A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Higiene e Segurança do Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Higiene e Segurança do Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Higiene e Segurança do Trabalho
Profª Rosangela Araujo

2 Objetivos Preparar o aluno no âmbito da administração empresarial , focado na gestão de pessoas e de forma específica para o gerenciamento das atividades voltadas para a proteção do trabalhador no que se refere a segurança do trabalho e a saúde ocupacional.

3 Ementa Definição de Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho.
Aspectos legais: Legislação e Apresentação das Normas Regulamentadoras (NRs). Objetivos da Higiene e das condições ambientais do Trabalho; Caracterização de Segurança no Trabalho, Prevenção de Acidentes e Estatística de Acidentes. Estruturação, implantação da CIPA. SESMT. Laudos e Programas exigidos por lei. Saúde Ocupacional. Controle Médico da saúde do Trabalhador. Resultados sobre o controle de prevenção a acidentes e a saúde ocupacional. Qualidade de vida do trabalho (QVT)

4 Conteúdo programático
Higiene do Trabalho. Normas e procedimentos que visa a proteção da integridade física e mental do trabalhador . Plano de Higiene do Trabalho Serviços médicos adequados; Prevenção de riscos à saúde; Serviços Adicionais.

5 Conteúdo programático
Objetivos da Higiene e das Condições ambientais do Trabalho. Caráter preventivo a fim de evitar doenças e ausência provisória ou definitiva no trabalho. Manutenção da saúde do trabalhador e aumento da produtividade por meio do controle do ambiente de trabalho.

6 Conteúdo programático
Segurança no Trabalho. Segurança como responsabilidade de linha e função de staff. Prevenção de Acidentes; Prevenção de roubos; Prevenção de Incêndios. Plano de Segurança no Trabalho. Função da SESMT; Função da CIPA. Mapa de Risco.

7 Conteúdo programático
Prevenção de Acidentes; Estatística de Acidentes. Objetivos da Prevenção de Acidentes. Aplicação da Estatística de Acidentes.

8 Conteúdo programático
Controle Médico de Saúde Ocupacional PCMSO Manuseio de Agentes Químicos. Ergonomia. Saúde Física e Mental na empresa.

9 Conteúdo programático
Resultados sobre o controle da prevenção à acidentes e a saúde ocupacional. Busca pela qualidade de vida no trabalho (QVT) Melhoria na relação capital e trabalho. Ganho na produtividade organizacional.

10 Conteúdo programático
Legislação e Normas Regulamentadoras: (Nrs) Normas urbanas e rurais

11 Bibliografia básica CARVALHO, A. V., NASCIMENTO, L. P. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira, 2002. COSTA, Marco Antonio F.da. Segurança e Saúde no Trabalho- Cidadania,Competitividade e Produtividade. Rio de Janeiro : Qualitymark, 2004. ZOCCHIO, A. Como entender e Cumprir as Obrigações Pertinentes a Segurança e Saúde no Trabalho. São Paulo:LTr, – 2ª Ed.

12 Bibliografia complementar
ARAUJO, Luis César G., Gestão de Pessoas – Estratégias e Integração Organizacional. São Paulo:Atlas, 2006. CARDELLA, Benedito, Segurança no Trabalho e Prevenção de Acidentes – Uma abordagem holística. São Paulo : Ed. Atlas, ª Ed 6ª reimpressão CHIAVENATO, I. Recursos Humanos: Edição Compacta , São Paulo, Ed. Atlas,2002 COLETA, J. A. D. Acidentes no trabalho. São Paulo: Atlas, 1996. SANTOS, Milena Sanches Tayano dos e demais autores. Segurança e Saúde no Trabalho em Perguntas e Respostas. São Paulo : IOB Publicações, ªed.

13

14 Avaliações 07/10 – 1ª avaliação 02/12 – 2ª avaliação
09/12 (exame e substitutiva) Trabalhos em sala individuais Trabalhos em grupo


Carregar ppt "Higiene e Segurança do Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google