembly para linguagem de máquina. Uma vez compilado, o programa pode ser executado em qualquer máquina com o mesmo sistema operacional para o qual o programa foi compilado.

11 Etapas da resolução de problemas usando o computador
Da apostila do Prof. Alexandre Xavier Falcão


Carregar ppt "PCI- Introdução à Computação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google