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PublicouRalph Parsons Alterado mais de 5 anos atrás
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CADEIAS PRODUTIVAS Prof. Élcio Fernando
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Élcio Fernando Del Prete Miquelino
Sócio-proprietário do ITAM - Instituto de Treinamento, Assessoria e Marketing Ltda desde 2003. Bacharel em Comunicação Social, Publicitário, Registro no Mtb nº Especialista em Marketing e MBA em Marketing. Foi Supervisor Comercial / Marketing da Equipav S/A-Açúcar e Álcool por 7 anos. Prestou serviços educacionais ao Senac-Bauru por 1,5 anos. Professor universitário da Unilins - Centro Universitário de Lins para cursos de Graduação, Seqüenciais e de Pós-Graduação desde 2002. Membro do Conselho do curso de graduação em Marketing da Unilins - Centro Universitário de Lins e Conselho Universitário. Coordenador dos Projetos de TCC do curso de Bacharelado em Marketing
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O que é Cadeia Produtiva?
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Cadeia produtiva é definida como "a rede constituída por diversos atores que geram relações de força coletiva, que influenciam diretamente as estratégias mercadológicas e comerciais, assim como a tomada de decisão de cada um dos atores" (Jank et al.1999).
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A cadeia produtiva - é um sistema composto pelo conjunto das funções técnicas envolvidas, desde a produção dos produtos até o consumo
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As Cadeias Produtivas compreendem todas as atividades articuladas desde a pré-produção até o consumo final de um bem ou serviço. O seu estudo visa à definição de ações que possibilitem o aproveitamento das oportunidades identificadas na formação de empreendedores e empreendimentos que atendam às deficiências e demandas do setor cultural. Além disso, pretende suprir carências de informações a respeito do mercado. Fonte:
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Fatores limitantes de uma CP
- Política governamental para o setor. - Abastecimento de insumos. - Canais de comercialização. - Apropriação de tecnologia. - Genética do rebanho. - Organização da cadeia produtiva. - Preço de produto. - Assistência técnica. - Acesso a mercados. - Linhas de financiamento. - Capacitação e treinamento. - Incentivo fiscal. - Fiscalização dos órgãos competentes.
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Uma cadeia produtiva é uma seqüência de setores econômicos, unidos entre si por relações significativas de compra e venda, na qual os produtos são crescentemente elaborados. As cadeias produtivas resultam da crescente divisão do trabalho e da maior interdependência entre os agentes econômicos. Por um lado, as cadeias são criadas pelo processo de desintegração vertical e especialização técnica e social. Por outro lado, as pressões competitivas por maior integração e coordenação entre as atividades, ao longo das cadeias, ampliam as articulações entre os agentes (...). (PROSHNIK e VAZ, 2006, p. 10)
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O uso do conceito de cadeia produtiva permite:
visualizar a cadeia de modo integral; identificar debilidades e potencialidades nos elos; motivar articulação solidária dos elos; identificar gargalos, elos faltantes e estrangulamentos; compreensão dos mercados, que trazem movimento às transações na cadeia produtiva; identificar fatores e condicionantes da competitividade em cada segmento; e poder perguntar a cada elo: está satisfeito com o elo para o qual vende? Está satisfeito com o elo do qual compra?
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Arranjos empresariais
VAREJO FONTE MATÉRIA- PRIMA INDÚSTRIA BENS C O N S U M I D R E INDÚSTRIA TRANSFORMAÇÃO ATACADISTA FONTE MATÉRIA- PRIMA INDÚSTRIA BENS VAREJO _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ INDÚSTRIA TRANSFORMAÇÃO ATACADISTA INDÚSTRIA BENS FONTE MATÉRIA- PRIMA VAREJO
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A origem do conceito: Até 1900: preocupação com os fatores de produção
Após 1920: aumento da capacidade de produção Até 1936: não se conhecia o fato de que a procura pudesse ser criada ou estimulada Após 1936: percebeu-se o risco pior que a perda dos fatores produtivos; não encontrar mercado para compatibilizar “produção x consumo”
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A origem do conceito: Muitos teóricos aceitam que o conceito de marketing se iniciou justamente no ponto em que a teoria econômica clássica falhou, mais precisamente no que se refere ao consumidor e aos problemas de demanda.
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A origem do conceito: O Prof. Francisco Gracioso considera a obra do economista inglês J. M. Keynes, “General theory of employment, interest and money”, publicada em 1936, como a primeira a discordar da lei da oferta e da procura, lançando as bases para o conceito de marketing, a partir do momento em que sugeriu e demonstrou...
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A origem do conceito: ...que havia outros fatores subjetivos, mas nem por isso menos importantes, que influíam no ânimo e no comportamento do consumidor.
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A origem do conceito: Keynes se referia aos impulsos e motivações psicológicas, absolutamente pessoais, que influenciavam decisivamente nas relações de troca, fazendo com que a demanda pudesse ser estimulada e, até mesmo, criada.
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Conceitos aplicados ao marketing
Teoria da escolha individual Mercado Segmento de mercado Necessidade Necessidade adquirida ou desejo Valor do produto para o cliente Produto atributos benefícios Serviço
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Por definição, MARKETING é
“o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores” (Kotler & Armstrong, 1993, p. 2)
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Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (A.M.A., 2008).
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“Marketing is the activity, set of institutions, and processes for creating, communicating, delivering, and exchanging offerings that have value for customers, clients, partners, and society at large.” A.M.A., 2008
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Por definição, MARKETING é
“O marketing é a função distinta, a função única das empresas. É o negócio inteiro olhado do ponto de vista de seus resultados finais, isto é, do ponto de vista do consumidor, assim, a preocupação e a responsabilidade pelo marketing devem estar presentes, permanentemente, em todos os setores da empresa”. Peter Drucker
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O Marketing possui 4 ferramentas básicas
O Marketing possui 4 ferramentas básicas. São chamadas de 4 P’s do Marketing. (McCarthy) P ERFIL P ESSOAS P ROCESSOS
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“Marketing Mix” ou “Composto de Marketing”
PREÇO PREÇO DE LISTA DESCONTOS CONCESSÕES CONDIÇÕES DE CRÉDITO... DISTRIBUIÇÃO CANAIS COBERTURA LOCALIZAÇÃO ESTOQUES LOGÍSTICA... PRODUTO CARACTERÍSTICAS QUALIDADE DESIGN MARCA SERVIÇOS VARIEDADE... PROMOÇÃO PROPAGANDA PROMOÇÃO DE VENDAS VENDA PESSOAL RELAÇÕES PÚBLICAS MARKETING DIRETO...
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CANAIS DE MARKETING
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Definição de Canal de Mkt
“Um Canal de Marketing é um conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar um produto ou serviço para uso ou consumo”
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Canal de Distribuição FABRICANTE FABRICANTE FABRICANTE FABRICANTE
caminhos que o produto deve percorrer até o consumidor FABRICANTE FABRICANTE FABRICANTE FABRICANTE FABRICANTE AGENTE ATACADISTA AGENTE ATACADISTA VAREJISTA VAREJISTA VAREJISTA VAREJISTA CONSUMIDOR CONSUMIDOR CONSUMIDOR CONSUMIDOR CONSUMIDOR canal A canal B canal C canal D canal E Fonte: Rosenbloon, Bert. Marketing channel: amangement view 6 ed Hinsdale: Dryden Press, 1999.p.23
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Quantidade de contato para alcançar o mercado com e sem intermediários
Vendas Diretas Produtores Varejistas 40 Linhas de Contato Venda por meio de um atacadista Produtores Atacadistas 14 Linhas de Contato Varejistas Venda por meio de dois atacadistas Produtores Atacadistas 28 Linhas de Contato Varejistas
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Atividades (Funções) em Canais
Fluxo de Produtos e Serviços Fluxo de Comunicações Fluxo de Pedidos Fluxo de Informações Fluxo de Pagamentos Atividades de Negociação – existente em todas as etapas do canal. Atividades de Financiamentos –capital, estoques, entre outros. Risco – obsolescência, enchentes, incêndios, sazonalidade, crescim. na competição, problemas econômicos, “recalls” dos produtos e baixa aceitação dos mesmos entre outros.
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O Gerenciamento de Níveis de Serviços (SLM - Service Level Management) consiste no conjunto de processos, procedimentos e ferramentas aplicados a fim de assegurar os níveis de serviço firmados através dos Acordos de Níveis de Serviço (SLA). O efetivo gerenciamento de níveis de serviços baseia-se na definição exata de cada um dos serviços, com seus respectivos níveis de qualidade, no entendimento dos processos envolvidos, na definição dos indicadores para acompanhamento e na escolha da plataforma de gerência que irá suportá-los.
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Ciclo de vida do produto (CVP)
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Ciclo de vida do produto (CVP)
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Vendas Totais no Mercado Lucros Totais no Mercado
Unidades Monetárias Vendas Totais no Mercado Lucros Totais no Mercado Introdução Crescimento Maturidade Declínio Tempo © Churchill&Peter
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Adotantes iniciais (13.5%)
Categorias de Adotantes Inovadores (2.5%) Adotantes iniciais (13.5%) Maioria inicial (34%) Maioria tardia (34%) Retardatários (16%) © Churchill&Peter
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Formas de Ampliação do Ciclo de Vida:
Criação de Derivativos: Ex. Novos sabores de sorvetes, alternativas de vestuário. Evolução Tecnológica (projetos por evolução): Diferentes modelos de telefones etc. Transferência de tecnologia: De países centrais para periféricos. Ex. Automóveis. Aumento do valor agregado: Celular com maior número de funções. Estratégias de Marketing (absolecência planejada): Moda.
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O Ciclo de Vida do Produto
Características Introdução Crescimento Maturidade Declínio Objetivo de marketing Atrair inovadores e opinião de líderes para um novo produto Ampliar a distribuição e a linha de produtos Manter vantagem diferencial (a) reduzir (b) reavivar (c) desinvestir Vendas Aumentando Aumentando rapidamente Estável Reduzindo Concorrência Nenhuma ou pequena Alguma Muita Pouca Lucro Negativo Diminuindo Clientes Inovadores Mercado de massa afluente Mercado de massa Retardatários Composto do produto Um modelo básico Expansão de linha Linha completa do produto Somente os mais vendidos Distribuição Depende do produto Expansão na distribuição Redução na distribuição Preço Maior variedade de preços Linha completa de preços Preços especiais Promoção Informativa Persuasiva Competitiva
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O que é um Serviço? Definição.
Um ato ou desempenho (desempenhos são intangíveis, mas podem envolver o uso de produtos materiais); Uma atividade econômica que não resulta em propriedade; Um processo que cria benefício ao facilitar uma mudança desejada nos clientes, em posses materiais ou em bens intangíveis.
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Características dos Serviços
Intangibilidade Inseparabilidade Variabilidade Perecibilidade
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Serviços Internos Elementos de serviço dentro de uma empresa que facilitam a criação de--ou adiciona valor a--seu produto final Incluem: contabilidade e administração de folha de pagamento recrutamento e treinamento serviços jurídicos transportes pensão e serviços de alimentação limpeza e paisagismo. Estes serviços podem ser terceirizados.
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CLASSE DE PRODUTO CARACTERÍSTICAS EXEMPLO GRAU DE ABRANGÊNCIA
Uso Direto Atende necessidade direta, possuindo utilidade própria. Aparelho de televisão ______ Uso Indireto Atende necessidade criada por um produto primário. É indispensável para o bom funcionamento deste produto, não apresentando utilidade própria. Transformador de voltagem Genérico Acessórios Aumenta o valor dos produtos de uso direto ou indireto para os usuários. Não são indispensáveis para o correto funcionamento desses produtos e não possuem utilidade própria. Controle remoto universal Componentes É parte de um produto de uso direto, indireto ou acessório. Só possui utilidade Quando associado a estes produtos. Tubo de imagem Específico QUEIROZ, Dissertação de Mestrado de Alexandre Hering Queiroz. Universidade Federal de Santa Catarina
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De acordo com Besora, 1998, os produtos apresentam três funções básicas:
Função de uso; Função estética e Função de signo. BESORA, F.C. La Innovación y el Proyecto de Productos: Su importancia en la Pequeña y mediana empresa. Florianópolis: UFSC, Dissertação (mestrado) – Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, 1998.
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GESTÃO DE MARCAS
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Marca é um nome diferenciado e/ou símbolo (tal como logotipo, marca registrada ou desenho) destinado a identificar os bens ou serviços de um vendedor ou de um grupo de vendedores e a diferenciar esses bens e serviços daqueles dos concorrentes. David A. Aaker
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KAPFERER, 2004, p 24
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Arquétipos Estereótipos
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Imagem da Empresa A imagem institucional de uma empresa é um ser vivo, dinâmico. Hoje, pode estar saudável, bem vista, aceita, festejada. Amanhã? Vai depender da história de hoje (O que é Comunicação Empresarial, página 21).
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Informações da Empresa
A imagem de uma empresa é formulada a partir das informações que a comunidade recebe a esse respeito. Sem uma comunicação eficiente, a imagem será difusa ou ruim, pois será formada com base em informações incompletas ou incorretas, em presunções e boatos (Portas Abertas, página 65). A comunicação deve ser permanente, independentemente do comportamento do mercado ou do fato de a empresa ter ou não ações negociadas em bolsa (Portas Abertas, página 66).
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Kaizen significa mudança (kai) para se tornar bom (zen)
Essa mudança se caracteriza pela melhoria contínua dentro da organização. Trabalho em equipe Disciplina pessoal Moral melhorada Círculos da qualidade Sugestões de melhoria Importante
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Benchmarking Benchmarking é a comparação sistemática dos processos e desempenhos organizacionais Interno – dentro de uma organização. Dentro de unidades empresariais. Competitivo – com competidores diretos. Funcional – de processos dentro de um ramo de negócios. Genéricos – comparação entre ramos de negócios não relacionados.
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Objetivo: reduzir custos no processo produtivo
Just-in-time(JIT) “no tempo certo” Objetivo: reduzir custos no processo produtivo Redução de estoque Menor lote de produção e tamanho menores de lotes Controle da qualidade Redução da complexidade Minimização do desperdício
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5 “S” Seiri: arrumação. Separe o que é necessário para o trabalho daquilo que não é. Seiton: ordem. Aloque materiais de acordo com ordem de prioridades. Seiso: limpeza. Todos devem manter o local limpo. Seiketsu: limpeza padronizada. Manter padrão. Shitsuke: disciplina. Responsabilidade pessoal.
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Planejamento por cenários
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Análise SWOT
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